Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA SOLAR NO UNIVERSO
Ao admirar o céu noturno, observamos uma fração extremamente pequena do Universo. Nosso Sistema Solar está situado na Via Láctea: uma galáxia espiral barrada que abriga entre 100 e 400 bilhões de estrelas. Ele também está no no braço de Órion, que é uma região menor e menos densa de estrelas, a aproximadamente 26 mil anos-luz do centro galáctico.
A Via Láctea não é uma galáxia isolada. Ela faz parte do Grupo Local, um conjunto de mais de 50 galáxias ligadas gravitacionalmente, incluindo a galáxia de Andrômeda, as Nuvens de Magalhães e várias outras menores. Andrômeda, atualmente a cerca de 2,5 milhões de anos-luz, está em rota de colisão com a Via Láctea, e ambas formarão uma nova galáxia daqui a aproximadamente 4 bilhões de anos. Este evento cósmico, embora pareça cataclísmico, pode dar origem a uma estrutura ainda mais grandiosa e estável no cosmos.
Para compreender a escala dessas distâncias, utiliza-se o ano-luz, representando a distância percorrida pela luz em um ano no vácuo, cerca de 9,46 trilhões de quilômetros. Devido à vastidão do espaço, o ano-luz é uma medida essencial para localizar e descrever corpos celestes. A estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, está a 4,24 anos-luz, o que significa que sua luz leva mais de quatro anos para atingir a Terra; e a própria Via Láctea possui um diâmetro estimado de 100 mil anos-luz, ilustrando a imensidão mesmo dentro de nossa galáxia.
Estrelas como o Sol são fundamentais na composição do Universo. Essas esferas de plasma em constante fusão nuclear, em um processo que transforma hidrogênio em hélio, liberam grandes quantidades de energia na forma de luz e calor. O nosso Sol, classificado como uma anã amarela, está em sua fase principal (chamada de sequência principal), e possui uma expectativa de vida de cerca de 10 bilhões de anos. Já as estrelas mais massivas vivem períodos significativamente menores e encerram suas existências em explosões conhecidas como supernovas, que podem dar origem a buracos negros ou estrelas de nêutrons.
Além de fornecerem luz e calor, as estrelas desempenham um papel crucial na formação de elementos químicos como Carbono, Oxigênio e Ferro, essenciais para a vida como a conhecemos; e também nos trazem informações do passado. A luz do Sol, por exemplo, demora 8 minutos e 20 segundos para chegar à Terra. Assim, tudo o que observamos no espaço é uma janela para tempos anteriores, devido à enorme distância que a luz precisa percorrer. Por isso que algumas estrelas que vemos hoje já podem ter deixado de existir, enquanto a luz ainda viaja pelos cosmos!
QUESTÃO 1
É correta a afirmação de que Grupo Local de galáxias
(A) inclui a Via Láctea, Andrômeda e cerca de 50 outras galáxias.
(B) É composto somente pela Via Láctea e a galáxia de Andrômeda.
(C) É formado por mais de 500 galáxias com interação entre si.
(D) é composto somente por galáxias com formato espiralado.
QUESTÃO 2
A luz do Sol demora aproximadamente 8 minutos e 20 segundos para chegar à Terra. Explique o que isso significa em relação a como observamos o Sol e outros corpos celestes no Universo.
QUESTÃO 3
A Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,24 anos-luz de distância, na constelação de Centauro, e faz parte do sistema triplo Alpha Centauri. Classificada como uma anã vermelha, é muito menor, mais fria e menos brilhante que o Sol, possuindo apenas 12% de sua massa, 14% de seu raio e 0,17% de sua luminosidade. Embora invisível a olho nu, Proxima Centauri abriga pelo menos dois planetas, incluindo Proxima b, que está na zona habitável, região ao redor de uma estrela onde as condições permitem a existência de água líquida na superfície. Com uma vida útil trilhões de vezes maior que a do Sol, essa estrela exemplifica a diversidade estelar no Universo.
Se uma nave pudesse viajar, à velocidade da luz, do Sol para a Proxima Centauri, quanto tempo, em anos, ela levaria? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 4
A energia do Sol é gerada por um processo conhecido como fusão nuclear, em que átomos de
(A) Hidrogênio se dividem em átomos menores e liberam energia.
(B) Hélio se dividem, liberando então luz e calor no processo.
(C) Hidrogênio se fundem, formando Hélio e liberando energia.
(D) Ferro reagem com o Oxigênio, produzindo um calor intenso.
QUESTÃO 5
Uma estrela muito massiva, ao final de sua vida,
(A) perde massa gradualmente, por centenas de anos, até se tornar um novo planeta gasoso.
(B) se transforma em uma supernova e pode deixar um buraco negro ou estrela de nêutrons.
(C) se apaga e deixa um vazio no espaço, chamado de wormhole, ou “buraco-de-minhoca”.
(D) continua com sua emissão de calor e luz, com frequentes variações na sua intensidade.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0617) Conhecer a posição dos astros no Universo (Galáxias).(EJACI0618) Reconhecer o Ano-Luz como unidade de medida própria para aferir distancias no Universo.(EJACI0619) Conhecer a estrutura das estrela. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 9º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. Acesso em 25/11/2024. COSTA, Roberto D. D. Via Láctea: nossa cidade no céu. E-Disciplinas USP. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8354373/mod_resource/content/2/vialactea.pdf>. Acesso em 25/11/2024. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>. Acesso em 25/11/2024. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 9º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. Acesso em 25/11/2024. JULLY, Samantha. Adaptações de Medidas: o que é o ano-luz? Espaço do Conhecimento UFMG. Disponível em <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/adaptacoes-de-medidas-o-que-e-o-ano-luz/>. Acesso em 25/11/2024. ROSA, Vika. Astrônomos descobrem “túnel interestelar” conectando o Sistema Solar à Constelação de Centauro. IGN Brasil. Disponível em <https://br.ign.com/tech/132404/news/astronomos-descobrem-tunel-interestelar-conectando-o-sistema-solar-a-constelacao-de-centauro>. Acesso em 25/11/2024. STEINER, João. Astronomia: Uma Visão Geral II – Aula 1 – A Via Láctea como uma galáxia. USP e-Aulas: Portal de Videoaulas. Disponível em <https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3950>. Acesso em 25/11/2024. TELESCÓPIO Astronômico: guia do professor. Experimentoteca CDCC – USP. Disponível em <https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/12/AZUL-Terra-e-Universo-Telescopio-astronomico-22-10-1.pdf>. Acesso em 25/11/2024. |