Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: Acervo pessoal do Professor Eurim Pablo disponibilizado para o conexão Escola.
AÇÃO REFLEXIVA
O que você entende sobre:
Arte;
Arte Contemporânea;
Dança;
Dança Contemporânea;
Antes de começar a atividade converse com seus colegas sobre esses assuntos.
Sobre a nossa aula
Bem-vindos à nossa aula sobre os elementos estruturais e estéticos presentes na cena contemporânea da Arte/Dança Contemporânea. Nesta aula, exploraremos como a produção em dança reflete as características da arte contemporânea, analisando tanto os aspectos estruturais quanto estéticos que definem esse estilo. Vamos compreender como a Arte/Dança Contemporânea se tornou uma manifestação rica e diversificada no mundo da cultura.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS NA
ARTE/DANÇA CONTEMPORÂNEA:
FLUIDEZ E EXPERIMENTAÇÃO
NARRATIVA NÃO-LINEAR
IMPROVISAÇÃO E ESPONTANEIDADE
FIGURINOS E INDUMENTÁRIA
CENÁRIO E ESPAÇO
ILUMINAÇÃO E ATMOSFERA
COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
FLUIDEZ E EXPERIMENTAÇÃO
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/4ZtLHx Acesso em 28, abr. 2023.
Uma das características mais marcantes da dança contemporânea é a quebra das estruturas rígidas. A coreografia é frequentemente fluida e permite que os movimentos fluam naturalmente, muitas vezes em oposição às formas tradicionais de dança. A experimentação é incentivada, dando aos coreógrafos e dançarinos a liberdade de explorar novos movimentos, técnicas e abordagens.
NARRATIVA NÃO-LINEAR
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/nyKG8n Acesso em 28, abr. 2023.
Diferente das formas de dança mais tradicionais, a dança contemporânea muitas vezes apresenta narrativas não-lineares ou até mesmo ausentes. Os dançarinos podem usar gestos, movimentos e expressões para transmitir emoções e ideias, sem a necessidade de uma história linear. Isso permite que o público interprete e se conecte com a performance de maneira pessoal.
IMPROVISAÇÃO E ESPONTANEIDADE
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/8h81mz Acesso em 28, abr. 2023.
A improvisação é uma parte fundamental da dança contemporânea. Os dançarinos têm a liberdade de explorar movimentos no momento, respondendo a estímulos internos e externos. Isso não apenas dá um toque único a cada apresentação, mas também permite que os artistas expressem sua individualidade e criatividade.
FIGURINOS E INDUMENTÁRIA
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/8hAMHp Acesso em 28, abr. 2023.
A indumentária na dança contemporânea é diversificada e muitas vezes reflete a estética atual. Os figurinos podem variar desde roupas do dia a dia até trajes conceituais, influenciando a atmosfera da performance e comunicando ideias sobre identidade, contexto histórico e social.
CENÁRIO E ESPAÇO
Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/8uZ97G Acesso em 28, abr. 2023.
O cenário na dança contemporânea pode ser altamente inovador e conceitual. Pode ser minimalista, com foco na interação entre os dançarinos e o espaço vazio, ou pode incluir elementos cenográficos elaborados que complementam a narrativa da performance. O espaço é muitas vezes considerado parte integrante da coreografia, influenciando os movimentos e as emoções transmitidas.
ILUMINAÇÃO E ATMOSFERA
Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/9JdyNb Acesso em 28, abr. 2023.
A iluminação desempenha um papel fundamental na criação de atmosferas emocionais na dança contemporânea. Mudanças sutis ou dramáticas na iluminação podem destacar diferentes aspectos da performance, alterar a percepção do espaço e transmitir sentimentos específicos aos espectadores.
COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/utLAHX Acesso em 28, abr.2023.
A dança contemporânea muitas vezes transcende os limites da dança tradicional, colaborando com outras formas de arte, como música, artes visuais e até tecnologia. Essas colaborações enriquecem a experiência geral, proporcionando uma abordagem mais holística à apresentação e ampliando as possibilidades criativas.
ARTE/DANÇA CONTEMPORÂNEA
A Arte/Dança Contemporânea é uma manifestação artística rica e multifacetada que desafia as convenções, abraça a evolução cultural e permite que os artistas explorem novos territórios criativos. Seus elementos estruturais e estéticos refletem a natureza fluida da sociedade contemporânea e a busca contínua pela expressão pessoal e inovação artística.
QUESTÃO 1
Explique como a narrativa não-linear na dança contemporânea contribui para a experiência do espectador.
QUESTÃO 2
Cite exemplos de como a dança contemporânea incorpora elementos da sociedade moderna em sua estética, incluindo figurinos e cenários.
QUESTÃO 3
Uma característica comum da estrutura na Arte/Dança Contemporânea é
( A ) a narrativa linear.
( B ) a restrição à improvisação.
( C ) a abordagem tradicional de movimentos.
( D ) a fluidez e experimentação na estrutura.
QUESTÃO 4
A colaboração de outras formas da arte influencia a Arte/Dança Contemporânea, pois
( A ) restringe a expressão artística.
( B ) diminui o foco na inovação.
( C ) enfraquece a interação com o público.
( D ) enriquece a experiência geral.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0607) Confrontar e perceber de forma ampla os elementos estruturais e estéticos presentes na cena contemporânea da arte, ressaltando a produção em dança e suas características sob a ótica da Arte/Dança Contemporânea |
Referências: | ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FORTIN, S.; LONG, W. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11 n. 2, p. 9-28, maio/ago. 2005. FREIRE, Ana Vitória. Angel Vianna: uma biografia da dança contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005. SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. STRAZZACAPPA, M. Dançando na chuva… e no chão de cimento. O ensino das artes construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001. |