Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA
Antecedentes
A ideia de construção de uma cidade que seria a nova capital do Brasil remonta ao século XIX. A primeira iniciativa oficial neste sentido foi a Comissão Exploradora do Planalto Central, conhecida como Missão Cruls. Ela foi instituída pela constituição de 1891, sob a liderança do diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro, o astrônomo Luis Cruls. Entre 1892 e 1894 realizou trabalhos de demarcação de terrenos e delimitou uma área de 14.400 Km², o “Quadrilátero Cruls”.
No dia sete de setembro de 1822, o governo de Epitácio Pessoa lançou a pedra fundamental da futura capital.
A constituição de 1946 determinou um estudo para a localização da capital. Este estudo confirmou o “Quadrilátero Cruls” como o melhor lugar.
Metassíntese
Apesar de ser uma ideia antiga, nenhum presidente antes de Juscelino Kubitschek deu prioridade para a construção da nova capital. JK fez deste empreendimento a metassíntese de seu Plano de Metas. Este plano era um ambicioso programa de modernização do Brasil que visava fazer investimentos em cinco setores estratégicos: energia, transporte, indústria, alimentação e educação.
Brasília seria o símbolo maior da modernização que chegava ao país:
uma cidade inteiramente planejada, que pretendia representar o esforço de afirmação da nacionalidade e o desejo de integração do interior ao centro, do país ao mundo, da tradição ao moderno.
Schwarcz; Starling. Edição do Kindle. p. 721.
Ao dar início à construção de Brasília, Juscelino Kubitschek criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Israel Pinheiro, engenheiro e deputado mineiro, homem da inteira confiança de JK, foi nomeado presidente. O engenheiro Bernardo Sayão foi nomeado diretor técnico. Oscar Niemeyer assumiu o cargo de diretor do departamento de Arquitetura.
A Novacap realizou um concurso para escolher o desenho da nova capital. Entre 26 propostas inscritas, a do urbanista Lúcio Costa saiu como vencedora. Ela apresentava racionalidade, funcionalidade e contemplava os objetivos de localizar Brasília numa posição estratégica do país.
O governo JK concretizou Brasília em três anos e para isso o presidente não poupou esforços para remover os entraves burocráticos. Além disso, colocou nos postos-chave gente de sua inteira confiança como é o caso de Israel Pinheiro. No dia 21 de abril de 1960, a nova capital foi inaugurada.
Juscelino sempre disse que a decisão de construir Brasília surgiu do nada, mas
Brasília cumpria funções demais para não ser intencional. Fez a ponte entre o velho e o novo Brasil, conferiu inteligibilidade popular ao Plano de Metas, forneceu a JK um inédito poder de barganha diante de adversários sensíveis à participação num negócio altamente lucrativo, e desviou a atenção da sociedade de problemas de difícil solução para o governo, como a inflação e a reforma agrária.
Schwarcz; Starling. Edição do Kindle. p. 723.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Marque a alternativa correta sobre a ideia de construção de uma nova capital brasileira.
(A) Trata-se de uma ideia descartada pela Missão Cruls.
(B) Trata-se de uma ideia criada por JK que surgiu do nada.
(C) Trata-se de uma ideia tentada por outros presidentes.
(D) Trata-se de uma ideia antiga que remonta ao século XIX.
QUESTÃO 2
O local escolhido para a construção da nova capital visava principalmente a:
(A) Promover a industrialização do Brasil.
(B) Integrar o interior ao restante do país.
(C) Transformar o tradicional em moderno.
(D) Afirmar a nacionalidade brasileira.
QUESTÃO 3
Você já foi a Brasília? Ou conhece a nossa capital só por fotos? Pessoalmente ou por fotos, você tem algumas percepções e impressões sobre esta cidade. Escreva um parágrafo apresentando estas percepções e impressões.
QUESTÃO 4
Brasília foi construída no território do estado de Goiás. Para os goianos a modernização simbolizada pela nova capital representava passar de uma economia quase colonial para uma economia industrial. Pensando nisso, escreva um parágrafo sobre o que representou a construção de Brasília para o estado de Goiás.
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0634) Relacionar a construção de Brasília com o processo de ocupação do centro-oeste brasileiro. |
Referencial teórico: | ALVES, Lara Moreira. A construção de Brasília: uma contradição entre utopia e realidade. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/brasilia/arquivos/LaraALVES-AconstrucaodeBrasilia.pdf> acesso em 14, set. 2023. SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle. |