Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
Revolução Puritana
Veja esta situação:
A revolução
Em 1640, em meio a uma crise econômica, o rei inglês, Carlos I, recorreu ao parlamento para angariar recursos. Pela lei vigente, o monarca precisava da aprovação parlamentar. Diante de resistências, iniciou-se um conflito que desembocou na guerra civil entre o exército do rei e o exército do parlamento. Esta guerra terminou em 1649 com a vitória do parlamento e a decapitação do rei.
Este conflito faz parte de um processo de longa duração de transformações sociais e políticas que enfraquecia o poder absoluto dos reis.
O parlamento
O parlamento inglês era formado pela Câmara dos Lordes, composta pela alta nobreza, e pela Câmara dos Comuns, constituída por proprietários rurais, a gentry. A Câmara dos Lordes geralmente era católica e apoiava o rei. Já a Câmara dos Comuns, era parlamentarista e protestante.
Gentry
Era uma pequena nobreza, geralmente agrária, empreendedora e protestante. Não possuía os privilégios jurídicos da alta nobreza, mas dominava a Câmara dos Comuns e vinha num processo de ascensão social e política.
Buscando a redução do poder da alta nobreza e arrecadação de fundos, os governos da dinastia Tudor conferiram cargos administrativos nas cidades e nos campos à gentry. Henrique VIII vendeu-lhes propriedades que foram confiscadas da Igreja de Roma. A Coroa também cedeu ou vendeu a leigos o padroado sobre diversos benefícios eclesiásticos. Por volta de 1640, era constituída por homens independentes e com recursos.
Reforma protestante
Numa época em que a religião e a política não se separavam tanto, as mudanças no mundo religioso também foram importantes no enfraquecimento do poder real.
A igreja Anglicana buscou articular o conteúdo protestante ao católico isso manteve os súditos católicos e protestantes sob controle. Mas a incerteza doutrinária e a venda do padroado dificultavam a solidificação da igreja.
A Reforma Protestante gerou conflitos em relação à interpretação da Bíblia e ao direito divino dos reis.
Lutero estimulou a liberdade de leitura da Bíblia. A tradução para o inglês, sua impressão e divulgação levou grande número de ingleses a buscar novas experiências religiosas e políticas. A leitura disseminada da Bíblia favoreceu o questionamento da doutrina do direito divino dos reis.
Desestruturação da hierarquia social
Outro fator importante foi a desestruturação da hierarquia social constituída desde o feudalismo. Tornou-se crescente um contingente de homens sem senhor: vagabundos, mendigos e ladrões; diferentes seitas protestantes formadas por pequenos artesãos, aprendizes, trabalhadores temporários, etc.; camponeses pobres e ocupantes ilegais de terrenos comunais, áreas incultas e florestas.
A hostilidade entre esta plebe e os grupos dominantes acirrou-se entre 1620 e 1650. Questionavam o fato de o nascimento determinar que uns tivessem tanto e outros tão pouco. Também se voltavam contra o clero, considerado inútil e corrupto.
Conclusão
As bases da monarquia absolutista inglesa eram questionadas. Neste contexto, uma crise entre o parlamento e o rei levou ao rompimento da monarquia e à instalação de uma república após a vitória do exército parlamentar.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Para alguns historiadores, a gentry foi o grupo mais beneficiado com a Revolução Puritana. Marque a opção correta sobre este grupo.
(A) Alta nobreza, formada pela aristocracia, que continha os fidalgos mais bem nascidos.
(B) Pequena nobreza, ou seja, um grupo intermediário entre a alta nobreza e os grupos desprestigiados.
(C) Plebe, formada por um grande contingente de homens sem senhor que crescia cada vez mais.
(D) O clero, formado pelo conjunto de sacerdotes da igreja anglicana, a religião oficial do reino inglês.
QUESTÃO 2
Ao estimular a liberdade da leitura da Bíblia a Reforma Protestante contribuiu para fortalecer o questionamento da doutrina do direito divino dos reis. De acordo com esta doutrina:
(A) O rei deveria governar obedecendo a uma constituição redigida pelo parlamento.
(B) O poder do rei era absoluto pois ele só prestava contas de seus atos diretamente a Deus.
(C) O rei tinha a legitimidade para governar pois havia sido coroado pelo papa da Igreja Católica.
(D) O rei deveria ser o fundamento do poder que seria exercido pelo primeiro-ministro.
QUESTÃO 3
A partir da leitura do texto, escreva com suas próprias palavras um parágrafo que explique por que a Revolução Puritana aconteceu.
QUESTÃO 4
De que forma o crescimento do número de homens sem senhor contribuiu para que a Revolução Puritana acontecesse?
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0529) Compreender a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa, relacionando-as com o fim do absolutismo na Inglaterra no século XVII. |
Referencial teórico: | CESAD. Revoluções inglesas [Cadernos de Aula]. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: <https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/16260016022012Historia_Moderna_II_aula_3.pdf> acesso em 08, ago. 2023. |