You are currently viewing Língua Portuguesa – D12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Língua Portuguesa – D12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

D12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Videoaula 8 – D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcada… – 5º Ano

D12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Olá, estudantes!

Você sabe  como os textos são construídos?

A construção de um texto envolve dois elementos importantes: a coerência, que significa que as ideias no texto precisam fazer sentido juntas, seguindo uma ordem lógica. E a coesão, que significa que as partes do texto precisam estar bem ligadas umas às outras. Ou seja, as ideias no texto precisam fazer sentido juntas e as partes do texto precisam estar bem ligadas, como se fossem um quebra-cabeça.

Sendo assim, para que as ideias em um texto se conectem bem, é importante usar conectivos, eles ajudam a manter o texto coeso.

Esses conectivos incluem elementos como pronomes, conjunções e preposições. 

A conjunção e o advérbio são elementos muito usados nos textos.

Conjunção: conectam ideias e tornam o texto mais integrado. Exemplos: “e”, “mas”, “ou”, “porque” e “se”.

Advérbio: são usados para responder a perguntas “como?”, “quando?”, “onde?”, “por que?” e “com que frequência?” Exemplos: “rapidamente”, “sempre”, “muito”, “bem” e “claramente”.

Para estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc, é necessário: 

Para entender melhor, veja o texto seguinte:

A segurança na escola é de extrema importância para garantir um ambiente de aprendizado saudável e proteger a integridade de alunos, professores e funcionários. 

Diversas medidas são adotadas para alcançar esse objetivo, incluindo a presença de sistemas de vigilância, porteiros, treinamentos de evacuação em casos de emergência e a promoção de uma cultura de respeito e não violência. 

No entanto, para compreender completamente a eficácia dessas medidas e a importância de um ambiente seguro na escola, é essencial cada um fazer a sua parte, é importante a conscientização sobre segurança.

No trecho “No entanto, para compreender completamente a eficácia dessas medidas…”, o termo em destaque estabelece relação de:

a) adição.

b) alternância.

c) conclusão. 

d) explicação.

e) oposição.

Após a leitura do enunciado, é preciso retomar o texto, reconhecer as relações de coerência no texto, identificar os conectivos, conjunções, advérbios.

Logo, a resposta correta está descrita na alternativa “E”

e) oposição.


Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

Atividades

QUESTÃO 1:

Veja o texto seguinte:

A segurança na escola é de extrema importância para garantir um ambiente de aprendizado saudável e proteger a integridade de alunos, professores e funcionários. 

Diversas medidas são adotadas para alcançar esse objetivo, incluindo a presença de sistemas de vigilância, porteiros, treinamentos de evacuação em casos de emergência e a promoção de uma cultura de respeito e não violência. 

No entanto, para compreender completamente a eficácia dessas medidas e a importância de um ambiente seguro na escola, é essencial cada um fazer a sua parte, é importante a conscientização sobre segurança.

No trecho “A segurança na escola é de extrema importância para garantir um ambiente de aprendizado saudável e proteger a integridade de alunos, professores e funcionários,” qual elemento estabelece uma relação lógico-discursiva de finalidade?

(A) “A segurança na escola”

(B) “garantir um ambiente de aprendizado saudável”

(C) “proteger a integridade de alunos, professores e funcionários”

(D) “de extrema importância”

(E) “ambiente de aprendizado saudável”

QUESTÃO 2:

O que você entende por conjunção? Dê exemplo.


QUESTÃO 3:

 O que você entende por advérbio? Dê exemplo.


QUESTÃO 4:

Marque a alternativa correta:

I- Ideias que fazem sentido juntas e seguem uma ordem lógica são fundamentais para garantir a coerência em um texto.

II- A utilização adequada de pronomes, conjunções e preposições ajuda a manter a coesão em um texto, unindo suas partes de maneira eficaz.

III- A construção de um texto envolve dois elementos importantes: a coerência e a coesão.

(A) Todas as afirmativas são verdadeiras.

(B) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

(C) As afirmativas II e III são verdadeiras

(D) As afirmativas I e II são verdadeiras.

(E) Apenas a afirmativa I é verdadeira.


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP09) – organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.