Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
D12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Olá, estudantes!
Você sabe como os textos são construídos?
A construção de um texto envolve dois elementos importantes: a coerência, que significa que as ideias no texto precisam fazer sentido juntas, seguindo uma ordem lógica. E a coesão, que significa que as partes do texto precisam estar bem ligadas umas às outras. Ou seja, as ideias no texto precisam fazer sentido juntas e as partes do texto precisam estar bem ligadas, como se fossem um quebra-cabeça.
Sendo assim, para que as ideias em um texto se conectem bem, é importante usar conectivos, eles ajudam a manter o texto coeso.
Esses conectivos incluem elementos como pronomes, conjunções e preposições.
A conjunção e o advérbio são elementos muito usados nos textos.
Conjunção: conectam ideias e tornam o texto mais integrado. Exemplos: “e”, “mas”, “ou”, “porque” e “se”.
Advérbio: são usados para responder a perguntas “como?”, “quando?”, “onde?”, “por que?” e “com que frequência?” Exemplos: “rapidamente”, “sempre”, “muito”, “bem” e “claramente”.
Para estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc, é necessário:
Para entender melhor, veja o texto seguinte:
A segurança na escola é de extrema importância para garantir um ambiente de aprendizado saudável e proteger a integridade de alunos, professores e funcionários.
Diversas medidas são adotadas para alcançar esse objetivo, incluindo a presença de sistemas de vigilância, porteiros, treinamentos de evacuação em casos de emergência e a promoção de uma cultura de respeito e não violência.
No entanto, para compreender completamente a eficácia dessas medidas e a importância de um ambiente seguro na escola, é essencial cada um fazer a sua parte, é importante a conscientização sobre segurança.
No trecho “No entanto, para compreender completamente a eficácia dessas medidas…”, o termo em destaque estabelece relação de:
a) adição.
b) alternância.
c) conclusão.
d) explicação.
e) oposição.
Após a leitura do enunciado, é preciso retomar o texto, reconhecer as relações de coerência no texto, identificar os conectivos, conjunções, advérbios.
Logo, a resposta correta está descrita na alternativa “E”
e) oposição.
Atividades
QUESTÃO 1:
Veja o texto seguinte:
A segurança na escola é de extrema importância para garantir um ambiente de aprendizado saudável e proteger a integridade de alunos, professores e funcionários.
Diversas medidas são adotadas para alcançar esse objetivo, incluindo a presença de sistemas de vigilância, porteiros, treinamentos de evacuação em casos de emergência e a promoção de uma cultura de respeito e não violência.
No entanto, para compreender completamente a eficácia dessas medidas e a importância de um ambiente seguro na escola, é essencial cada um fazer a sua parte, é importante a conscientização sobre segurança.
No trecho “A segurança na escola é de extrema importância para garantir um ambiente de aprendizado saudável e proteger a integridade de alunos, professores e funcionários,” qual elemento estabelece uma relação lógico-discursiva de finalidade?
(A) “A segurança na escola”
(B) “garantir um ambiente de aprendizado saudável”
(C) “proteger a integridade de alunos, professores e funcionários”
(D) “de extrema importância”
(E) “ambiente de aprendizado saudável”
QUESTÃO 2:
O que você entende por conjunção? Dê exemplo.
QUESTÃO 3:
O que você entende por advérbio? Dê exemplo.
QUESTÃO 4:
Marque a alternativa correta:
I- Ideias que fazem sentido juntas e seguem uma ordem lógica são fundamentais para garantir a coerência em um texto.
II- A utilização adequada de pronomes, conjunções e preposições ajuda a manter a coesão em um texto, unindo suas partes de maneira eficaz.
III- A construção de um texto envolve dois elementos importantes: a coerência e a coesão.
(A) Todas as afirmativas são verdadeiras.
(B) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
(C) As afirmativas II e III são verdadeiras
(D) As afirmativas I e II são verdadeiras.
(E) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP09) – organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |