Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Afro-Ásia: entre ideologias e representações.
A subalternização afro-asiática refere-se ao processo histórico e social pelo qual os povos afrodescendentes e asiáticos foram marginalizados, oprimidos e subjugados em diversas sociedades ao longo da história. Este fenômeno está profundamente enraizado em teorias e ideologias racistas que perpetuaram estereótipos negativos e discriminatórios sobre esses grupos étnicos.
Disponível em:<https://ensinarhistoria.com.br/o-fardo-do-homem-branco-exaltacao-do-imperialismo/>. Acesso em: 03 out. 2023.
Teorias e Ideologias:
Racismo Científico: Durante os séculos 18 e 19, surgiram teorias pseudocientíficas que tentavam justificar a superioridade racial dos europeus sobre os afrodescendentes e asiáticos. Estas teorias foram usadas para justificar a escravidão, o colonialismo e outras formas de exploração.
Colonialismo: As potências europeias colonizaram vastas áreas da África e da Ásia, explorando recursos naturais e mão de obra local. O colonialismo levou à subalternização cultural e econômica dessas populações.
Darwinismo Social: No século 19, algumas interpretações do darwinismo aplicaram a ideia de “sobrevivência do mais apto” às raças humanas, justificando assim a exploração e a dominação racial.
Charge de Cecil Rhodes representando seu ambicioso plano de construir uma linha férrea do Cairo à Cidade do Cabo
Disponível em:<http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html>. Acesso em: 03 out. 2023.
Consequências da Subalternização:
Escravidão: Milhões de africanos foram escravizados e transportados para as Américas, onde foram tratados como propriedade e privados de seus direitos básicos.
Colonialismo: As nações africanas e asiáticas foram submetidas ao colonialismo, perdendo autonomia política e econômica.
Discriminação Racial: Mesmo após a abolição da escravidão e o fim do colonialismo, a discriminação racial persistiu em várias formas, incluindo segregação racial, leis de apartheid e violência racial.
Disponível em:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Itens_de_tortura_em_%C3%A9poca_de_escravatura_01.jpg>. Acesso em: 03 out. 2023.
Resistência e Mudança:
Movimentos de Independência: No século 20, muitas nações africanas e asiáticas lutaram pela independência do domínio colonial, alcançando-a após décadas de resistência.
Movimentos pelos Direitos Civis: Nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, movimentos pelos direitos civis surgiram para combater a segregação racial e lutar por igualdade de direitos.
Reconhecimento e Empoderamento: Ao longo do tempo, houve um aumento no reconhecimento dos direitos e da dignidade das comunidades afrodescendentes e asiáticas, com esforços contínuos para combater o racismo e promover a inclusão.
É fundamental entender e reconhecer essas questões históricas e sociais para trabalhar em direção a sociedades mais justas e igualitárias, onde a subalternização racial seja combatida ativamente por meio da educação, conscientização e ação política.
Disponível em:<https://brazil.unfpa.org/pt-br/news/onu-promove-oficina-sobre-sistema-internacional-de-prote%C3%A7%C3%A3o-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 03 out. 2023.
Responda às Questões
Questão 1
O Darwinismo Social, uma teoria que aplicou as ideias da seleção natural de Charles Darwin à sociedade humana, foi utilizada para justificar várias formas de discriminação e dominação no século XIX e início do século XX. Durante esse período, o expansionismo europeu levou à colonização e exploração de vastas regiões da África e da Ásia. Os defensores do Darwinismo Social usaram a ideia de que algumas raças eram naturalmente superiores para justificar a dominação dessas regiões pelos países europeus.
Qual das seguintes afirmações reflete uma ideia associada ao Darwinismo Social durante o período de colonização europeia na África e Ásia?
(A) Todas as culturas e raças são igualmente capazes, independentemente das circunstâncias.
(B) Algumas raças são naturalmente superiores e têm o direito de dominar e governar sobre outras.
(C) A diversidade cultural e racial deve ser celebrada, e todas as sociedades têm algo valioso a oferecer.
(D) A colonização europeia foi benéfica para todas as regiões colonizadas, promovendo o desenvolvimento econômico e social.
Questão 2
O etnocentrismo é uma visão de mundo na qual a própria cultura é considerada superior às outras, levando à tendência de julgar outras culturas com base nos valores e padrões da própria cultura. Durante a era da colonização europeia na África e Ásia, o etnocentrismo desempenhou um papel significativo, influenciando a maneira como os europeus viam e interagiam com as culturas nativas dessas regiões. Esta questão discursiva explora a relação entre o etnocentrismo e a dominação europeia sobre a África e a Ásia.
Explique como o etnocentrismo influenciou a dominação europeia sobre a África e a Ásia durante a era colonial. Discuta como essa perspectiva culturalmente preconceituosa impactou as interações entre os colonizadores europeus e as comunidades nativas dessas regiões. Cite alguns efeitos verificáveis em nossos dias como consequência do etnocentrismo no continente africano e asiático.
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Questão 3
O neocolonialismo é um termo que se refere à continuação ou ressurgimento de práticas coloniais, especialmente por parte de nações industrializadas e poderosas. No neocolonialismo, as nações poderosas podem exercer controle sobre as nações mais fracas através de acordos comerciais desiguais, exploração de recursos naturais, interferência política e econômica, bem como a imposição de políticas e ideologias que servem aos interesses das potências colonizadoras.
Defina neocolonialismo levando em consideração a política expansionista das nações ricas e industrializadas no período anterior à Primeira Guerra mundial. Cite países, suas localizações, modos de agir e áreas conquistadas.
Questão 4
Durante o período da expansão europeia nos séculos XIX e XX, muitos países europeus justificaram suas atividades coloniais sob o conceito da “Missão Civilizatória”. Esta ideia afirmava que os europeus tinham a responsabilidade de civilizar e educar os povos “primitivos” da África e da Ásia, trazendo-lhes os benefícios da cultura europeia. No entanto, essa missão frequentemente escondeu intenções imperialistas e teve diversas consequências nas regiões colonizadas.
Quais foram as principais consequências da Missão Civilizatória europeia na África e na Ásia durante o período colonial?
(A) Preservação das culturas nativas, promovendo a diversidade cultural nas regiões colonizadas.
(B) Homogeneização cultural, levando ao desaparecimento de tradições locais e idiomas indígenas.
(C) Promoção da autossuficiência econômica nas colônias, impulsionando o desenvolvimento local.
(D) Fomento da harmonia social, eliminando conflitos étnicos e religiosos nas regiões colonizadas.
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. (GO-EF08HI23-A) Discutir as justificativas para o domínio neocolonial na África e Ásia, analisando teorias, como Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo, Missão Civilizatória, relacionando esses conceitos com os casos de intolerância, presentes nos dias atuais. |
Referências: | HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios: 1875 – 1914. Tradução de Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História – Projeto Múltiplo (parte 3). São Paulo: Scipione, 2017. |