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Língua Portuguesa – Discurso direto e indireto

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-humano-ler-aprender-4135301/ Acesso em 19/06/2023.

DISCURSO DIRETO E INDIRETO

O discurso direto e o discurso indireto são recursos importantes para o texto narrativo, pois permitem que o autor transmita as falas dos personagens e sua maneira de pensar. Marcado por diálogos, o texto narrativo valida-se tanto com o discurso direto quanto com o discurso indireto, pois em turnos de fala o que realmente pode dividir a fala da personagem ou a fala do narrador é o uso adequado do discurso direto e indireto.

A devida apropriação dos dois tipos de discurso ajuda a construir a narrativa de forma mais rica e envolvente. Veja agora como diferenciar o discurso direto do discurso indireto:

O discurso direto é uma forma de apresentar as palavras de uma pessoa exatamente como ela as disse, usando aspas ou travessão para indicar a fala direta. O discurso direto é usado em textos literários, reportagens, entrevistas e outras formas de comunicação para fornecer informações diretamente das fontes.

O discurso direto é uma forma de apresentar as palavras de uma pessoa exatamente como ela as disse, usando aspas ou travessão para indicar a fala direta. O discurso direto é usado em textos literários, reportagens, entrevistas e outras formas de comunicação para fornecer informações diretamente das fontes.

O discurso indireto é uma forma de relatar o que uma pessoa disse sem reproduzir exatamente as suas palavras como acontece no discurso direto. No discurso indireto, as palavras da pessoa são citadas indiretamente ou são narradas por outra pessoa, geralmente o narrador da história ou o jornalista.

Observe o exemplo abaixo para compreender o emprego do discurso direto e indireto.

O discurso direto: “Eu vou à praia amanhã”, dito por Ana, pode ser passado para discurso indireto de diversas formas, como:

Ana disse que ia à praia no dia seguinte.

Ana falou que iria à praia no dia seguinte.

Ana confirmou que ia para a praia no dia seguinte.

Tanto o discurso direto quanto o discurso indireto são ferramentas importantes para a comunicação, pois permitem que diferentes pontos de vista, ideias e opiniões sejam transmitidos de forma clara e fidedigna. O uso correto desses discursos é importante para evitarmos confusões e garantir a transparência e fidelidade das informações que estamos transmitindo, seja em um texto literário ou em um texto jornalístico.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Sabemos que o discurso direto é a reprodução integral da fala, seja de uma personagem ou de uma pessoa em sua atuação cotidiana. Levando em conta esta consideração, qual das opções a seguir apresenta um exemplo de discurso direto?

(A) O professor disse que a aula seria difícil.

(B) O professor falou: “A aula será difícil.”

(C) O professor declarou que a aula seria complicada.

(D) O professor mencionou que a aula seria difícil.

QUESTÃO 2

O discurso direto é usado para relatar as palavras exatas de uma pessoa, enquanto o indireto é usado para transmitir a ideia geral do que foi dito. Retome os conceitos entre discurso direto e indireto e apresente mais uma diferença entre eles.

QUESTÃO 3

Transforme as frases abaixo do discurso direto para o discurso indireto:

a) “Eu amo sorvete.” – disse a garota.

b) “Nós já assistimos a esse filme.” – disse minha amiga.

c) “Eu não estou com fome.” – disse meu irmão.

d) “Não encontramos a saída.” – disse a turma.

e) “Estou atrasado para o evento.” – disse a jovem.

f) “Preciso de mais dinheiro.” – disse o chefe de família.

QUESTÃO 4

Observe novamente os conceitos sobre discurso indireto e aponte a opção a seguir apresenta um exemplo de discurso indireto.

(A) __ Vou adiantar que a prova será na sexta-feira.

(B) “Peço que todos fiquem para trabalhar até mais tarde.” – Disse o chefe.

(C) O atendente respondeu que a loja fechava às 18h.

(D) __ Não aceito desculpas para o convite!


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0522) Compreender e analisar as características relacionadas à construção composicional de diferentes gêneros textuais/discursivos dos quatro campos de atuação, considerando a situação comunicativa  
Referências bibliográficas:BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. 4 ed. Campinas: Pontes/Unicamp, 1995.  
CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da língua Portuguesa. 8° ed. Rio de Janeiro, 1982.  
FIORIN, José Luiz. As Astúcias da Enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2° ed. São Paulo: Ática, 2010.  
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprendendo a escrever, aprendendo a pensar. 7. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1978.