ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ÂNGULOS RETOS E NÃO RETOS
VOCÊ SABE O QUE É UM ÂNGULO?
ÂNGULO É O ESPAÇO OU A ABERTURA ENTRE DUAS SEMIRRETAS QUE ESTÃO UNIDAS POR UM PONTO.
AS SEMIRRETAS SE CHAMAM LADO DO ÂNGULO. E O PONTO DE ENCONTRO DAS SEMIRRETAS, SE CHAMA VÉRTICE DO ÂNGULO.
OS ÂNGULOS SÃO MEDIDOS EM GRAUS. O SÍMBOLO DE GRAUS É °. UM ÂNGULO PODE SER MEDIDO COM UM TRANSFERIDOR. VEJA OS TIPOS DE ÂNGULOS NA IMAGEM ABAIXO.
OS ÂNGULOS PODEM SER OBSERVADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES OU ESTRUTURAS. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
- ENTRE OS LADOS DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS.
- NAS CONSTRUÇÕES;
- NO MOVIMENTO.
QUESTÃO 1
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOIÂNIA FOI INAUGURADA EM 1950. ATÉ A DÉCADA DE 1980, A ESTAÇÃO RECEBEU TRENS DE CARGA E DE PASSAGEIROS QUE TRAFEGAVAM PELA ESTRADA DE FERRO GOYAZ. ESSE PRÉDIO COMPÕE O ACERVO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO ART DÉCO DE GOIÂNIA.
FONTE: https://www.ipatrimonio.org/goiania-estacao-ferroviaria/#!/map=38329&loc=-16.663352000000003,-49.261714,17, CONSULTADO EM 25/10/23
NA IMAGEM A SEGUIR ESTÁ DESTACADO UM ÂNGULO NA TORRE DO RELÓGIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOIÂNIA.
O ÂNGULO EM DESTAQUE É
(A) AGUDO.
(B) RETO.
(C) NÃO RETO.
(D) INCLINADO.
QUESTÃO 2
OBSERVE COM ATENÇÃO AS TRÊS IMAGENS A SEGUIR.
AGORA LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO E COMPLETE OS PARÊNTESES COM (V) SE A AFIRMAÇÃO FOR VERDADEIRA, OU (F) SE FOR FALSA.
( ) O LEQUE, NA IMAGEM 1, TEM ÂNGULO É MAIOR QUE O ÂNGULO RETO.
( ) O ÂNGULO EM DESTAQUE NA IMAGEM 2, É UM ÂNGULO É RETO.
( ) NA IMAGEM 3, O DEGRAU DA ESCADA FORMA UM ÂNGULO RETO.
QUESTÃO 3
NAS FORMAS POLIGONAIS TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR OS ÂNGULOS.
ENTRE OS POLÍGONOS DA IMAGEM ACIMA, AQUELES QUE TÊM PELO MENOS UM ÂNGULO RETO, SÃO
(A) TRIÂNGULO E QUADRADO.
(B) TRIÂNGULO E PENTÁGONO.
(C) TRIÂNGULO E HEXÁGONO.
(D) QUADRADO E PENTÁGONO.
QUESTÃO 4
LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
O QUE O SEGUNDO PERSONAGEM FEZ PARA AJUDAR A RESOLVER O DESAFIO DE SUBIR A ESCADA?
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E HISTÓRIA. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0224) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais. (EJAHI0217) Questionar a acessibilidade social aos bens culturais e de lazer da cidade. |
REFERÊNCIAS | GARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. VIVA E DECORA, Acessibilidade na Arquitetura: como criar ambientes práticos e acessíveis para todos. Maio, 2018. URL https://www.vivadecora.com.br/pro/acessibilidade-na-arquitetura/, consultado em 25/10/23. |