You are currently viewing Geografia – Diferentes Regionalizações Mundiais

Geografia – Diferentes Regionalizações Mundiais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2023/02/12/03/18/world-7784081_1280.jpg, acesso em 10 de agosto de 2023.

Diferentes Regionalizações Mundiais

Regionalizar é um processo de divisão de um determinado espaço, levando em conta suas características comuns, a fim de considerar as diversas realidades e, por conseguinte, criar regiões distintas. Ao elaborar uma regionalização mundial, busca-se agrupar países de acordo com suas características específicas.

As regionalizações mundiais são divisões ou agrupamentos de países e regiões do mundo com base em critérios diversos, como geográficos, culturais, econômicos, políticos e históricos. Essas regionalizações oferecem uma perspectiva analítica que facilita a compreensão das relações internacionais, das dinâmicas globais e das interações entre países.

Dentre os principais critérios utilizados, destacam-se:

Critérios Geográficos: A regionalização pode ser feita com base em aspectos geográficos, como localização, clima, relevo, hidrografia e ecossistemas. Por exemplo, o mundo é dividido em regiões como América do Sul, África Subsaariana, Europa Ocidental, entre outras, com base em suas características geográficas distintas.

Critérios Econômicos: A economia é um dos principais fatores de regionalização mundial. As diferenças no nível de desenvolvimento econômico, o PIB per capita, a atividade econômica predominante e o grau de industrialização podem ser utilizados como critérios para a divisão do mundo em regiões econômicas, como países desenvolvidos, países em desenvolvimento e países subdesenvolvidos.

Critérios Culturais: A diversidade cultural é outro fator importante para a regionalização mundial. Aspectos como língua, religião, costumes, tradições e valores podem ser utilizados para agrupar países ou regiões que compartilham características culturais semelhantes.

Aqui estão algumas regionalizações:

Regionalização Geográfica ou Física: Divide o mundo com base em características físicas, como relevo, clima, vegetação e hidrografia. Exemplos incluem as divisões em continentes, como América do Norte, América do Sul, África, Ásia, Europa e Oceania.

Regionalização Econômica: Divide o mundo com base em critérios econômicos, como níveis de desenvolvimento, padrões de comércio e sistemas econômicos. Exemplos incluem a divisão em países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

Regionalização Cultural: Leva em consideração as similaridades culturais, linguísticas e históricas entre áreas geográficas. Pode resultar em divisões como Oriente Médio, África Subsaariana, América Latina, etc.

Regionalização por Blocos Econômicos: Refere-se à divisão do mundo em grupos de países que mantêm relações comerciais e econômicas mais estreitas, como a União Europeia, o Mercosul e a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).

Regionalização por Religião ou Etnia: Pode ser baseada nas crenças religiosas predominantes ou nas etnias predominantes em diferentes regiões, como o Mundo Muçulmano ou o Mundo Árabe.

Desenvolvido, em Desenvolvimento, Subdesenvolvido: Esta abordagem divide os países com base em seu nível de desenvolvimento econômico, social e industrial. Os países desenvolvidos (também chamados de “primeiro mundo”) têm economias altamente industrializadas, enquanto os países em desenvolvimento (ou “terceiro mundo”) estão em vários estágios de industrialização e desenvolvimento econômico. Os países subdesenvolvidos enfrentam grandes desafios econômicos e sociais.

Regionalização Norte-Sul: Divide o mundo entre países do Hemisfério Norte e países do Hemisfério Sul. Isso frequentemente reflete diferenças econômicas, políticas e culturais entre as duas regiões.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual é a principal finalidade da regionalização mundial mencionada no texto?

(A) Criar divisões políticas entre países.
(B) Facilitar a migração de populações.
(C) Promover o desenvolvimento econômico global.
(D) Agrupar países de acordo com suas características comuns.

QUESTÃO 2

Qual critério é frequentemente utilizado na regionalização por critérios culturais?

(A) Nível de industrialização.
(B) Clima predominante.
(C) Religião, língua e costumes.
(D) Atividade econômica predominante.

QUESTÃO 3

Explique o que se entende por regionalizar?

QUESTÃO 4

Como se dá a divisão regional: Desenvolvido, em Desenvolvimento, Subdesenvolvido ?

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0509) Analisar as diferentes regionalizações mundiais em diferentes contextos históricos na perspectiva do desenvolvimento e do crescimento econômico.
Referencial Teórico
CORREA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986.

SANTOS, M. A Natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
DC Goiânia EJA – 2023