Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Olá, estudantes!
Você sabe o significado de inferir?
Inferir é concluir, deduzir, interpretar uma palavra específica ou uma expressão dentro do texto.
Mas fique atento! É importante saber que nem sempre uma palavra dentro do texto terá o mesmo significado que ela tem no dicionário.
Sendo assim, para inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto é necessário:
Para entender melhor veja esse exemplo:
Essa expressão foi usada para designar a parte da mesa que tem a função de mantê-la em pé. Esse é o sentido dessa expressão.
Veja a tirinha da Turma do Cabeça Oca, do autor Christie Queiroz:
Agora, tente responder.
Na frase “Tenta livrar sua pele e me entrega de bandeja!”, a expressão destacada tem o sentido de:
a) Afirmar que foi entregue um objeto usando uma bandeja.
b) Dedurou o colega.
c) Indicando a preparação de um prato para um jantar elegante.
Após a leitura da tirinha e depois de ler a solicitação apresentada, é necessário retomar o texto, relacionar as informações do texto e o seu conhecimento de mundo e concluir o sentido que a palavra ou expressão tem de acordo com o contexto.
Podemos compreender que a resposta correta está descrita na alternativa “B”- Dedurou o colega.
Atividades
QUESTÃO 1:
O que significa inferir?
QUESTÃO 2:
O que é necessário fazer para inferir o sentido de uma palavra ou expressão?
(A) Consultar imediatamente um dicionário.
(B) Ler apenas o enunciado da questão.
(C) Relacionar o texto e o conhecimento de mundo.
(D) Ignorar o texto e a experiência pessoal.
(E) Ler o enunciado, retomando o texto e assim relacionar as informações do texto e o seu conhecimento de mundo, concluindo o sentido que a palavra ou expressão tem, de acordo com o contexto.
QUESTÃO 3:
Veja a tirinha da Turma do Cabeça Oca, do autor Christie Queiroz e responda:
Qual das opções abaixo melhor interpreta o significado da expressão “língua solta” na tirinha apresentada?
(A) Uma pessoa que fala várias línguas fluentemente.
(B) Alguém que raramente expressa suas opiniões.
(C) Uma pessoa que fala de forma indiscreta ou sem restrições.
(D) Alguém que teve a língua cortada.
(E) Uma pessoa que fala rapidamente.
QUESTÃO 4:
Na frase “Ficar com dó da gente…”, a expressão destacada tem o sentido de:
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |