Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 6º Período (8ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O que são e para que servem os Gráficos?
São representações visuais de dados que facilitam a compreensão e análise de informações complexas e servem para divulgar informações de maneira rápida e compreensível, auxiliando as pessoas na tomada de decisões.
Imagem: canva.com/gráfico https://l1nk.dev/kid8B
Tipos de Gráficos
Existem vários tipos de gráficos, porém, os mais usados são os de colunas (ou barras), linhas e setores circulares.
Gráfico de Colunas (Barras)
São aqueles que se utilizam de retângulos verticais ou horizontais para comparar valores entre diferentes categorias de forma visualmente clara, através das suas alturas.
Imagens ilustrativa do autor produzida na planilha do Excel
Seus principais elementos:
- Título: descreve o assunto do gráfico.
- Eixo Horizontal: mostra as categorias ou unidades de tempo que estão sendo comparadas.
- Eixo Vertical: indica a escala dos valores numéricos que correspondem à altura das colunas.
- Grade: são as linhas horizontais e verticais que se estendem pelo gráfico, auxiliando na leitura precisa dos valores.
Gráfico de Linhas
São aqueles que unem os pontos de dados com linhas indicando as mudanças ao longo do tempo.
Imagem ilustrativa do autor produzida na planilha do Excel
Seus principais elementos:
- Título: descreve o assunto do gráfico.
- Linhas: representam os dados ou variáveis ao longo do eixo horizontal.
- Eixo Horizontal: mostra o tempo ou as categorias em que os dados foram coletados.
- Eixo Vertical: indica os valores numéricos das medidas que estão sendo representadas.
- Pontos de Dados: são os cruzamentos das linhas com os eixos, mostrando os valores exatos das variáveis em momentos específicos.
Gráfico de Setor Circular (Gráfico de Pizza)
São aqueles que dividem um círculo em setores, proporcionalmente representando a composição percentual de partes de um todo. São eficazes no resumo de informações e facilitam a compreensão das proporções entre as partes de um todo.
Imagem ilustrativa do autor produzida na planilha do Excel
Seus elementos:
- Fatias ou setores: indicam as categorias ou as partes do todo.
- Legenda: fornece, através de cores, a associação de cada setor a sua categoria específica.
- Ângulos: ajudam a perceber visualmente as diferenças nas quantidades.
É de fundamental importância indicar os elementos nos gráficos, eles garantem que as informações sejam compreendidas com precisão.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
O gráfico abaixo mostra as temperaturas médias mensais em duas cidades diferentes do interior de Goiás.
Imagem ilustrativa do autor produzida na Planilha do Excel
Após analisar o gráfico, responda aos itens.
A) Qual o título do gráfico?
B) O que representa as informações nos eixos vertical e horizontal?
C) Qual foi o mês que teve a maior variação de temperatura?
D) Identifique um erro que pode tornar a comparação das temperaturas entre as cidades confusa.
E) qual foi a temperatura média na cidade de Jataí nos meses de janeiro e fevereiro?
QUESTÃO 02
O gráfico de setor circular abaixo apresenta a distribuição de dispositivos eletrônicos usados por pessoas ao longo do dia.
Imagem ilustrativa do autor produzida na Planilha do Excel
Após realizar a análise do gráfico, responda aos itens:
A) Qual é o título do gráfico?
B) O que a legenda está indicando ao leitor?
C) Qual dispositivo é o mais usado?
D) Identifique uma possível omissão de informações que poderia afetar a interpretação do gráfico.
E) Qual é a diferença de tempo médio entre o dispositivo mais usado e o menos usado?
QUESTÃO 03
O gráfico de linhas abaixo, representa a variação da temperatura média mensal em uma cidade do interior de Goiás.
Imagem ilustrativa do autor produzida na Planilha do Excel
O pico mais alto de temperatura média ocorreu no mês de
(A) Julho.
(B) Agosto.
(C) Setembro.
(D) Outubro.
QUESTÃO 04
O gráfico de colunas representa os gastos mensais de uma família.
Imagem ilustrativa do autor produzida na Planilha do Excel
De acordo com o gráfico, podemos afirmar que a categoria que teve a menor variação nos gastos entre esses dois meses foi
(A) Aluguel.
(B) Transporte.
(C) Educação.
(D) Dados insuficientes para a resposta.
SAIBA MAIS
Vídeo para aprender um pouco mais sobre análise de gráficos.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0626) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. |