Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Dígrafos
O dígrafo ocorre quando duas letras se juntam para criar um único som na fala. Isso significa que as letras não representam seus sons individuais, mas sim um som único que surge quando elas se encontram.
Existem dígrafos consonantais e vocálicos
Dígrafos consonantais – lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs
Leia em voz alta as palavras, observando os sons das sílabas que possuem os dígrafos nh, ch e lh
cozinha | cartucho | trabalhos |
Dígrafos vocálicos – am, em, im, om, um, an, en, in, on, un
O conhecimento dos dígrafos ajuda a escolher a grafia correta das palavras, evitando erros ortográficos e melhorando a clareza da comunicação escrita.
A letra H
A letra “h” é uma letra silenciosa, o que significa que, em algumas palavras, ela não é pronunciada, não possui som. Por exemplo, na palavra “hora”, o som de “h” não é audível, e pronunciamos apenas o “o”. Experimente! Leia em voz alta as palavras
homem | hoje | hábito |
higiene | horário | hambúrguer |
Questão 1
Qual é a definição de dígrafo?
A) O encontro de três letras para formar um som único.
B) O encontro de duas letras para formar um som único.
C) O encontro de duas letras para formar dois sons diferentes.
D) O encontro de duas letras para formar uma palavra nova.
Questão 2
Pense em uma situação do cotidiano em que o conhecimento dos dígrafos pode ser útil.
Questão 3
Identifique a palavra que está escrita incorretamente.
A) Homem
B) Hélice
C) Hontem
D) Helicóptero
Questão 4
O descarte consciente e a reciclagem são fundamentais para a preservação do meio ambiente. Leia e aprenda a diferenciar Lixo, Resíduo e Rejeito.
Questão 5
Quem é você no descarte de resíduos?
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componentes Curriculares: | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EJALP0255) Conhecer e ampliar os conhecimentos linguísticos e gramaticais (EJALP0259) Ler e escrever palavras com os dígrafos (lh, nh, ch) e reconhecer palavras com h inicial (EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. Goiânia. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. https://www.youtube.com/watch?v=KWIEnztOXJU (acessado em 29/06/2023) https://www.ecycle.com.br/simbolo-da-reciclagem/ (acessado em 28/06/2023230) |