Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Artes Visuais, destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Efeitos visuais em textos literários – Poema visual
O termo “efeito visual” refere-se à influência de elementos visuais (imagens, tipos de letras ou símbolos), sobre nossas emoções ou pensamentos.
Imagine que você está observando uma fotografia de um dia chuvoso, as cores e a composição da imagem podem despertar sentimentos como tranquilidade, saudade, ou até mesmo te fazer recordar de uma pessoa. Da mesma forma, palavras escritas em blocos estendidos e com letras grandes, com espessuras e formatos diferentes, podem capturar sua atenção.
O efeito visual é a capacidade que os elementos visuais têm de comunicar uma mensagem ou sensação específica para o observador. Ele permite que você não apenas veja o que está diante de você, mas também sinta ou compreenda algo a partir dele.
O poema visual é um tipo de poema no qual a organização visual das palavras, imagens e símbolos no papel, ou na tela, colaboram para comunicar a mensagem ou sentimento do autor.
Questão 1
A definição de poema visual é
a) Um poema com rimas no final de cada verso.
b) Um poema lido em voz alta.
c) Um poema onde a organização visual das palavras e imagens é fundamental para sua interpretação.
d) Um poema escrito por dois autores.
Questão 2
Leia as duas versões do poema Chuva e analise suas semelhanças e diferenças.
Questão 3
É considerado efeito visual em um texto literário
a) O uso de palavras em outra língua.
b) A inclusão de imagens e fotos ao lado do texto.
c) O formato e a disposição das letras e palavras na página.
d) A presença de números e dados estatísticos.
Questão 4
Em sua opinião, os efeitos visuais podem enriquecer uma obra literária? Justifique.
Questão 5
A fotografia, o desenho, a colagem e a pintura são formas de nos expressar artisticamente. Escolha uma delas e crie o seu poema visual.
Após finalizá-lo, que tal oferecê-lo a alguém do seu convívio?
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componentes Curriculares: | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EJALP0308) Apreciar poemas visuais, concretos e ciberpoemas (vídeos, áudio e interatividade). (EJALP0309) Comparar e distinguir o texto literário e não literário. (EJALP0326) Produzir textos criativos em prosa e em versos. (EJALP0327) Utilizar recursos expressivos, tais como: rimas, figuras de linguagem e recursos visuais. (EJAAV0312) Pesquisar e interagir com o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura local, regional e nacional, identificando e respeitando a diversidade, a criatividade e identidade dos diferentes grupos culturais. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. |
Revisão – 2024 | Ariadiny Cândido Morais |