Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ARTICULADORES TEXTUAIS
Articuladores textuais são conhecidos como conectores ou marcadores de coesão, vistos como palavras, frases ou expressões que têm a função de estabelecer relações entre as diferentes partes de um texto, conferindo-lhe coesão e coerência. Eles ajudam a organizar as ideias, facilitando a compreensão do leitor e tornando o texto mais claro e estruturado. Os articuladores ajudam a conectar frases e parágrafos, garantindo que o texto flua naturalmente. Eles facilitam a progressão lógica das ideias, evitando a sensação de fragmentação ou desordem.
Enquanto elementos constituintes de um bom texto, os articuladores textuais podem ser divididos em várias categorias, cada uma com sua função específica:
Articuladores de adição: são usados para acrescentar informações semelhantes ou complementares. Exemplos: “além disso”, “também”, “ademais”, “além do mais”.
Articuladores de oposição: estabelecem contrastes ou conflitos entre ideias. Exemplos: “mas”, “porém”, “contudo”, “entretanto”.
Articuladores de causa e consequência: indicam a razão ou a causa de um evento, assim como suas consequências. Exemplos: “porque”, “pois”, “assim”, “logo”, “então”.
Articuladores de comparação: são usados para estabelecer relações de semelhança ou diferença entre elementos. Exemplos: “como”, “semelhantemente”, “assim como”, “ao contrário”.
Articuladores de finalidade: indicam o propósito ou objetivo de uma ação. Exemplos: “para que”, “a fim de que”, “com o intuito de”.
Articuladores de tempo: marcam a sequência temporal dos eventos no texto. Exemplos: “antes”, “depois”, “enquanto”, “agora”.
Articuladores de conclusão: sinalizam o fechamento de uma ideia ou argumento. Exemplos: “portanto”, “em síntese”, “em conclusão”.
Articuladores de exemplificação: apresentam exemplos que ilustram as ideias. Exemplos: “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”.
Articuladores de condição: estabelecem uma relação de dependência entre eventos. Exemplos: “se”, “caso”, “desde que”, “a menos que”.
Articuladores de causa e efeito: indicam uma relação de causa e consequência entre eventos. Exemplos: “porque”, “já que”, “uma vez que”.
Escrever não é uma tarefa fácil, exige dedicação, e em especial reconhecer o sentido e a empregabilidade das palavras que usamos, por isso é de grande relevância conhecer os articuladores textuais, pois eles desempenham um papel fundamental na compreensão de um texto.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Preencha as lacunas com os articuladores de comparação ou oposição corretos.
a) Ela tem uma personalidade extrovertida, ____ seu irmão é mais reservado.
b) A empresa investiu em publicidade; ____ seus concorrentes optaram por focar na melhoria dos produtos.
c) A economia do país tem crescido nos últimos anos; ____ os desafios sociais continuam a ser uma preocupação.
d) Ela é uma excelente cantora; ____ é também uma talentosa dançarina.
e) O filme era interessante; ____ achei que o final deixou muito a desejar.
f) O projeto tinha ótimas ideias; ____ faltou um planejamento adequado para sua execução.
QUESTÃO 2
Complete as sentenças usando articuladores de causa e consequência.
a) Ele estudou com dedicação, ____ obteve as melhores notas na prova.
b) A tempestade foi intensa, ____ muitas árvores foram derrubadas.
c) O time treinou arduamente, ____venceu o campeonato regional.
d) O autor apresentou diversos argumentos convincentes, ____ a tese principal ficou clara.
e) Elas organizaram uma festa de arrecadação de fundos, ____ contribuir para a instituição de caridade local.
f) A palestra foi esclarecedora; ____ todos saíram do evento com uma compreensão mais profunda do assunto.
QUESTÃO 3
Complete a sentença abaixo com um articulador de tempo e exemplificação adequado.
Primeiramente, discutiremos os problemas ambientais; ____ abordaremos possíveis soluções.
(A) enquanto
(B) depois
(C) além disso
(D) em contrapartida
QUESTÃO 4
Fazendo uma análise do sentido dos articuladores textuais abaixo, escolha aquele que melhor completa a lacuna.
Ele se atrasou para a reunião; ____ o trânsito estava caótico.
(A) além disso
(B) então
(C) por isso
(D) porque
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0631) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais (EJALP0632) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais) |
Referências bibliográficas: | FÁVERO, L. L. Coesão e Coerência Textuais. 6. Ed. São Paulo: Ática, 1999. FERRAREZI, Celso Junior & BASSO, Renato. Semântica, semânticas uma introdução. São Paulo. Ed. Contexto, 2013. FIORIM, J.L & SAVIOLI, F.P. Para entender o Texto. Leitura e Redação. 10 ed. Ed. Ática. São Paulo. 2007. KOCH, Ingedore V. & TRAVAGLIA, L.C. Texto e Coerência. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993 |