You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTOS MEMORIALÍSTICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTOS MEMORIALÍSTICOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFyf20B12w/pLnBUXYuE3CapTHVqdUrjg/edit – acesso em 29/10/2023

A LITERATURA E OS TEXTOS MEMORIALÍSTICOS

A LITERATURA É UM PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, QUE PERMITE ÀS PESSOAS COMPARTILHAREM EXPERIÊNCIAS, IMAGINAÇÃO E VISÃO DE MUNDO. ELA AJUDA A COMPREENDER MELHOR A SI E O MUNDO.

UM TEXTO MEMORIALÍSTICO TEM O OBJETIVO DE TRAZER DE VOLTA O PASSADO ATRAVÉS DAS LEMBRANÇAS DE PESSOAS QUE O VIVERAM. É COMO SE FOSSE UM REENCONTRO DE GERAÇÕES, PARA COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS. ESSA TROCA MANTÉM VIVA A HISTÓRIA, POIS CADA INDIVÍDUO CARREGA CONSIGO A MEMÓRIA DO GRUPO AO QUAL PERTENCE.

QUANDO SE ENTENDE QUE A HISTÓRIA DE ALGUÉM MAIS VELHO, TAMBÉM É A SUA HISTÓRIA, HÁ UM SENTIMENTO DE CONEXÃO A UMA LUGAR E A UM TEMPO ESPECÍFICO. ISSO AJUDA NA PERCEPÇÃO QUE O PASSADO É REAL E NÃO ESTÁ ESQUECIDO.

FONTE: https://www.canva.com/design/DAFyqUgVSoM/-eZH4sm3G8cHC2oyp5npGA/edit – ACESSADO EM 25/10/2025
FONTE: https://www.canva.com/design/DAFyqUgVSoM/-eZH4sm3G8cHC2oyp5npGA/edit – ACESSADO EM 25/10/2023

QUESTÃO 1

a principal característica dos textos memorialísticos É:

A) Ficção e imaginação.

B) Registros de eventos atuais.

C) HISTÓRIAS baseadas em fatos pessoais.

D) Críticas sociais e políticas.


QUESTÃO 2

Textos memorialísticos SÃO:

A) Textos fictícios sobre aventuras.

B) Textos que narram eventos históricos.

C) Textos que registram memórias pessoais.

D) Textos religiosos antigos.


QUESTÃO 3

ESTUDANDO A PALAVRA MEMORIALÍSTICO

A) QUANTAS LETRAS ELA POSSUI?

B) QUAL É A LETRA INICIAL?

C) QUANTAS SÍLABAS ELA POSSUI?

D) QUAL PALAVRA EXISTE DENTRO DA PALAVRA MEMORIALÍSTICO?

QUESTÃO 4

As organizações familiares são estruturas formadas pessoas que vivem juntas e compartilham a vida. Geralmente, incluem pais, filhos e, às vezes, avós ou outros parentes. No entanto, as famílias podem ser formadas de muitas maneiras.

PENSE SOBRE AS DUAS PERGUNTAS DA IMAGEM A SEGUIR, E ESCOLHA UMA PALAVRA QUE DESCREVA A SUA FAMÍLIA.

FONTE: https://www.canva.com/design/DAFyqUgVSoM/-eZH4sm3G8cHC2oyp5npGA/edit – ACESSADO EM 25/10/2023

QUESTÃO 5

AGORA, VOCÊ O(A) AUTOR(A)!

NESTA ATIVIDADE, VOCÊ CONHECEU UM POUCO DA INFÂNCIA DE CORA CORALINA, POR MEIO DO CONTO “AQUELA GENTE ANTIGA II”. CERTAMENTE, VOCÊ TAMBÉM TEM RECORDAÇÕES DESSE TEMPO, NÃO É MESMO? QUE TAL ESCREVER UM PEQUENO TEXTO, OU ESCOLHER ALGUMAS PALAVRAS QUE REPRESENTEM OS SENTIMENTOS VIVIDOS NESSA ÉPOCA?


AUTORIAANA CRISTINA PEREIRA DINIZ
FORMAÇÃOPEDAGOGIA
COMPONENTES CURRICULARESLÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJALP0122) Ler obras populares da literatura goiana e brasileira reconhecendo-as como patrimônio artístico da humanidade
(EJALP0123) Valorizar os textos memorialísticos a partir da literatura vivenciada nos tempos de infância, retomando a sensibilidade artística, a nostalgia e a fruição 
(EJAHI0109) Descrever o tipo de organização familiar a qual pertence
REFERÊNCIASGoiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
Goiânia. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. 
CORALINA, Cora – Vintém de cobre: meias confissões de Aninha/Cora Coralina.10.ed. São Paulo. Global, 2013.
SANTOS, Marlon – Das flores ao esquecimento / Marlon Santos – 1.ed. Goiânia:Kelps, 2022
LEMOS, Águeda – Varal de Memórias / Águeda Lemos – 1.ed. Santa Cruz do Sul: Cartase, 2021
https://www.camara.leg.br/radio/programas/533761-estorias-da-casa-velha-da-ponte-de-cora-coralina/ – acesso em 25/10/2023
https://www.escrevendoofuturo.org.br/revista-digital/edicao/36/edicao-especial-revisitando-os-generos-artigo-de-opiniao-memorias-literarias-e-poesia – acessado em 25/10/2023