You are currently viewing ARTE – TARSILINHA: TRAÇOS E CORES

ARTE – TARSILINHA: TRAÇOS E CORES

Esta proposta de Atividade de Arte – Artes visuais, é destinada a estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental.

Filme: Tarsilinha. Produção: Pinguim Content. Direção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo. Roteiro: Fernando Salem, Marcus Aurelius Pimenta. Produção Executiva: Ricardo Rozzino. Produtora Associada: Tarsila do Amaral. Imagem Disponível em: www.tarsilinha.com/

TARSILINHA É UM FILME EM OMENAGEM AS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL QUE DÁ VIDA AS PINTURAS. VALE CONHECER!

QUEM FOI TARSILA DO AMARAL?

Coleção de Arte: Banco Central do Brasil. Tarsila do Amaral – Autorretrato com vestido laranja. Óleo sobre tela, 50cm × 41cm | 1921. Disponível em: www.flickr.com/photos/bancocentralbr/19479290400/in/album-72157655361202251/

TARSILA FOI A MAIOR PINTORA BRASILEIRA, FICOU FAMOSA POR SUAS OBRAS, QUE COMBINAM ELEMENTOS DA CULTURA BRASILEIRA, COM CORES E TRAÇOS ÚNICOS. ILUSTRAVA A  VIDA NO INTERIOR, A FLORA E A FAUNA BRASILEIRA.

ELA NASCEU NO INTERIOR DE SÃO PAULO, EM 1886. FILHA DE UMA FAMÍLIA RICA, ELA TEVE UMA EDUCAÇÃO PRIVILEGIADA. EM BARCELONA, NA ESPANHA, PARA ESTUDAR ARTES.

EM SUAS OBRAS ELA COMBINAVA ELEMENTOS DA CULTURA BRASILEIRA, COMO AS OBRAS DE TARSILA POSSUEM CORES FORTES E TRAÇOS ÚNICOS QUE ENCANTAM ADULTOS E CRIANÇAS. A CRIAÇÃO DE TARSILINHA É UMA REAFIRMAÇÃO DO INTERESSE INFANTIL, O FILME TARSILINHA PARA CRIANÇAS É UMA PRODUÇÃO MUITO INTERESSANTE PARA CONHECER AS OBRAS DA ARTISTA.

TARSILA MORREU EM SÃO PAULO, EM 1973. ELA É CONSIDERADA UMA DAS ARTISTAS PLÁSTICAS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL, E SUA OBRA É UM LEGADO PARA A CULTURA BRASILEIRA.

QUESTÃO 1

VAMOS CONHECER ALGUMAS DAS OBRAS MAIS FAMOSAS DE TARSILA DO AMARAL EM MOVIMENTO E COM SOM. 

  • DEPOIS VAMOS DISCUTIR O QUE MAIS NOS CHAMOU A ATENÇÃO.
  • POR QUE A OBRA DE TARSILA DO AMARAL É IMPORTANTE?

QUESTÃO 2

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

Abaporu, óleo sobre tela, Tarsila do Amaral – Colección Costantini (Buenos Aires, Argentina). Disponível em: SP escola de Teatro – 100 anos da Semana de 22. Link: www.spescoladeteatro.org.br/noticia/100-anos-da-semana-de-22-confira-todas-as-pilulas-modernistas-curiosidades-do-periodo-compiladas-pela-comunicacao-da-sp.

O NOME DA OBRA É:

(A) ABAPORU  

(B) A NEGRA

(C) CAIPIRINHA

(D) CUCA

QUESTÃO 3

TARSILA DO AMARAL ERA UMA:

(A) ESCRITORA

(B) ATLETA

(C) ARTISTA

(D) JORNALISTA

QUESTÃO 4

OBSERVE OS QUADROS DE TARSILA DO AMARAL E DEPOIS REGISTRE EM SEU CADERNO.

  • O QUE LHE CHAMOU A ATENÇÃO NO MOMENTO EM QUE OLHOU?
  • COMO SÃO AS CORES E A FORMA DE DESENHAR DA ARTISTA?

QUESTÃO 5

AGORA VAMOS CONHECER A HISTÓRIA: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL DE MÉRCIA MARIA LEITÃO E NEIDE DUARTE, QUE ABORDA A TELA: O VENDEDOR DE FRUTAS.

ACESSE: www.youtube.com/watch?v=SJhBy2_0nWw

QUESTÃO 6

AGORA É A NOSSA VEZ!

VAMOS BRINCAR DE TARSILINHA!

EM UMA FOLHA BRANCA VAMOS RECRIAR TARSILA E O VENDEDOR DE FRUTAS?

PODEMOS USAR NOSSA CRIATIVIDADES, MUITAS CORES E ELEMENTOS COMO CÍRCULOS, RETANGULARES, QUADRADOS E TRIÂNGULOS.

NÃO DEIXE DE COMPARTILHAR COM OS COLEGAS E FAMILHARES SUA CRIAÇÃO E APRECIAR A CRIAÇÃO DOS COLEGAS!

____

PARA SABER MAIS: 

https://www.youtube.com/watch?v=h3PPAorD9pk

____

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE
Habilidades:
Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial

Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais.
(GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e o repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como reconhecer as suas heranças culturais.

(GO-EF02AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos, sociais e culturais de modo individual, coletivo e colaborativo.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt>. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023.

MD. Casas Ribeirinhas – Tarsila do Amaral. Disponível em: <br.museum-digital.org/object/92?navlang=pt>. Acesso em: 26/10/2023

SP Escola de Teatro. 100 anos da Semana de 22: confira todas as Pílulas Modernistas, curiosidades do período compiladas pela comunicação da SP! Publicado em: 22/02/2022. Disponível em: <www.spescoladeteatro.org.br/noticia/100-anos-da-semana-de-22-confira-todas-as-pilulas-modernistas-curiosidades-do-periodo-compiladas-pela-comunicacao-da-sp>. Acesso em: 26/10/2023.

Ministério da Cultura. Funarte. Você conhece o Abaporu? Quadro brasileiro, um dos mais valiosos do país, é símbolo do modernismo. Atualizado em 28/06/2022. Disponível em: <www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/voce-conhece-o-abaporu>. Acesso em: 26/10/2023.