ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ, CRIANÇAS! HOJE FALAREMOS SOBRE A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS.
QUE É UM DOCUMENTO QUE LISTA OS DIREITOS QUE TODAS AS CRIANÇAS TÊM, INDEPENDENTEMENTE DE SUA RAÇA, RELIGIÃO, NACIONALIDADE OU ORIGEM SOCIAL.
ESSES DIREITOS SÃO IMPORTANTES PORQUE GARANTEM QUE AS CRIANÇAS TENHAM UMA INFÂNCIA FELIZ E SAUDÁVEL. OS DIREITOS DAS CRIANÇAS INCLUEM:
O DIREITO À VIDA, À SAÚDE E À EDUCAÇÃO.
TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A CRESCER E SE DESENVOLVER DE FORMA SAUDÁVEL E SEGURA. ELAS TÊM DIREITO A UMA EDUCAÇÃO, MESMO QUE NÃO POSSAM PAGAR POR ELA.
O DIREITO À FAMÍLIA E À PROTEÇÃO.
TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A VIVER COM SEUS PAIS OU COM UMA FAMÍLIA SUBSTITUTA, QUE AS AME E CUIDE DELAS. ELAS TÊM DIREITO A SER PROTEGIDAS DE QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA OU ABUSO.
O DIREITO AO LAZER E À DIVERSÃO.
TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A BRINCAR E SE DIVERTIR. ELAS TÊM DIREITO A UM TEMPO LIVRE PARA FAZER O QUE GOSTAM. É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM SEUS DIREITOS PARA QUE POSSAM EXIGIR QUE ELES SEJAM RESPEITADOS.
SUGESTÃO DE LEITURA:
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, DOCUMENTO FIRMADO PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS LOGO APÓS OS HORRORES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, É O MAIOR ACORDO DE CONVIVÊNCIA ENTRE OS POVOS DA TERRA. FOI ADAPTADA POR RUTH ROCHA PARA QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM QUE O CAMINHO A SER TRILHADO PELA HUMANIDADE PASSA PELA PAZ, PELO RESPEITO, PELO AMOR E PELA IGUALDADE.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
HOJE VOCÊ FARÁ UM DESENHO REPRESENTANDO O QUE APRENDEU SOBRE A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA. VAMOS OUVIR A MÚSICA E, DEPOIS, FAZER O DESENHO
DEVERES E DIREITOS – TOQUINHO
CRIANÇAS, IGUAIS SÃO SEUS DEVERES E DIREITOS.
CRIANÇAS, VIVER SEM PRECONCEITO É BEM MELHOR.
CRIANÇAS, A INFÂNCIA NÃO DEMORA, LOGO, LOGO VAI PASSAR,
VAMOS TODOS JUNTOS BRINCAR.
QUESTÃO 2
VAMOS DESEMBARALHAR AS LETRAS E DESCOBRIR ALGUNS DIREITOS FUNDAMENTAIS?
SIGA A DICA E TENTE ARRUMAR AS LETRAS:
DIREITOS – SAÚDE – PROTEÇÃO – EDUCAÇÃO – CRESCER – LAZER – BRINCAR
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-1o-ano/
COMPONENTE CURRICULAR: | HISTÓRIA |
HABILIDADES: | (GO-EF01HI03-B) DISCUTIR E COMPREENDER OS DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS EM EXPRESSAR SUA OPINIÃO E DE OBTER CONHECIMENTOS RELACIONADOS À APRENDIZAGEM, SAÚDE, LAZER E AFETO. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. ROCHA, Ruth. A declaração universal dos direitos humanos. São Paulo: Editora Salamandra, 2014. SGROI, Fábio. Ser humano é… São Paulo: Editora do Brasil, 2009. Imagens retiradas do site: Canva |