ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
POR QUE A ÁGUA E A LUZ SÃO IMPORTANTES PARA AS PLANTAS?
A ÁGUA E A LUZ DESEMPENHAM UM PAPEL ESSENCIAL NA SOBREVIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO VEGETAL. ATRAVÉS DO PROCESSO DE FOTOSSÍNTESE, A ENERGIA SOLAR É CONVERTIDA EM ALIMENTO, SENDO FUNDAMENTAL PARA A VIDA DAS PLANTAS, E SEM UMA ILUMINAÇÃO ADEQUADA, ESSE PROCESSO É INIBIDO.
ALÉM DISSO, A ÁGUA DESEMPENHA UMA FUNÇÃO VITAL NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES PELAS RAÍZES, ATUANDO COMO UM MEIO DE TRANSPORTE PARA OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PRESENTES NO SOLO ATÉ AS PARTES SUPERIORES DAS PLANTAS. A ÁGUA TAMBÉM TEM UM PAPEL CRUCIAL NA REGULAÇÃO DA TEMPERATURA DELAS, AUXILIANDO A MANTÊ-LAS FRESCAS DURANTE OS DIAS QUENTES.
NO ENTANTO, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE DIFERENTES ESPÉCIES TÊM REQUISITOS DIVERSOS EM TERMOS DE LUMINOSIDADE E IRRIGAÇÃO. ALGUMAS SÃO MAIS TOLERANTES À SOMBRA, ENQUANTO OUTRAS NECESSITAM DE LUZ SOLAR DIRETA. DA MESMA FORMA, ALGUMAS SÃO MAIS RESISTENTES À SECA, ENQUANTO OUTRAS DEMANDAM REGA FREQUENTE.
EM RESUMO, A ÁGUA E A LUZ DESEMPENHAM FUNÇÕES FUNDAMENTAIS NA FLORA. A FOTOSSÍNTESE NUTRE O CRESCIMENTO, ENQUANTO A ÁGUA FACILITA O TRANSPORTE DE NUTRIENTES E A REGULAÇÃO DA TEMPERATURA. CONHECER AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE CADA PLANTA É CRUCIAL PARA GARANTIR O SEU DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
RELEIA O TEXTO COM AJUDA DOS COLEGAS. SEGUNDO A AUTORA, QUAL É O PROCESSO PELO QUAL AS PLANTAS CONVERTEM A LUZ SOLAR EM ENERGIA? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) RESPIRAÇÃO
B) TRANSPIRAÇÃO
C) FOTOSSÍNTESE
D) EVAPORAÇÃO
QUESTÃO 2
QUAL É O PAPEL DA ÁGUA NO CRESCIMENTO DAS PLANTAS? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) FORNECER LUZ
B) TRANSPORTAR NUTRIENTES
C) REGULAR A TEMPERATURA
D) TODOS OS ITENS ACIMA
QUESTÃO 3
DISCUTA COM A CLASSE A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE LUZ E ÁGUA DE DIFERENTES PLANTAS PARA O CULTIVO BEM-SUCEDIDO DE UM JARDIM.
QUESTÃO 4
PESQUISE E DEPOIS ILUSTRE UMA PLANTA QUE GOSTA DE MAIS E DE MENOS LUZ SOLAR. CAPRICHE EM TODOS OS DETALHES DO SEU DESENHO.
Autora: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. |
Referências: | ABSORÇÃO DE ÁGUA E NUTRIENTES, UOL Educação, 2023. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/absorcao-agua-nutrientes.htm>. Acesso em: 09, out. 2023. FOTOSSÍNTESE, FIOCRUZ, 2023. Disponível em: <https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm>. Acesso em: 09, out. 2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. Júnior, César da Silva [et.al]. Eu gosto: Ciências: 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Práxis, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |