You are currently viewing Língua Portuguesa: Efeitos visuais em textos literários – o poema visual

Língua Portuguesa: Efeitos visuais em textos literários – o poema visual

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Artes Visuais, destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Fonte: imagem gerada por Midjourney – acervo pessoal Ana Cristina P.Diniz

Efeitos visuais em textos literários – Poema visual

O termo “efeito visual” refere-se à influência de elementos visuais (imagens, tipos de letras ou símbolos), sobre nossas emoções ou pensamentos

Imagine que você está observando uma fotografia de um dia chuvoso, as cores e a composição da imagem podem despertar sentimentos como tranquilidade, saudade, ou até mesmo te fazer recordar de uma pessoa. Da mesma forma, palavras escritas em blocos estendidos e com letras grandes, com espessuras e formatos diferentes, podem capturar sua atenção.

Fonte: Desenho criador por Eurim Pablo para ilustrar o poema Chuva, de Ana Cristina P.Diniz

O efeito visual é a capacidade que os elementos visuais têm de comunicar uma mensagem ou sensação específica para o observador. Ele permite que você não apenas veja o que está diante de você, mas também sinta ou compreenda algo a partir dele.

O poema visual é um tipo de poema no qual a organização visual das palavras, imagens e símbolos no papel, ou na tela, colaboram para comunicar a mensagem ou sentimento do autor.


Questão 1

A definição de poema visual é

a) Um poema com rimas no final de cada verso.
b) Um poema lido em voz alta.
c) Um poema onde a organização visual das palavras e imagens é fundamental para sua interpretação.
d) Um poema escrito por dois autores.


Questão 2

Leia as duas versões do poema Chuva e analise suas semelhanças e diferenças.


Questão 3

É considerado efeito visual em um texto literário

a) O uso de palavras em outra língua.
b) A inclusão de imagens e fotos ao lado do texto.
c) O formato e a disposição das letras e palavras na página.
d) A presença de números e dados estatísticos.


Questão 4

Em sua opinião, os efeitos visuais podem enriquecer uma obra literária? Justifique.


Questão 5

A fotografia, o desenho, a colagem e a pintura são formas de nos expressar artisticamente. Escolha uma delas e crie o seu poema visual.

Após finalizá-lo, que tal oferecê-lo a alguém do seu convívio?


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação: Pedagogia
Componentes Curriculares:Língua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EJALP0308) Apreciar poemas visuais, concretos e ciberpoemas (vídeos, áudio e interatividade).
(EJALP0309) Comparar e distinguir o texto literário e não literário.
(EJALP0326) Produzir textos criativos em prosa e em versos.
(EJALP0327) Utilizar recursos expressivos, tais como: rimas, figuras de linguagem e recursos visuais.
                     
(EJAAV0312) Pesquisar e interagir com o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura local, regional e nacional, identificando e respeitando a diversidade, a criatividade e identidade dos diferentes grupos culturais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
Revisão – 2024Ariadiny Cândido Morais