You are currently viewing Educação Física: Formação de Atletas no Brasil

Educação Física: Formação de Atletas no Brasil

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

A Formação de Atletas no Brasil

Você já se perguntou como uma pessoa se torna um atleta profissional? Além de muita dedicação aos treinos, existem também diferentes fatores políticos, econômicos e sociais que podem facilitar ou criar obstáculos para que uma pessoa se torne um atleta profissional de qualquer esporte.

A formação de atletas é diferente em cada país e ocorre de acordo com as características econômicas, sociais e políticas de cada região.

Nos Estados Unidos da América, por exemplo, a formação de atletas começa com grandes incentivos públicos e privados sobre as categorias de base de diversos esportes, com um eficiente sistema de seleção de talentos marcado por competições intercolegiais e entre universidades com forte apoio da mídia e do público, especialmente de ex-alunos de cada instituição.

Lá, para se tornar um atleta profissional, é quase que obrigatório passar primeiro por uma universidade. Assim a formação de atletas é ampliada e envolve questões que vão além dos treinos. Os atletas são preparados para os jogos e para a vida.

No Brasil, a formação de atletas é extremamente falha e voltada quase exclusivamente para um único esporte. Poucas pessoas têm oportunidade de conhecer, treinar e competir em algum esporte, ainda mais, sendo algo diferente do futebol.

A grande maioria dos atletas de futebol, por exemplo, precisam abandonar os estudos antes do fim do ensino médio ou até mesmo do ensino fundamental, para se dedicarem aos treinos e competições. Sendo que muitos, ainda menores de idade, precisam inclusive abandonar a família para irem morar em alojamentos dentro dos próprios clubes esportivos.

Já atletas de outras modalidades esportivas, além de deixar os estudos precisam, muitas vezes, improvisar para conseguirem melhores condições de treino.

Assim, no Brasil, os atletas profissionais não têm uma formação econômica, política e social que garanta a eles uma vida digna após sua curta carreira como jogadores.

Nesse contexto, os atletas são tratados pelos clubes como mercadoria, e são frequentemente descartados assim que deixam de ser lucrativos aos próprios clubes.

Questão 1

A formação de atletas é determinada

(A) apenas pelas aptidões natas de cada indivíduo.

(B) apenas pela dedicação aos treinos e eficiência dos métodos.

(C) tanto pelas aptidões natas, quanto pela dedicação aos treinos e eficiência dos métodos.

(D) além da dedicação aos treinos e eficiência dos métodos, por questões políticas, sociais e econômicas.

Questão 2

No Brasil, a formação de novos atletas é voltada

(A) para a diversidade, contemplando vários esportes diferentes.

(B) tanto para a prática esportiva feminina, quanto masculina.

(C) na maioria das vezes para o futebol.

(D) exclusivamente para os esportes individuais.

Questão 3

Quais as principais diferenças entre a formação de atletas profissionais no Brasil e a formação de atletas profissionais nos Estados Unidos da América?

Questão 4

Como a falta de estrutura social e econômica, e a falta de políticas públicas podem dificultar a formação de atletas profissionais no Brasil?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0411) Relacionar e problematizar o esporte nos aspectos sociais, econômicos e políticos no contexto atual
(EJAEF0412) Analisar e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022