O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
AGRICULTURA FAMILIAR: CONHECENDO DE PERTO
O episódio “Agricultura familiar: conhecendo de perto” dá continuidade à temática inerente à agricultura familiar. Para isso, foi realizada uma visita à Agro Centro-Oeste Familiar: a maior feira de agricultura familiar da região Centro-Oeste, em sua vigésima edição. Além de apresentar imagens dos produtores e expositores, foi também realizada uma rica entrevista com a vice-diretora da Associação dos Agricultores Familiares de Bela Vista de Goiás (AFABEV), Elza Soares, incitando que, além de trabalho e nutrição, a agricultura familiar envolve afetos, responsabilidade socioambiental e ancestralidade.
Competência Geral | COMPETÊNCIA 1 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. GEOGRAFIA (EF04GE08-A) Descrever e discutir os processos de extração, produção, circulação e consumo de matérias-primas e de diferentes produtos. (EF06GE06-A) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano, a partir do desenvolvimento da agropecuária, do extrativismo, da industrialização, da urbanização e do agronegócio em Goiás. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0611) Conhecer a importância da Biodiversidade e reconhecer a responsabilidade individual e coletiva, em ações sustentáveis GEOGRAFIA (EJAGE0116) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza (EJACI0119) Reconhecer a importância de diferentes experiências na produção e consumo de alimentos orgânicos e práticas de hortas comunitárias (EJAGE0614) Correlacionar a formação sociocultural e econômicos com os aspectos naturais (EJAGE0617) Compreender os conceitos de agronegócio, agricultura familiar e agroecologia (EJAGE0618) Relacionar agronegócio, agricultura familiar e agroecologia à cadeia produtiva nacional e regional |