Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
TERRA: ESTAÇÕES DO ANO
A Terra, nosso planeta azul, é um lugar fascinante e complexo. As estações do ano e os diferentes climas que experimentamos, por exemplo, estão intrinsecamente ligados aos movimentos de rotação e translação da Terra, bem como à orientação do eixo de rotação. Além disso, os climas regionais são fortemente influenciados pelos padrões de circulação atmosférica e oceânica, juntamente com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos do nosso planeta.
Para entendermos as estações do ano e o clima, precisamos primeiro compreender os movimentos fundamentais da Terra: a rotação e a translação. A rotação é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, que leva aproximadamente 24 horas para ser concluído. Esse movimento é responsável pelos dias e pelas noites.
Já a translação é o movimento da Terra ao redor do Sol em uma órbita elíptica. Esse movimento leva cerca de 365,25 dias para ser concluído, resultando em um ano solar. Como o eixo da Terra não é perpendicular ao plano de sua órbita, mas inclinado em cerca de 23,5 graus, ao longo de sua órbita, diferentes regiões da Terra recebem variáveis de luz solar em momentos diferentes, criando as estações do ano.
Para visualizarmos como a orientação do eixo da Terra em relação às estações do ano, podemos utilizar modelos tridimensionais simples. Imagine uma esfera (que representa a Terra), inclinada em relação a uma fonte de luz (que representa o Sol). À medida que uma esfera gira ao redor da fonte de luz, diferentes partes dela recebem mais ou menos luz solar em momentos diferentes. Assim, quando o hemisfério Norte da Terra está inclinado em direção ao Sol, ele experimenta o verão, enquanto o hemisfério Sul está na estação de inverno. Isso ocorre porque os raios solares atingem o hemisfério Norte de forma mais direta, resultando em temperaturas mais quentes e dias mais longos. Ao mesmo tempo, no hemisfério Sul, os raios solares atingem a região de forma mais inclinada, causando temperaturas mais frias e dias mais curtos.
À medida que a Terra continua sua órbita ao redor do Sol, a situação se inverte. Quando o hemisfério Sul fica inclinado em direção ao Sol, o hemisfério Norte fica afastado, levando ao verão no hemisfério Sul e ao inverno no hemisfério Norte. Já nos equinócios de primavera e outono, a inclinação da Terra não favorece nenhum dos hemisférios, resultando em dias e noites de igual duração em todo o planeta.
Observe a imagem a seguir, para que possa responder às questões
QUESTÃO 1
Sobre a relação entre os eixos de inclinação da Terra e as estações do ano, podemos afirmar que
(A) quando é verão no hemisfério Norte, também é no Sul.
(B) quando é primavera no Hemisfério Sul, é verão no Norte.
(C) se é verão no hemisfério Sul, é inverno do hemisfério Norte.
(D) se na região equatorial é verão, é inverno nos polos norte e sul.
QUESTÃO 2
Os fatores diretamente relacionados às estações do ano na Terra são
(A) a rotação e a translação do planeta Terra.
(B) o eixo de inclinação e a translação terrestres.
(C) a rotação da Terra e seu eixo de inclinação.
(D) as fases da lua e os movimentos da Terra.
QUESTÃO 3
Leia o texto a seguir, sobre o Cerrado brasileiro:
O Cerrado brasileiro é, originalmente uma vasta área de savana tropical. Situado principalmente na região central do Brasil, desfruta de um clima tropical, caracterizado por estações distintas de seca e chuva. O Cerrado experimenta temperaturas relativamente elevadas ao longo do ano, com variações sazonais mais marcadas na precipitação do que na temperatura. Durante a estação chuvosa, que geralmente ocorre no verão, a região é abençoada com chuvas abundantes, resultando em uma paisagem verde e exuberante. No entanto, na estação seca, que ocorre durante o inverno, as chuvas diminuem significativamente, levando a condições de seca e incêndios florestais ocasionais.
Podemos afirmar corretamente que
(A) o clima do Cerrado está relacionado à sua proximidade da Linha do Equador.
(B) no Cerrado, durante o verão, o clima é seco e no inverno, o clima é chuvoso.
(C) o Brasil tem clima tropical e, portanto, se assemelha ao que ocorre no Cerrado.
(D) devido ao eixo de inclinação da Terra, o Cerrado tem dias e noites longos.
QUESTÃO 4
Sabemos que os hemisférios do nosso planeta, ao longo do ano, passam por quatro estações: a primavera, o verão, outono e inverno.
A) O que acontece com a Terra para que haja a manifestação da primavera? E do outono?
B) Quais são as principais características da primavera? E do outono?
Autoria | Mariana Araguaia |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 23/03/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |