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EDUCAÇÃO FÍSICA – CURURU

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Roda de curureiros. FERREIRA, Marta Martines et al. Nandaia Nandaia-vamos todos nandaiá? Um estudo sobre o Cururu e o Siriri de Mato Grosso. 2018.

CURURU

O CURURU É UMA MANIFESTAÇÃO FOLCLÓRICA DIFUNDIDA EM SÃO PAULO E NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL, COM DESTAQUE PARA O MATO GROSSO.

O TERMO “CURURU” TEM ORIGEM EM RITUAIS INDÍGENAS E SIGNIFICA SAPO NAS LÍNGUAS TUPI. A INFLUÊNCIA DOS JESUÍTAS DURANTE A COLONIZAÇÃO TROUXE UM CARÁTER RELIGIOSO À MANIFESTAÇÃO.

O CURURU É CARACTERIZADO POR SER UM ESTILO MUSICAL CAIPIRA E UMA DANÇA EM RODA, PREDOMINANTEMENTE PRATICADA POR HOMENS, AO SOM DA VIOLA DE COCHO, GANZÁ, PALMAS E SAPATEADO.

A DANÇA COMEÇA COM SAUDAÇÕES E REVERÊNCIAS AOS SANTOS, SEGUIDA POR IMPROVISAÇÕES CONSTANTES, ABORDANDO GERALMENTE TEMAS RELIGIOSOS E PROFANOS.

ESSA TRADIÇÃO PRESERVA A IDENTIDADE CULTURAL, PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL E TRANSMITE CONHECIMENTOS ANCESTRAIS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.

QUESTÃO 1

OS TEMAS GERALMENTE ABORDADOS DURANTE O CURURU SÃO

(A) ESPORTIVOS E DE LAZER.

(B) RELIGIOSOS E PROFANOS.

(C) CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS.

(D) POLÍTICOS E SOCIAIS.

QUESTÃO 2

O DANÇA CURURU É CARACTERIZADA POR SER

( A) INDIVIDUAL COM MOVIMENTOS ACROBÁTICOS.

(B) EM PARES COM PASSOS COREOGRAFADOS.

(C) EM RODA E PREDOMINANTEMENTE MASCULINA.

(D) EXECUTADA EM LINHA E COM SAPATEADO.

QUESTÃO 3

MARQUE ( V )PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.

( ) A DANÇA CURURU É PRATICADA EXCLUSIVAMENTE POR MULHERES.

( ) O CURURU TEM SUAS RAÍZES EM RITUAIS INDÍGENAS ANTERIORES À COLONIZAÇÃO EUROPEIA.

( ) O CURURU É UMA MANIFESTAÇÃO FOLCLÓRICA EXCLUSIVA DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL.

( ) A INFLUÊNCIA DOS JESUÍTAS DURANTE A COLONIZAÇÃO TROUXE UM CARÁTER RELIGIOSO AO CURURU.

QUESTÃO 4

QUAIS SÃO OS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS QUE A VALORIZAÇÃO DO CURURU PODE PROPORCIONAR NAS REGIÕES ONDE ESSA MANIFESTAÇÃO É PRESERVADA?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0221) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças.
(EJAAD0205) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade étnica, cultural, religiosa, dentre outros.
ReferênciasFERREIRA, Marta Martines et al. Nandaia Nandaia-vamos todos nandaiá? Um estudo sobre o Cururu e o Siriri de Mato Grosso. 2018.
Patrícia Silva Osorio, «Os Festivais de Cururu e Siriri », Anuário Antropológico [Online], v.37 n.1 | 2012, posto online no dia 01 outubro 2013, consultado o 25 junho 2023. URL: http://journals.openedition.org/aa/337; DOI: https://doi.org/10.4000/aa.337.
ROCHA, Anderson. Festa ribeirinha: cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense. 2015.