Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ALITERAÇÃO E ASSONÂNCIA
As figuras de linguagem são recursos valiosos para abrilhantar um texto, em especial os textos poéticos. Focadas na mensagem, as figuras de linguagem estão divididas em: figuras de pensamento, figuras de construção e figuras de som.
A aliteração e a assonância são mais que figuras de linguagem, são reconhecidas como figuras de som pois abordam de forma fonológica a repetição de sons. Conheça de forma específica como a aliteração e assonância funcionam em um texto.
Aliteração
A aliteração é repetição de um fonema consonantal que ao longo de um enunciado torna-se frequente, muitas vezes marcante ou ruidoso. Veja os exemplos:
“Volúpias dos violões, vozes veladas” – Cruz e Sousa
“O rato roeu a roupa do rei de Roma. “- Provérbio
Enquanto figura de linguagem a aliteração é um jogo sonoro que estimula a musicalidade e acaba provocando outros sentidos ao verso e/ou enunciado.
Assonância
A assonância consiste na repetição de um fonema vocálico que pode ser observado por sua regularidade dentro de um enunciado. Veja os exemplos:
“Vem revestida em suas negras sedas” – Cruz e Sousa
“Casa de ferreiro o espeto é de pau.” – Provérbio
Enquanto recurso sonoro a assonância é frequentemente usada na literatura para criar de musicalidade, e em muitos casos para proporcionar uma sensação de harmonia.
É válido salientar que tanto a aliteração quanto a assonância são técnicas literárias que têm suas raízes no latim. A palavra “aliteração” deriva do latim “ad litteram”, que significa “à letra”, já a palavra “assonância” também tem origens latinas “ad sonare”, que significa “soar para”. Ambas as técnicas têm uma longa tradição na literatura e são utilizadas por escritores em várias línguas ao redor do mundo para criar efeitos estilísticos e sonoros em seus textos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Escolha um poema ou uma música de sua predileção e destaque as aliterações presentes. Em seguida, analise como o uso da aliteração contribui para a sonoridade e o ritmo do poema. Lembre-se que a aliteração é a repetição sonora de sons consonantais.
QUESTÃO 2
Leia o seguinte trecho e identifique os sons consonantais que se repetem:
a) Na floresta frondosa, o vento falava em folhas.
b) Pelos turbilhões tempestades e temporais tramavam um tempo.
c) “Quem com ferro fere com ferro será ferido”
d) Soldados saltavam a terra de céu sem sol.
e) Ventos dos véus de noiva em novembro.
f) Nas ondas, navios nativos naufragaram.
QUESTÃO 3
Qual das seguintes opções melhor exemplifica a assonância?
(A) “O sol se põe no horizonte dourado.”
(B) “A brisa fresca balança as palmeiras.”
(C) “A chuva cai suavemente sobre o telhado.”
(D) “Ao mar dos mares as espumas.”
QUESTÃO 4
O que a aliteração envolve principalmente?
(A) Repetição de sons vocálicos
(B) Repetição de sons consonantais
(C) Repetição de palavras
(D) Repetição de letras
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0627) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso das figuras de linguagem |
Referências bibliográficas: | GUIMARÃES, Hélio de Seixas; LESSA, Ana Cecília. Figuras de Linguagem: teoria e prática, São Paulo: Atual, 1988. LOPES, Karolina. Minimanual de gramática, São Paulo: DCL, 2010. NICOLAS, de José; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa, 2° edição, São Paulo: Scipione, 1991. |