Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O ADJETIVO E A LOCUÇÃO ADJETIVA
O adjetivo é uma das classes gramaticais mais primorosas da Língua Portuguesa, capaz de detalhar seres, objetos, lugares, sentimentos, estados e situações. Por questões de concordância ou mesmo subjetividade o adjetivo sofre variações de gênero, número e grau.
1 – Variação em Gênero:
Masculino: O adjetivo concorda em gênero com o substantivo masculino. Por exemplo, “lugar abandonado” (masculino)
Feminino: O adjetivo concorda em gênero com o substantivo feminino. Por exemplo, “casa abandonada” (feminino).
2- Variação em Número:
Singular: O adjetivo concorda em número com um substantivo singular. Por exemplo, “cachorro brincalhão.”
Plural: O adjetivo concorda em número com um substantivo plural. Por exemplo, “cachorros brincalhões.”
3 – Variação em Grau:
Grau Comparativo:
Comparativo de Igualdade: Usa-se “tão” antes do adjetivo e “quanto” depois. Por exemplo, “Ele é tão alto quanto ela.”
Comparativo de Superioridade: Usa-se “mais” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ele é mais alto que ela.”
Comparativo de Inferioridade: Usa-se “menos” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ele é menos alto que ela.”
Grau Superlativo:
Superlativo Absoluto: Indica o mais alto grau da característica. Pode ser analítico (usando “muito” antes do adjetivo) ou sintético (formado com sufixos). Por exemplo, “muito bonita” (analítico) ou “lindíssima” (sintético).
Superlativo Relativo:
Superlativo Relativo de Superioridade: Usa-se “o/a mais” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ele é o mais alto da turma.”
Superlativo Relativo de Inferioridade: Usa-se “o/a menos” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ela é a menos experiente da equipe.” As variações de gênero, número e grau dos adjetivos formam sistemas de concordância aplicáveis a Língua Portuguesa, exatamente por ser o adjetivo uma classe de palavras que tem a função principal de qualificar ou caracterizar um substantivo.
A locução adjetiva é um grupo de palavras que funciona como um adjetivo, ou seja, desempenha a função de modificar um substantivo, expressando características ou qualidades. Em vez de usar apenas um único adjetivo, uma locução adjetiva consiste em duas ou mais palavras que juntas têm o mesmo efeito descritivo.
Geralmente, uma locução adjetiva é composta por um substantivo e uma palavra que descreve ou modifica esse substantivo. Essa palavra que modifica pode ser um adjetivo ou advérbio, ligados ou não por uma preposição.
Exemplos de locuções adjetivas:
“Casa à beira-mar” – A locução adjetiva “à beira-mar” descreve o tipo de casa.
“Livro de capa dura” – A locução adjetiva “de capa dura” descreve o tipo de capa do livro.
Tanto os adjetivos quanto as locuções adjetivas desempenham um papel essencial na construção da comunicação. Eles são fundamentais para enriquecer a linguagem, pois favorecem uma caracterização de um enunciado ou parte dele.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Sabendo que o adjetivo apresenta uma enorme capacidade de caracterização, identifique os adjetivos nas seguintes frases:
a) O céu estava claro e estrelado.
b) Aquela casa antiga estava cercada por árvores altas.
c) A menina feliz pulou de alegria ao ver suas notas boas.
d) O filme foi longo e emocionante.
e) O cachorro pequeno correu rapidamente pelo parque.
f) Não foi possível comprar aqueles produtos importados.
QUESTÃO 2
Complete as frases usando o grau comparativo adequado dos adjetivos, de forma pessoal você acrescentar mais (superioridade) ou menos (inferioridade)
a) Ele é __________ (alto) que eu.
b) O verão é __________ (quente) do que a primavera.
c) O livro é __________ (interessante) que o filme.
d) Esta é a __________ (difícil) tarefa que já enfrentei.
e) A melodia da segunda música é __________ (calma) que a da primeira.
f) Aquela jovem foi _____________ (elogiada) durante o desfile.
QUESTÃO 3
Complete a frase com a opção que apresenta uma locução adjetiva.
O restaurante __________ servia pratos deliciosos.
(A) ao nascer do sol
(B) de comidas exóticas
(C) muito animado
(D) sempre cheio
QUESTÃO 4
Reveja o conceito sobre locução adjetiva e indique qual das alternativas abaixo contém uma locução adjetiva?
(A) Aquela senhora ganhou brinco de ouro.
(B) O cachorro abandonado latiu alto.
(C) Ela vestia uma camisa azul-marinho.
(D) Ele correu rapidamente para casa.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0530) Identificar a função dos aspectos linguísticos (adjetivos/locuções adjetivas, advérbios/locuções adverbiais e preposições/locuções prepositivas) em funcionamento nos textos (EJALP0531) Compreender as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos de diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências bibliográficas: | BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. ampl e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1928] 2009. BORBA, Francisco da S. Uma gramática de valências para o português. São Paulo: Ática, 1996. BORBA et al., Francisco da Silva. Dicionário de usos do português contemporâneo do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. |