Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Judô
O Judô, que pode ser traduzido como “caminho da gentileza”, é um estilo de luta criado no Japão que tem como princípios ceder espaço e utilizar a força do adversário contra o próprio adversário.
Criado em 1882 por Jigoro Kano, o judô tem seus fundamentos nas artes marciais japonesas tradicionais, principalmente o jujutsu. Sendo composto por pegadas, rolamentos, rasteiras, quedas, projeções, estrangulamentos e torções que visam desequilibrar ou imobilizar os adversários.
Sua finalidade não é criar guerreiros, mas sim cidadãos pacíficos, para isso são trabalhados cotidianamente valores e atitudes como disciplina, respeito e autocontrole.
A prática de Judô pode nos trazer vários benefícios, como o fortalecimento do corpo e um melhor condicionamento físico, ao mesmo tempo em que forma nosso caráter através de exercícios físicos e ensinamentos filosóficos e da tradição japonesa que formam um código de conduta ética.
Assim, os praticantes de Judô são cobrados tanto quando estão no Dojo, local onde acontecem os treinos e os combates, quanto na vida social, quanto ao comportamento adequado, respeitoso e pacifista.
O Judô chegou ao Brasil no fim dos anos de 1920 e início dos anos de 1930, principalmente através da imigração japonesa. Segundo a Confederação Brasileira de Judô, durante esse período chegaram ao Brasil vários mestres (professores) e grandes lutadores, que fundaram em diferentes locais as primeiras academias de judô, principalmente no estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Aos poucos o Judô foi se desenvolvendo e em 1969 foi fundada a Confederação Brasileira de Judô.
O judô se tornou esporte olímpico em 1964 nos jogos de Tóquio, mas o Brasil só conseguiu sua primeira medalha olímpica em 1972. Atualmente, o Judô é o esporte olímpico brasileiro que mais conquistou medalhas, o que demonstra o quanto a luta é praticada e se desenvolveu em nosso país.
Questão 1
O judô é uma arte marcial japonesa que tem como princípios
(A) o culto à violência e a falta de respeito pelo adversário.
(B) se opor frontalmente à força do adversário até superá-lo.
(C) ceder espaço e utilizar a força do adversário contra o próprio adversário.
(D) a vingança e a deslealdade nos combates e competições.
Questão 2
Através da prática do judô podemos desenvolver
(A) apenas nosso condicionamento físico.
(B) apenas nosso caráter.
(C) ou o condicionamento físico ou o caráter.
(D) tanto o condicionamento físico quanto o caráter.
Questão 3
Como o judô pode contribuir na formação do nosso caráter?
Questão 4
Como a prática de judô chegou ao Brasil?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0533) Vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural (EJAEF0534) Identificar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |