You are currently viewing Geografia – Brasil: As diversas formas de trabalho na cidade.

Geografia – Brasil: As diversas formas de trabalho na cidade.

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Brasil: As diversas formas de trabalho na cidade

A cidade pode ser entendida como o espaço da modernidade e das oportunidades, é o lugar de aglomerações populacionais, movimentações financeiras e da mobilidade constante de pessoas, serviços e dinheiro. O trabalho na cidade é uma parte fundamental da vida moderna, uma vez que as cidades são centros de atividades econômicas, culturais e sociais.

Nas cidades, as oportunidades de trabalho são diversas. Os diferentes setores da economia, como serviços, indústria, comércio, tecnologia e educação, oferecem uma variedade de ofertas de empregos. Sendo assim, as cidades possuem a concentração de empresas e instituições, e assim, essas empresas geram empregos, promovem o crescimento econômico e contribuem para a prosperidade da cidade e da região.

Nas grandes cidades a maioria de ofertas de emprego está alinhada ao setor de serviços, esse setor é caracterizado pela variedade de atividades que incluem ofertas de empregos a partir dos serviços hospitalares, educacionais, segurança, alimentares, entre outros. Atualmente o setor de serviços é o que mais oferece vagas de empregos nas cidades.

A qualidade de vida no trabalho na cidade varia de acordo com fatores como o tipo de trabalho, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e as condições de trabalho. Outros desafios do trabalho na cidade é o custo de vida em áreas urbanas, que normalmente é mais elevado, e isso acaba afetando no acesso à habitação adequada, outros pontos complicados são: A mobilidade urbana, os problemas ambientais, as desigualdades sociais e salariais, entre outros.

Sendo assim, ao comparar a diversidade de trabalho no campo, com a variedade de trabalho na cidade, podemos perceber que o trabalho na cidade é mais variado, tem uma maior oferta de vagas e possui uma diferença nas atuações e nos salários.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma entrevista com os seus familiares e pergunte sobre qual é o trabalho deles, o que eles fazem e qual o valor do salário, após a entrevista faça um texto comparando os trabalhos e a diversidade salarial.

QUESTÃO 02

O trabalho na cidade é uma parte fundamental da vida moderna, uma vez que as cidades são centros de atividades econômicas, culturais e sociais. Cite 5 tipos de emprego oferecidos na sua cidade e fale sobre as características de cada um.

QUESTÃO 03

Nas cidades, as oportunidades de trabalho são diversas. Um exemplo de trabalho predominantemente urbano:

(A) Motorista de máquina agrícola.

(B) Produtor de laranja.

(C) Ordenador de vaca-leiteira.

(D) Motorista de aplicativo.

QUESTÃO 04

Nas grandes cidades a maioria de ofertas de emprego está alinhada ao

(A) Setor de serviços.

(B) Setor da agropecuária.

(C) Setor da indústria.

(D) Setor do serviço público.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE07-B) Compreender comparar as diversas formas de trabalho na cidade.
Referências:CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: FFLCH, 2007, 123p.