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Ciências da Natureza – Terra: estações do ano

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


SKETCHES, Anny. Globe World Map Watercolor Illustration. Canva. Download em 19/10/2023.

TERRA: ESTAÇÕES DO ANO

A Terra, nosso planeta azul, é um lugar fascinante e complexo. As estações do ano e os diferentes climas que experimentamos, por exemplo, estão intrinsecamente ligados aos movimentos de rotação e translação da Terra, bem como à orientação do eixo de rotação. Além disso, os climas regionais são fortemente influenciados pelos padrões de circulação atmosférica e oceânica, juntamente com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos do nosso planeta. 

Para entendermos as estações do ano e o clima, precisamos primeiro compreender os movimentos fundamentais da Terra: a rotação e a translação. A rotação é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, que leva aproximadamente 24 horas para ser concluído. Esse movimento é responsável pelos dias e pelas noites.

Já a translação é o movimento da Terra ao redor do Sol em uma órbita elíptica. Esse movimento leva cerca de 365,25 dias para ser concluído, resultando em um ano solar. Como o eixo da Terra não é perpendicular ao plano de sua órbita, mas inclinado em cerca de 23,5 graus, ao longo de sua órbita, diferentes regiões da Terra recebem variáveis ​​de luz solar em momentos diferentes, criando as estações do ano.

Para visualizarmos como a orientação do eixo da Terra em relação às estações do ano, podemos utilizar modelos tridimensionais simples. Imagine uma esfera (que representa a Terra), inclinada em relação a uma fonte de luz (que representa o Sol). À medida que uma esfera gira ao redor da fonte de luz, diferentes partes dela recebem mais ou menos luz solar em momentos diferentes. Assim, quando o hemisfério Norte da Terra está inclinado em direção ao Sol, ele experimenta o verão, enquanto o hemisfério Sul está na estação de inverno. Isso ocorre porque os raios solares atingem o hemisfério Norte de forma mais direta, resultando em temperaturas mais quentes e dias mais longos. Ao mesmo tempo, no hemisfério Sul, os raios solares atingem a região de forma mais inclinada, causando temperaturas mais frias e dias mais curtos.

À medida que a Terra continua sua órbita ao redor do Sol, a situação se inverte. Quando o hemisfério Sul fica inclinado em direção ao Sol, o hemisfério Norte fica afastado, levando ao verão no hemisfério Sul e ao inverno no hemisfério Norte. Já nos equinócios de primavera e outono, a inclinação da Terra não favorece nenhum dos hemisférios, resultando em dias e noites de igual duração em todo o planeta.


Observe a imagem a seguir, para que possa responder às questões

RHCASTILHOS. Seasons. Wikipedia. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_do_ano#/media/Ficheiro:Esta%C3%A7%C3%B5es.svg>. Acesso em 19/10/2023.

QUESTÃO 1

Sobre a relação entre os eixos de inclinação da Terra e as estações do ano, podemos afirmar que

(A) quando é verão no hemisfério Norte, também é no Sul.
(B) quando é primavera no Hemisfério Sul, é verão no Norte.
(C) se é verão no hemisfério Sul, é inverno do hemisfério Norte.
(D) se na região equatorial é verão, é inverno nos polos norte e sul.

QUESTÃO 2

Os fatores diretamente relacionados às estações do ano na Terra são

(A) a rotação e a translação do planeta Terra.
(B) o eixo de inclinação e a translação terrestres.
(C) a rotação da Terra e seu eixo de inclinação.
(D) as fases da lua e os movimentos da Terra.

QUESTÃO 3

Leia o texto a seguir, sobre o Cerrado brasileiro:

O Cerrado brasileiro é, originalmente uma vasta área de savana tropical. Situado principalmente na região central do Brasil, desfruta de um clima tropical, caracterizado por estações distintas de seca e chuva. O Cerrado experimenta temperaturas relativamente elevadas ao longo do ano, com variações sazonais mais marcadas na precipitação do que na temperatura. Durante a estação chuvosa, que geralmente ocorre no verão, a região é abençoada com chuvas abundantes, resultando em uma paisagem verde e exuberante. No entanto, na estação seca, que ocorre durante o inverno, as chuvas diminuem significativamente, levando a condições de seca e incêndios florestais ocasionais.

Podemos afirmar corretamente que

(A) o clima do Cerrado está relacionado à sua proximidade da Linha do Equador.
(B) no Cerrado, durante o verão, o clima é seco e no inverno, o clima é chuvoso.
(C) o Brasil tem clima tropical e, portanto, se assemelha ao que ocorre no Cerrado.
(D) devido ao eixo de inclinação da Terra, o Cerrado tem dias e noites longos.

QUESTÃO 4

Sabemos que os hemisférios do nosso planeta, ao longo do ano, passam por quatro estações: a primavera, o verão, outono e inverno. 

A) O que acontece com a Terra para que haja a manifestação da primavera? E do outono?

B) Quais são as principais características da primavera? E do outono?


AutoriaMariana Araguaia
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 23/03/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.