Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/oiU7Vp Acesso em 05, set. 2023.
AÇÃO REFLEXIVA
Dança com teatro.
Você já assistiu algo assim?
Você já pensou em mesclar um trabalho de criação em dança com a arte do teatro?
Dança com Teatro:
Uma Sinfonia de Expressão Artística
A dança e o teatro são duas formas de expressão artística que, quando combinadas, criam um espetáculo magnífico e poderoso. A mescla dessas linguagens artísticas não apenas amplia as possibilidades de comunicação, mas também aprofunda a conexão emocional com o público, oferecendo uma experiência sensorial única e enriquecedora.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/eaAxGk Acesso em 05, set. 2023.
Colaboração e Interação
A dança, caracterizada pela fluidez do movimento corporal, e o teatro, com sua ênfase na narrativa e na interpretação emocional, compartilham um terreno fértil para a colaboração. A integração dessas duas formas de arte pode acontecer de várias maneiras, desde coreografias que contam histórias até performances onde a expressão corporal e verbal se entrelaçam de maneira harmoniosa.
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/nZGG9V Acesso em 05, set. 2023.
Nesse contexto, um processo de criação em dança que envolve os elementos do teatro poderia ser desenvolvido da seguinte forma:
Passo 1: Exploração do Conceito
Comece com a escolha de um tema ou conceito que será explorado durante a criação. Pode ser uma emoção, um evento histórico, um conflito humano, entre outros.
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/9kjrVd Acesso em 05, set. 2023.
Passo 2: Pesquisa e Desenvolvimento das Personagens
Desenvolva personagens que representarão o tema escolhido. Explore suas motivações, personalidades e histórias individuais. Isso fornecerá uma base sólida para a expressão tanto por meio da dança quanto do diálogo.
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/s5rQLc Acesso em 05, set. 2023.
Passo 3: Integração Coreográfica e Cênica
Crie sequências coreográficas que não apenas enfatizem a beleza do movimento, mas também sirvam para avançar na narrativa. Integre elementos cênicos, como cenários e adereços, para aprimorar a ambientação e o entendimento da história.
Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/9JaeRF Acesso em 05, set. 2023.
Passo 4: Diálogo e Expressão Verbal
Determine os momentos em que o diálogo verbal complementará a expressão corporal. Isso pode ser feito por meio de monólogos, diálogos entre personagens ou até mesmo em momentos de interação com o público.
Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/2gEBa7T Acesso em 05, set. 2023.
Passo 5: Ensaios e Ajustes
Realize ensaios para refinar a integração entre dança e teatro. Ajuste a sincronia entre os movimentos e as falas, garantindo que ambos fluam naturalmente.
Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/9JaH2Z Acesso em 05, set. 2023.
QUESTÃO 1
Como a integração de elementos cênicos pode enriquecer uma apresentação de dança e teatro?
QUESTÃO 2
Explique como a interação entre diálogo verbal e expressão corporal pode aprimorar a narrativa em uma performance que mescla dança e teatro.
QUESTÃO 3
Um dos benefícios da integração entre dança e teatro é
( A ) a limitação criativa.
( B ) a redução da expressividade.
( C ) a ampliação das possibilidades artísticas.
( D ) a restrição à narrativa.
QUESTÃO 4
É importante desenvolver personagens em um processo de criação que mescla dança e teatro
( A ) mas não é relevante, já que a dança é a prioridade.
( B ) pois apenas serve para preencher o tempo.
( C ) pois contribui para uma base narrativa sólida e conexão emocional.
( D ) mas dificulta a coreografia.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0411) Desenvolver processos de criação e composição em dança, explorando a integração entre as linguagens artísticas e seus elementos constitutivos e processuais, utilizando materiais e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais |
Referências: | FARIA, João Roberto; GUINSBURG, J. e LIMA, Mariângela Alves. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009. LECOQ, Jacques – O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Ed. SENAC /SESC, 2010. MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999. NANNI, Dionísia. A dança como veículo de expressão e comunicação: uma visão holística. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 3, n. 1, p. 41-45, jan. 1989. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. VASCONCELLOS, Luis Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001. |