You are currently viewing A Curiosidade tá ON:  O que são fungos?

A Curiosidade tá ON:  O que são fungos?

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O que são fungos?

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A História da Capoeira”. Disponível em: https://youtu.be/9hjYIKegKpM

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Festival de Capoeira na Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro

O Festival de Capoeira em sua 5ª edição ocorreu em dezembro de 2022 na E. M. Mônica de Castro Carneiro.

Agradecemos a participação e contribuição da professora Jussara e do diretor Yves de Sousa Silva que abriram as portas da unidade educacional, para que pudéssemos participar deste momento especial.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fungos_cogumelos.jpg > acesso em 18/08/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Divida a sala em grupos de até 5 estudantes.

Passo 2 – Cada grupo irá registrar por meio de câmera fotográfica, ou pela câmera fotográfica do celular, fotos dos vários fungos encontrados diariamente.

Passo 3 – Após a produção dos registros, cada grupo montará um cartaz com os fungos registrados e um breve texto explicando as características de cada fungo.

Passo 4 – Por fim, o professor fará uma exposição dos cartazes na parede externa da sala de aula da turma.

Habilidades:Componente: Ciências da Natureza

(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
(EF04CI08-A) Identificar as formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: fungos, bactérias, protozoários e vírus.

Componente: Arte

(GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas.