Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Vôlei Sentado
Os primeiros esportes surgiram devido às transformações provocadas pela revolução industrial ao final da idade moderna. Já grande parte dos esportes paralímpicos surgiram em decorrência do grande número de pessoas feridas e mutiladas durante a Segunda Guerra Mundial.
Antes da guerra não haviam muitos programas ou políticas públicas específicas para a inclusão de pessoas com alguma forma de deficiência locomotora. Mas, após o conflito o número de pessoas amputadas e com outros ferimentos não podia ser mais desconsiderado.
Naquele momento histórico, a criação de diversos esportes paralímpicos tinham como objetivo propor atividades para a reabilitação e, principalmente, a inclusão dessas pessoas, apontando para a sociedade a necessidade de adaptação da cidade e dos ambientes, como foi o caso do vôlei sentado.
Segundo os registros históricos, o vôlei sentado surgiu na Holanda em 1956 como forma de reabilitar ex-combatentes feridos durante a guerra. Além da influência do voleibol tradicional, o vôlei sentado foi criado a partir de um outro jogo que já era praticado na Alemanha e que era conhecido como sitzball.
As regras do vôlei sentado são bem parecidas com o voleibol tradicional, mas com as dimensões da quadra menores, e com a imposição de só poder tocar a bola estando na posição sentado. Outra diferença entre o voleibol tradicional e o sentado é que no paradesporto pode-se bloquear o saque.
Assim como outros esportes paralímpicos, o vôlei sentado possui uma classificação dos atletas conforme o grau de comprometimento da locomoção. Assim, os atletas são classificados em 2 grupos principais. O primeiro grupo é o dos amputados, que vão da classe A1 até a classe A9.
O segundo grupo engloba uma grande variedade de pessoas com dificuldades de locomoção devido a lesões cerebrais, ou com paralisia cerebral, ou vítimas de um acidente vascular cerebral, ou pessoas com lesões na medula espinhal.
No Brasil, o vôlei sentado só começou a ser praticado em 2002 na cidade de Mogi das Cruzes – SP e logo se espalhou por várias outras cidades, inclusive em Goiânia.
Questão 1
O vôlei sentado surgiu
(A) nos EUA, após a primeira guerra mundial.
(B) na Inglaterra, após a revolução industrial.
(C) na Holanda, após a segunda guerra mundial.
(D) no Brasil, após a chegada da família real.
Questão 2
Os esportes paralímpicos tem como objetivo
(A) excluir as pessoas com deficiência de todo convívio social.
(B) promover a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência locomotora.
(C) incluir as pessoas com deficiência apenas no mundo esportivo.
(D) ganhar dinheiro com a venda de produtos para atletas.
Questão 3
Assim como em outros esportes paralímpicos, o vôlei sentado possui uma classificação dos atletas conforme o tipo e o grau de deficiência. Quais são as duas principais classificações de atletas no vôlei sentado?
Questão 4
Como a prática do vôlei sentado na escola pode ajudar no processo de inclusão de pessoas com alguma forma de deficiência locomotora não só no esporte, como em toda a sociedade?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0608) Vivenciar diferentes modalidades esportivas (EJAEF0609) Compreender e problematizar as características histórico culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |