Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Ginástica. Hoje estudaremos sobre a Ginástica de conscientização corporal e suas características históricas e culturais. Vamos aos estudos?
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS
CONCEITO
A ginástica de conscientização corporal é uma prática que busca promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, por meio de exercícios que estimulam a consciência corporal, a respiração e o relaxamento. Essa modalidade de ginástica possui características históricas e culturais que influenciaram seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Historicamente, a ginástica de conscientização corporal tem suas raízes em práticas orientais, como o YOGA, PILATES, e o TAI CHI CHUAN.
OBJETIVOS E PRINCÍPIOS
Essas práticas milenares têm como objetivo principal a harmonização do corpo e da mente, através de movimentos suaves, respiração consciente e meditação.
A ginástica de conscientização corporal se inspira nesses princípios e os adapta para a realidade ocidental.
Culturalmente, a ginástica de conscientização corporal está inserida em um contexto de busca pelo bem-estar e qualidade de vida.
A sociedade contemporânea valoriza cada vez mais a saúde física e mental, e a ginástica de conscientização corporal surge como uma alternativa para alcançar esses objetivos.
BENEFÍCIOS
Além disso, essa prática também está relacionada à valorização do corpo e da sua expressão, promovendo a autoestima e a aceitação do próprio corpo.
CARACTERÍSTICAS
A ginástica de conscientização corporal apresenta essencialmente uma abordagem holística. Essa modalidade de ginástica considera o corpo como um todo, integrando aspectos físicos, emocionais e espirituais. Dessa forma, os exercícios são desenvolvidos de maneira a estimular a conexão entre esses diferentes aspectos, promovendo um equilíbrio global.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O desenvolvimento ao longo do tempo da ginástica de conscientização corporal deu-se
(A) por meio da incorporação de técnicas de dança.
(B) através da influência de práticas religiosas e espirituais.
(C) por meio da adaptação de exercícios militares.
(D) através da combinação de diferentes abordagens terapêuticas.
QUESTÃO 02
Os princípios filosóficos fundamentais da ginástica de conscientização corporal referem-se
(A) ao equilíbrio e harmonia.
(B) a força e resistência.
(C) a flexibilidade e agilidade.
(D) a concentração e meditação.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Como a ginástica de conscientização corporal se relaciona com outras práticas corporais, como a yoga e artes marciais?
QUESTÃO 04
Para registrar em seu caderno. Realize uma pesquisa e identifique quais são os principais benefícios físicos e mentais associados à prática da ginástica de conscientização corporal ao longo da história?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito. |
Referências | DC-GO Amplado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |