ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
OS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS
SUBSTANTIVO PRÓPRIO É UM NOME QUE SE USA PARA IDENTIFICAR UMA PESSOA, LUGAR OU COISA ESPECÍFICA. COMO, POR EXEMPLO, O SEU NOME E O NOME DO BAIRRO EM QUE MORA.
O SUBSTANTIVO COMUM É UTILIZADO PARA NOMEAR COISAS, IDEIAS, FRUTAS, ENTRE OUTROS. SÃO PALAVRAS QUE USAMOS PARA NOS REFERIR A PESSOAS, LUGARES OU COISAS DE UMA FORMA GERAL.
QUESTÃO 1
ASSINALE A PALAVRA QUE É UM EXEMPLO DE SUBSTANTIVO PRÓPRIO
A) CARRO
B) CIDADE
C) PANELA
D) GOIÁS
QUESTÃO 2
LEIA A MINIBIOGRAFIA DA LUCIANE E ENCONTRE DOIS NOMES PRÓPRIOS E TRÊS COMUNS.
QUESTÃO 3
EM SUA OPINIÃO, EM QUAIS SITUAÇÕES DO SEU DIA-A-DIA É IMPORTANTE SABER A DISTINÇÃO ENTRE OS NOMES PRÓPRIOS E OS COMUNS?
QUESTÃO 4
A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DOS SUBSTANTIVOS COMUNS É A DE QUE
A) SÃO NOMES ESPECÍFICOS PARA LUGARES.
B) SÃO ÚNICOS E EXCLUSIVOS.
C) SÃO USADOS PARA SE REFERIR A PESSOAS, LUGARES OU COISAS DE FORMA GERAL.
D) SÃO UTILIZADOS APENAS NA LINGUAGEM TÉCNICA.
QUESTÃO 5
EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO ALGUMAS DAS RAZÕES PELAS QUAIS AS PESSOAS TIRAM SELFIES? LISTE PELO MENOS 3 MOTIVOS E EXPLIQUE POR QUE ELES SÃO POPULARES NA CULTURA ATUAL.
AUTORIA: | ANA CRISTINA P.DINIZ |
FORMAÇÃO: | PEDAGOGIA |
COMPONENTES CURRICULARES: | LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: | (EJALP0166) Compreender no texto a função dos nomes próprios e comuns. (EJAAV0112) Conhecer e explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, gravura, escultura, modelagem, vídeo, fotografia, dentre outros). |
REFERÊNCIAS: | GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. GOIÂNIA. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. |
REVISÃO – 2024: | Ariadiny Cândido Morais |