Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
REVOLUÇÃO GLORIOSA
Chama-se Revolução Gloriosa a transição de poder entre os reis ingleses Jaime II e Guilherme de Orange, em 1688. Essa revolução colocou fim ao absolutismo na Inglaterra e foi resultado de um processo histórico de lutas entre o rei e o parlamento.
Rei versus Parlamento
Em jogo nesta luta estava o modelo de governo a ser adotado. O rei buscava fortalecer uma monarquia absolutista enquanto o parlamento queria construir uma monarquia constitucional alinhada aos ideais liberais.
Depois da Revolução Puritana, quando o parlamento venceu o rei Carlos I, instalou-se uma república comandada inicialmente pelo parlamento e depois por Oliver Cromwell. Após a morte de Cromwell, em 1658, seu filho, Richard, ainda governou por poucos meses antes do poder retornar para o parlamento.
O parlamento, então, resolveu devolver o governo à dinastia Stuart e convidou Carlos II, filho de Carlos I, para assumi-lo com a condição de que teria poderes reduzidos.
Carlos II aceitou, mas assim que assumiu ficou clara a sua intenção de restaurar o absolutismo. Além disso, aproximou-se dos católicos. Os conflitos com o parlamento voltaram, em 1681 o rei o dissolveu novamente.
Carlos II morreu em 1685 e em seu lugar assumiu Jaime II que manteve a mesma linha de governo dos Carlos I e II. Diante desta situação, os conflitos entre o rei e o parlamento foram reforçados.
Revolução Gloriosa
Jaime II tentou fortalecer seus poderes absolutos e o catolicismo na Inglaterra. O parlamento, por sua vez, queria uma monarquia constitucional e praticava o puritanismo.
O parlamento começou a agir para derrubar o rei quando nasceu o filho de Jaime II que significava uma possibilidade real de continuidade da monarquia católica. Os parlamentares convidaram a filha do rei, Maria Stuart, e seu marido, Guilherme de Orange, ambos calvinistas, para participar de uma conspiração pela derrubada de Jaime II.
Comandando suas tropas, Guilherme de Orange forçou Jaime II a fugir para a França, onde viveu até o fim de sua vida. Foi o fim da monarquia absolutista na Inglaterra e a instauração da monarquia constitucional.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A Revolução Gloriosa foi a substituição do rei Jaime II pelo rei Guilherme de Orange na Inglaterra. O que fez essa simples troca de reis ser considerada uma revolução é o fato de se tratar da troca:
(A) Da monarquia constitucional pela monarquia liberal.
(B) Da monarquia absolutista pela república democrática.
(C) Da monarquia absolutista pela monarquia constitucional.
(D) Da monarquia constitucional pela monarquia republicana.
QUESTÃO 2
Além do modelo de governo, também estava em jogo a religião. Marque a opção correta quanto à religião defendida pelo parlamento.
(A) Católica.
(B) Luterana.
(C) Kardecista.
(D) Calvinista.
QUESTÃO 3
Quais as causas da Revolução Gloriosa?
QUESTÃO 4
A monarquia constitucional, em comparação com a monarquia absolutista, representa uma limitação do poder rei. A modernização na política significou a criação de governos centrados em instituições fortes em lugar de governos organizados em torno de personalidades. No Ocidente, a Inglaterra saiu na frente. A modernização na política abriu caminho para a modernização econômica e, no século XIX, o país tornou-se a maior potência europeia e mundial. Escreva um parágrafo sobre esta relação entre a modernização política e econômica.
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0529) Compreender a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa, relacionando-as com o fim do absolutismo na Inglaterra no século XVII. |
Referencial teórico: | CESAD. Revoluções inglesas [Cadernos de Aula]. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: <https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/16260016022012Historia_Moderna_II_aula_3.pdf> acesso em 08, ago. 2023. |