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Arte/Dança – Dança com Teatro

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/oiU7Vp Acesso em 05, set. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA

Dança com teatro.

Você já assistiu algo assim?

Você já pensou em mesclar um trabalho de criação em dança com a arte do teatro?

Dança com Teatro: 

Uma Sinfonia de Expressão Artística

A dança e o teatro são duas formas de expressão artística que, quando combinadas, criam um espetáculo magnífico e poderoso. A mescla dessas linguagens artísticas não apenas amplia as possibilidades de comunicação, mas também aprofunda a conexão emocional com o público, oferecendo uma experiência sensorial única e enriquecedora.

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Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/eaAxGk Acesso em 05, set. 2023.

Colaboração e Interação

A dança, caracterizada pela fluidez do movimento corporal, e o teatro, com sua ênfase na narrativa e na interpretação emocional, compartilham um terreno fértil para a colaboração. A integração dessas duas formas de arte pode acontecer de várias maneiras, desde coreografias que contam histórias até performances onde a expressão corporal e verbal se entrelaçam de maneira harmoniosa.

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Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/nZGG9V Acesso em 05, set. 2023.

Nesse contexto, um processo de criação em dança que envolve os elementos do teatro poderia ser desenvolvido da seguinte forma:

Passo 1: Exploração do Conceito

Comece com a escolha de um tema ou conceito que será explorado durante a criação. Pode ser uma emoção, um evento histórico, um conflito humano, entre outros.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/9kjrVd Acesso em 05, set. 2023.

Passo 2: Pesquisa e Desenvolvimento das Personagens

Desenvolva personagens que representarão o tema escolhido. Explore suas motivações, personalidades e histórias individuais. Isso fornecerá uma base sólida para a expressão tanto por meio da dança quanto do diálogo.

Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/s5rQLc Acesso em 05, set. 2023.

Passo 3: Integração Coreográfica e Cênica

Crie sequências coreográficas que não apenas enfatizem a beleza do movimento, mas também sirvam para avançar na narrativa. Integre elementos cênicos, como cenários e adereços, para aprimorar a ambientação e o entendimento da história.

Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/9JaeRF Acesso em 05, set. 2023.

Passo 4: Diálogo e Expressão Verbal

Determine os momentos em que o diálogo verbal complementará a expressão corporal. Isso pode ser feito por meio de monólogos, diálogos entre personagens ou até mesmo em momentos de interação com o público.

Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/2gEBa7T Acesso em 05, set. 2023.

Passo 5: Ensaios e Ajustes

Realize ensaios para refinar a integração entre dança e teatro. Ajuste a sincronia entre os movimentos e as falas, garantindo que ambos fluam naturalmente.

Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/9JaH2Z Acesso em 05, set. 2023.

QUESTÃO 1

Como a integração de elementos cênicos pode enriquecer uma apresentação de dança e teatro?

QUESTÃO 2

Explique como a interação entre diálogo verbal e expressão corporal pode aprimorar a narrativa em uma performance que mescla dança e teatro.

QUESTÃO 3

Um dos benefícios da integração entre dança e teatro é

( A ) a limitação criativa.

( B ) a redução da expressividade.

( C ) a ampliação das possibilidades artísticas.

( D ) a restrição à narrativa.

QUESTÃO 4

É importante desenvolver personagens em um processo de criação que mescla dança e teatro

( A ) mas não é relevante, já que a dança é a prioridade.

( B ) pois apenas serve para preencher o tempo.

( C ) pois contribui para uma base narrativa sólida e conexão emocional.

( D ) mas dificulta a coreografia.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0411) Desenvolver processos de criação e composição em dança, explorando a integração entre as linguagens artísticas e seus elementos constitutivos e processuais, utilizando materiais e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais
Referências:FARIA, João Roberto; GUINSBURG, J. e LIMA, Mariângela Alves. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LECOQ, Jacques – O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Ed. SENAC /SESC, 2010.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
NANNI, Dionísia. A dança como veículo de expressão e comunicação: uma visão holística. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 3, n. 1, p. 41-45, jan. 1989.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VASCONCELLOS, Luis Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.