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FONTE: PROJETO CASA - PRODUZIDA EM CANVA.COM

MATEMÁTICA – ÂNGULOS RETOS E NÃO RETOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


FONTE: PROJETO CASA – PRODUZIDA EM CANVA.COM

ÂNGULOS RETOS E NÃO RETOS

VOCÊ SABE O QUE É UM ÂNGULO?

ÂNGULO É O ESPAÇO OU A ABERTURA ENTRE DUAS SEMIRRETAS QUE ESTÃO UNIDAS POR UM PONTO.

FONTE: TIPOS DE NGULOS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

AS SEMIRRETAS SE CHAMAM LADO DO ÂNGULO. E O PONTO DE ENCONTRO DAS SEMIRRETAS, SE CHAMA VÉRTICE DO ÂNGULO.

FONTE: ELEMENTOS DO NGULO – PRODUZIDO EM CANVA.COM

OS ÂNGULOS SÃO MEDIDOS EM GRAUS. O SÍMBOLO DE GRAUS É °. UM ÂNGULO PODE SER MEDIDO COM UM TRANSFERIDOR. VEJA OS TIPOS DE ÂNGULOS NA IMAGEM ABAIXO.

FONTE: ÂNGULOS RETOS E NÃO RETOS – PRODUZIDO EM CANVA.COM

OS ÂNGULOS PODEM SER OBSERVADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES OU ESTRUTURAS. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:

  • ENTRE OS LADOS DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS.
FONTE: NGULOS NOS POLÍGONOS – PRODUZIDO EM CANVA.COM
  • NAS CONSTRUÇÕES;
FONTE: NGULOS E AS CONSTRUÇÕES – PRODUZIDO EM CANVA.COM.
  • NO MOVIMENTO.
FONTE: NGULOS E OS MOVIMENTOS – PRODUZIDO EM CANVA.COM

QUESTÃO 1

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOIÂNIA FOI INAUGURADA EM 1950. ATÉ A DÉCADA DE 1980, A ESTAÇÃO RECEBEU TRENS DE CARGA E DE PASSAGEIROS QUE TRAFEGAVAM PELA ESTRADA DE FERRO GOYAZ. ESSE PRÉDIO COMPÕE O ACERVO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO ART DÉCO DE GOIÂNIA. 

FONTE: https://www.ipatrimonio.org/goiania-estacao-ferroviaria/#!/map=38329&loc=-16.663352000000003,-49.261714,17, CONSULTADO EM 25/10/23

NA IMAGEM A SEGUIR ESTÁ DESTACADO UM ÂNGULO NA TORRE DO RELÓGIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOIÂNIA.

FONTE: ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOI NIA – PRODUZIDA NO CANVA.COM URL https://www.canva.com/design/DAFyS-VdsPU/r20961QiVVt8_So13CReHA/view?utm_content=DAFyS-VdsPU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

O ÂNGULO EM DESTAQUE É 

(A) AGUDO.

(B) RETO.

(C) NÃO RETO.

(D) INCLINADO.

QUESTÃO 2

OBSERVE COM ATENÇÃO AS TRÊS IMAGENS A SEGUIR.

FONTE: NGULOS – PRODUZIDO EM CANVA.COM

AGORA LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO E COMPLETE OS PARÊNTESES COM (V) SE A AFIRMAÇÃO FOR VERDADEIRA, OU (F) SE FOR FALSA.

(   ) O LEQUE, NA IMAGEM 1, TEM ÂNGULO É MAIOR QUE O ÂNGULO RETO. 

(   ) O ÂNGULO EM DESTAQUE NA IMAGEM 2, É UM ÂNGULO É RETO.

(   ) NA IMAGEM 3, O DEGRAU DA ESCADA FORMA UM ÂNGULO RETO.

QUESTÃO 3

NAS FORMAS POLIGONAIS TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR OS ÂNGULOS.

FONTE: FORMAS POLIGONAIS E OS NGULOS INTERNOS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

ENTRE OS POLÍGONOS DA IMAGEM ACIMA, AQUELES QUE TÊM PELO MENOS UM ÂNGULO RETO, SÃO

(A) TRIÂNGULO E QUADRADO. 

(B) TRIÂNGULO E PENTÁGONO.

(C) TRIÂNGULO E HEXÁGONO.

(D) QUADRADO E PENTÁGONO.

QUESTÃO 4

LEIA A TIRINHA A SEGUIR.

FONTE: IMAGEM DO AUTOR – ACESSIBILIDADE PARA TODOS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

O QUE O SEGUNDO PERSONAGEM FEZ PARA AJUDAR A RESOLVER O DESAFIO DE SUBIR A ESCADA?


AUTORIACRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E HISTÓRIA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0224) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais.
(EJAHI0217) Questionar a acessibilidade social aos bens culturais e de lazer da cidade.
REFERÊNCIASGARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.

VIVA E DECORA, Acessibilidade na Arquitetura: como criar ambientes práticos e acessíveis para todos. Maio, 2018. URL https://www.vivadecora.com.br/pro/acessibilidade-na-arquitetura/, consultado em 25/10/23.