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EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Bolinha de gude. Paulo Roberto de Souza. Disponível em: Brincando com bolinhas de gude II | Tema: Marcas do tempo pa… | Flickr

JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES

OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES REPRESENTAM UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE UM POVO. ELES SÃO ELEMENTOS INTRÍNSECOS À NOSSA HISTÓRIA, DESEMPENHANDO UM PAPEL ESSENCIAL NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA. ELES SERVEM COMO ESPELHOS QUE REFLETEM OS VALORES E A IDENTIDADE CULTURAL DE UM POVO.

ESSAS ATIVIDADES LÚDICAS PODEM MANTER SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS AO LONGO DO TEMPO OU PASSAR POR ADAPTAÇÕES, MAS UMA COISA PERMANECE CONSTANTE: A CAPACIDADE DE PROPORCIONAR IMENSO PRAZER AOS PARTICIPANTES.

ALÉM DO ENTRETENIMENTO, OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES TÊM UMA IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA NA PRESERVAÇÃO E TRANSMISSÃO DA CULTURA. ELES FUNCIONAM COMO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE GRUPOS DE DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES, ATUANDO COMO REGISTROS CULTURAIS QUE GUARDAM HISTÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E TRADIÇÕES DE UM POVO EM UM CONTEXTO HISTÓRICO ESPECÍFICO.

OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES NÃO ESTÃO VINCULADOS A REGRAS RÍGIDAS, O QUE LHES CONFERE FLEXIBILIDADE E FÁCIL ADAPTAÇÃO. NÃO DEPENDEM DE ESPAÇOS OU MATERIAIS ESPECÍFICOS, TORNANDO-OS ACESSÍVEIS EM VÁRIAS SITUAÇÕES E LOCAIS. E ELES PODEM SER PRATICADOS POR PESSOAS DE TODAS AS IDADES E HABILIDADES, PROMOVENDO A INCLUSÃO.

DENTRE OS EXEMPLOS DESSES JOGOS E BRINCADEIRAS, DESTACAM-SE O BET, FINCA, BOLINHA DE GUDE, AMARELINHA, PIPA, BILBOQUÊ, SALVE A BANDEIRINHA, BARRA MANTEIGA, CABO DE GUERRA E OUTROS.

QUESTÃO 1

PODEMOS DIZER QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES SÃO

( A ) EXPRESSÕES COMPETITIVAS.

( B ) ATIVIDADES INFANTILIZADAS.

( C ) PRÁTICAS CORPORAIS LÚDICAS.

( D ) ESPORTES PROFISSIONAIS.

QUESTÃO 2

SÃO EXEMPLOS DE JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES

( A ) CABO DE GUERRA E VÔLEI.

( B ) BARRA MANTEIGA E BET.

( C ) ESCONDE ESCONDE E HANDEBOL.

( D ) BOLINHA DE GUDE E FUTEBOL.

QUESTÃO 3

MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.

( ) OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.

( ) NOS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES AS REGRAS SÃO FIXAS. ELAS NÃO PODEM SER MODIFICADAS, SENDO QUE O GRUPO QUE ESTÁ JOGANDO DEVE SEGUI-LAS RIGOROSAMENTE.

( ) OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES EXIGEM MATERIAIS E ESPAÇOS ESPECÍFICOS PARA VIVENCIÁ-LOS.

( ) OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES SÃO ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS, POIS PODEM SER PRATICADOS POR TODOS.

QUESTÃO 4

LEIA A CARTA ABAIXO:

VOCÊ TEM ALGUM JOGO/BRINCADEIRA QUE ERA MUITO PRATICADO NA SUA FAMÍLIA? QUE TAL RESGATÁ-LO E MANTER A TRADIÇÃO VIVA? ESCREVA UMA CARTA PARA SEUS FILHOS OU NETOS FALANDO SOBRE ESSE JOGO, ASSIM COMO A CARTA ACIMA. DESSA MANEIRA, ELES PODERÃO SE SENTIR MAIS LIGADOS AOS SEUS DESCENDENTES.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0102) Reconhecer e valorizar os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo.
(EJAHI0121) Acessar a história do sujeito e da comunidade a partir documentos pessoais, escolares e comunitários.
ReferênciasKISHIMOTO, M. T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
INSTITUTO SOUZA CRUZ. Identidade Social. Disponível em: https://www.institutosouzacruz.org.br/groupms/sites/INS_8BFK5Y.nsf/vwPagesWebLive/DO8KSKDB?opendocument#:~:text=%C3%89%20a%20efetiva%20inser%C3%A7%C3%A3o%20das,e%20as%20identidades%20de%20classe. Acesso em 22 de setembro de 2023.
COIMBRA, A. O papel dos jogos tradicionais como atividade lúdica e educacional. 2007. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Desporto e Educação Física) – Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Porto, 2007.