You are currently viewing Geografia – O fenômeno de ilhas de calor em Goiânia

Geografia – O fenômeno de ilhas de calor em Goiânia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O fenômeno de ilhas de calor

O fenômeno de ilha de calor é uma situação verificada principalmente em áreas urbanas. A partir desse fenômeno é possível identificar, em pontos específicos da cidade, uma elevação da temperatura dessas localidades que possuem mais edificações, áreas pavimentadas e menos áreas verdes.

A partir do fenômeno de ilha de calor, a cidade e as regiões afetadas sofrem com o aumento do consumo de energia elétrica, em decorrência do uso de ar condicionado, entre outros; o fenômeno pode agravar a qualidade do ar, uma vez que as altas temperaturas podem promover a formação de poluentes atmosféricos; nas áreas verdes o aumento da temperatura nas áreas urbanas pode afetar a biodiversidade local, reduzindo as condições de vida para a fauna e flora adaptadas às áreas urbanas.

O fenômeno de ilhas de calor em Goiânia

Na cidade de Goiânia esse fenômeno de ilha de calor pode ser percebido em algumas áreas da cidade, o setor Central e o bairro de Campinas, são exemplos de localidade que sofrem com o problema das ilhas de calor.

Dessa forma, em momentos de muito calor como ocorreu na última quinzena de setembro de 2023, as áreas do setor Central e Campinas sofreram ainda mais com o calor, registrando temperatura de 3 a 8 graus acima da média, o que pode afetar diretamente a saúde da população que reside nessas áreas.

Sendo assim, as regiões de Goiânia que tiverem maior concentração de edificações, áreas pavimentadas e menor concentração de áreas verdes, como praças, parques e bosques, sofrerá mais com o fenômeno de ilhas de calor.

Formas de diminuir o fenômeno de ilhas de calor em Goiânia

Para diminuir a ocorrência do fenômeno de ilhas de calor em Goiânia é necessário desenvolver um planejamento urbano que foque em promover o sombreamento natural e a permeabilidade do solo, o uso de transportes públicos, bicicletas e caminhadas, para reduzir as emissões de gases poluentes. Dessa forma, as ações governamentais e a sensibilização da população são essenciais para minimizar os impactos das ilhas de calor, pois é necessário cuidar da conservação ambiental e incentivar práticas mais sustentáveis.

As ilhas de calor são um desafio crescente nas áreas urbanas, mas com planejamento adequado, práticas sustentáveis e esforços de conscientização, é possível minimizar esses efeitos e criar ambientes urbanos mais saudáveis e sustentáveis para todos.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa sobre qual foi o dia mais quente em Goiânia no mês de setembro de 2023, pesquise também os motivos que influenciaram a ocorrência de dias mais quentes em setembro.

QUESTÃO 02

Explique como as ilhas de calor podem afetar a vida das populações urbanas.

QUESTÃO 03

A partir do fenômeno de ilha de calor, a cidade e as regiões são afetadas com

(A) a diminuição da temperatura.

(B) a ampliação de áreas verdes.

(C) a elevação da temperatura local.

(D) a melhora na qualidade do ar.

QUESTÃO 04

(A) a retirada das áreas verdes da cidade.

(B) a ampliação da pavimentação da cidade.

(C) a concentração das edificações da cidade.

(D) a ampliação das áreas verdes da cidade.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF05GE10-A) Identificar e compreender aspectos de qualidade ambiental em diferentes espaços e a importância de hábitos sustentáveis.
Referências:NASCIMENTO, Diego Tarley Ferreira; BARROS, Juliana Ramalho. IDENTIFICAÇÃO DE ILHAS DE CALOR POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA – GO/2001. Boletim Goiano de Geografia, vol. 29, núm. 1, janeiro-junho, 2009, pp. 119-134 Universidade Federal de Goiás. Goiás, Brasil. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/7112/5035>. Acesso em: 05 de out. de 2023.