Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
O LEGADO DE GRÉCIA E ROMA
Por que estudar a história de Grécia e Roma? O que nos interessa saber sobre culturas tão distantes de nós no tempo e no espaço? Esta distância não é tão grande assim. Para se ter uma ideia, cidade, ciência, escola, direito, propriedade privada, etc., são algumas invenções desses povos com as quais convivemos ainda hoje. As culturas grega e romana constituem a base da cultura ocidental.
Escola
A palavra escola vem do grego skholé, que significa tempo livre, lazer. No Ocidente, a instituição voltada para ensinar as crianças a ler, escrever e calcular tem origem na Grécia.
A universidade tem raízes na Antiguidade, a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles são exemplos. Mas a universidade que conhecemos hoje originou-se na Idade Média, séculos XII para o XIII.
Ciências e artes
As ciências e as artes são cultivadas desde a Antiguidade. A matemática conheceu grande desenvolvimento na Grécia, até hoje estudamos o teorema de Pitágoras, por exemplo. Pitágoras era um matemático e filósofo grego.
Aristóteles dedicou-se, entre outras coisas, a observações e descrições de animais e plantas; a física e a química têm suas raízes em elaborações dos filósofos pré-socráticos.
Aquedutos, catedrais e castelos mostram que a arquitetura era uma arte importante tanto na Grécia como em Roma. Os gregos também foram responsáveis por grandes avanços na medicina. Até hoje, os novos médicos, em sua formatura, proferem o juramento de Hipócrates, médico grego do século V a.C.
As ciências jurídicas também remontam à Antiguidade com os tribunais atenienses onde o direito de defesa do réu já estava previsto.
Neste particular, os romanos se sobressaíram. O direito romano, aperfeiçoado na Idade Média, foi a base do direito ocidental. Até recentemente era disciplina obrigatória nas faculdades brasileiras.
Veja o que o filósofo André Alonso diz:
Nele encontramos a teoria sistemática dos direitos da pessoa humana, de propriedade (compra e venda, herança, usufruto etc.), da adoção, do casamento.
ALONSO, 2014, p. 24.
Os romanos também reconheciam a existência de um direito natural, base do direito universal à vida.
Também vem da Antiguidade os hospitais. O termo hospital está ligado a hóspede remetendo-nos ao costume grego de acolher aqueles com quem se estabelecia laços de hospitalidade. Os laços de hospitalidade e familiaridade gregos e romanos foram superados e alargados pelo cristianismo, tornando a obrigação de acolher universal e voltada para os mais necessitados e marginalizados.
No século IV surgiram casas de acolhida para doentes, os hospitais, e durante toda a Idade Média a Igreja Católica fundou e administrou diversos hospitais. Algumas ordens religiosas se especializaram no cuidado aos doentes.
A literatura ocidental surgiu na Grécia, originalmente era uma arte oral, baseada em técnicas específicas e na memória. Desenvolveu-se em torno de temas épicos e foi se transformando com a expansão da escrita. As literaturas grega e latina já continham gêneros como épico, lírico, tragédia, comédia, romance, etc.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A alternativa correta quanto a justificativa apontada no texto para estudar a história de Grécia e Roma é:
(A) Roma foi sede do maior império da história.
(B) A Grécia foi onde se desenvolveu a filosofia mais avançada.
(C) Algumas invenções desses povos estão na base de nossa cultura.
(D) A cultura grega influenciou a cultura romana e vice-versa.
QUESTÃO 2
O texto aponta que o surgimento dos hospitais foi o resultado de:
(A) Agravamento das doenças durante a Idade Média.
(B) Valores de hospitalidade gregos universalizados pelo cristianismo.
(C) Ordens religiosas especializadas no tratamento dos doentes.
(D) Acolhimento dos mais necessitados e marginalizados.
QUESTÃO 3
Pense sobre uma instituição que faz parte do seu cotidiano e faça uma pesquisa sobre a origem dela, escreva o povo que a criou e a época em que surgiu.
QUESTÃO 4
A leitura do texto chama a atenção para o fato de que muita coisa presente em nosso cotidiano hoje, que às vezes até nos parece algo natural, é resultado de um processo de construção muito antigo. Escreva um pouco sobre esta presença do passado que nos acompanha no dia-a-dia.
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0422) Analisar e comparar o alcance e impacto das culturas grega e romana na tradição ocidental. |
Referencial teórico: | ALONSO, André. Bases da cultura ocidental. Rio de Janeiro: Cecierj, 2014. |