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Língua Portuguesa – Aliteração e assonância

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/viol%C3%A3o-notas-bokeh-chamas-3567767/ Acesso em 05/10/2023.

ALITERAÇÃO E ASSONÂNCIA

As figuras de linguagem são recursos valiosos para abrilhantar um texto, em especial os textos poéticos. Focadas na mensagem, as figuras de linguagem estão divididas em: figuras de pensamento, figuras de construção e figuras de som.

  A aliteração e a assonância são mais que figuras de linguagem, são reconhecidas como figuras de som pois abordam de forma fonológica a repetição de sons. Conheça de forma específica como a aliteração e assonância funcionam em um texto.

Aliteração

 A aliteração é repetição de um fonema consonantal que ao longo de um enunciado torna-se frequente, muitas vezes marcante ou ruidoso. Veja os exemplos:

Volúpias dos violões, vozes veladas” – Cruz e Sousa

“O rato roeu a roupa do rei de Roma. “- Provérbio  

Enquanto figura de linguagem a aliteração é um jogo sonoro que estimula a musicalidade e acaba provocando outros sentidos ao verso e/ou enunciado.

Assonância

A assonância consiste na repetição de um fonema vocálico que pode ser observado por sua regularidade dentro de um enunciado. Veja os exemplos:

“Vem revestida em suas negras sedas” – Cruz e Sousa

“Casa de ferreiro o espeto é de pau.” – Provérbio  

Enquanto recurso sonoro a assonância é frequentemente usada na literatura para criar de musicalidade, e em muitos casos para proporcionar uma sensação de harmonia.

É válido salientar que tanto a aliteração quanto a assonância são técnicas literárias que têm suas raízes no latim. A palavra “aliteração” deriva do latim “ad litteram”, que significa “à letra”, já a palavra “assonância” também tem origens latinas “ad sonare”, que significa “soar para”. Ambas as técnicas têm uma longa tradição na literatura e são utilizadas por escritores em várias línguas ao redor do mundo para criar efeitos estilísticos e sonoros em seus textos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Escolha um poema ou uma música de sua predileção e destaque as aliterações presentes. Em seguida, analise como o uso da aliteração contribui para a sonoridade e o ritmo do poema. Lembre-se que a aliteração é a repetição sonora de sons consonantais.

QUESTÃO 2

Leia o seguinte trecho e identifique os sons consonantais que se repetem:

a) Na floresta frondosa, o vento falava em folhas.

b) Pelos turbilhões tempestades e temporais tramavam um tempo.

c) “Quem com ferro fere com ferro será ferido”

d) Soldados saltavam a terra de céu sem sol.

e) Ventos dos véus de noiva em novembro.

f) Nas ondas, navios nativos naufragaram.

QUESTÃO 3

Qual das seguintes opções melhor exemplifica a assonância?

(A) “O sol se põe no horizonte dourado.”

(B) “A brisa fresca balança as palmeiras.”

(C) “A chuva cai suavemente sobre o telhado.”

(D) “Ao mar dos mares as espumas.”

QUESTÃO 4

O que a aliteração envolve principalmente?

(A) Repetição de sons vocálicos

(B) Repetição de sons consonantais

(C) Repetição de palavras

(D) Repetição de letras


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0627) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso das figuras de linguagem
Referências bibliográficas:GUIMARÃES, Hélio de Seixas; LESSA, Ana Cecília. Figuras de Linguagem: teoria e prática, São Paulo: Atual, 1988.

LOPES, Karolina. Minimanual de gramática, São Paulo: DCL, 2010.

NICOLAS, de José; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa, 2° edição, São Paulo: Scipione, 1991.