O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
PILAR SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE
O quadro Sustentabilidade em Conexão #5, do programa Conexão Escola TV, traz nesta edição o pilar social da sustentabilidade, partindo das reflexões do episódio anterior: Você faz a coleta seletiva na sua casa? Qual é a importância das cooperativas de reciclagem? Para tal, foi feita uma visita técnica na Cooper Rama, que é a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente. Em um bate papo com a presidenta, Dulce, foi possível conhecer esse importante espaço, o trabalho desenvolvido, assim como estratégias eficazes para a separação dos resíduos recicláveis – tanto das nossas residências quanto na escola ou no trabalho!
Competência Geral | Competência 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. |
Habilidades | Ciências da Natureza (EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água. (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. Geografia (EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Ciências da Natureza (EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente. (EJACI0203) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água na indústria, na casa, na escola e no trabalho (EJACI0210) Propor formas sustentáveis de utilização da água e de outros materiais (minerais, plásticos, papel, madeira, dentre outros.) para a manutenção desses recursos. Geografia (EJAGE0214) Analisar e investigar os usos dos recursos naturais, principalmente de água potável e os impactos e consequências do seu mau uso. |