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Matemática – Adição e subtração com frações

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O que são frações?

Fração é uma maneira de representar uma parte de um todo ou uma quantidade dividida em partes iguais. Possui dois números, separados por um traço, o numerador e o denominador.

Imagem: canva.com/frações

Por exemplo, 5/8 representa 5 partes do total de 8, onde 5 é o numerador e 8 o denominador.

O que devo saber quando for realizar uma adição ou uma subtração?

Ao realizar operações de adição e subtração, é necessário que as “coisas” que vamos somar ou subtrair sejam do mesmo tipo ou possuam unidades equivalentes. Isso ocorre porque a soma e a subtração são operações que envolvem combinar quantidades semelhantes.

Por exemplo:

  • A soma de 2 laranjas com 5 laranjas é possível, mas
  • A soma de 7 maçãs com 5 laranjas não é possível.

Como fazer a adição ou a subtração com frações?

Temos 2 casos.

1º caso: Os denominadores são iguais.

Neste caso basta conservar os denominadores e somar ou subtrair os numeradores.

Exemplo 1: Quanto é 2/5 mais 1/5?

Utilizando uma imagem:

Imagem: arquivo pessoal do autor

Observe que os tamanhos dos pedaços são todos iguais, então, por isso, podemos somar os numeradores e consequentemente, conservar os denominadores.

Portanto: 2/5 + 1/5 =3/5.

Exemplo 2: Quanto é 5/9 menos 2/9?

Também, utilizando uma imagem.

Imagem: arquivo pessoal do autor

Observe, também, que os tamanhos dos pedaços são todos iguais, então podemos subtrair os numeradores e também, conservar os denominadores.

Portanto: 5/9 – 2/9 = 3/9.

2º caso: Os denominadores são diferentes.

Neste caso temos que fazer com que os denominadores fiquem iguais

Para isso, basta obter frações equivalentes com mesmos denominadores. 

Exemplo 1: Quanto é 2/5 mais 1/3?

Utilizando uma imagem:

Imagem: arquivo pessoal do autor

Observe que os tamanhos dos pedaços são diferentes, não podemos somar. 

Vamos encontrar frações equivalentes.

Para isso, basta multiplicar o numerador e o denominador por um número adequado.

Multiplicando a fração 2/5 por 3 e a 1/3 por 5, obtemos. 

2/5=6/15 e 1/3=5/15. 

Agora temos denominadores iguais, logo:

Exemplo 2: Quanto é 5/6 menos 1/8?

Utilizando imagens para mostrar que os pedaços são diferentes.

Imagem: arquivo pessoal do autor

Vamos multiplicar a fração 5/6 por 8 e a 1/8 por 6. 

Ficando 5/8=40/48 e 1/8=6/48. 

Os denominadores ficaram iguais, logo podemos realizar a diferença.

No final, simplificamos por 4 e depois por 3.

OBS. Observe que os números escolhidos para multiplicar, foram os denominadores das próprias frações.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

Questão 01

Resolva os seguintes problemas utilizando adição com frações.

(A) Ana gastou 2/3 de seu salário em um mês e 1/4 de seu salário no mês seguinte. Quanto ela gastou no total em ambos os meses?

(B) Um tanque de água estava 3/4 cheio. Após adicionar mais 1/8 de sua capacidade, qual a fração que representa o nível atual de água no tanque?

Questão 02

Resolva os seguintes problemas utilizando subtração com frações.

(A) Um pedaço de barbante mede 5/6 de metro. Se 1/4 desse pedaço for cortado, qual será o comprimento do pedaço restante?

(B) Carlos tinha uma prateleira com 7/8 de uma coleção de livros. Se ele removeu 3/5 dos livros da prateleira, quantos livros ainda restam?

Questão 03

João tinha 7/8 de uma barra de chocolate. Se ele comeu um quarto da barra e deu um sexto da barra para a irmã, ainda resta do chocolate

(A) 7/12.

(B) 3/8.

(C) 5/12.

(D) 11/24.

Questão 04

Uma piscina estava com 3/4 de sua capacidade. Após retirar 1/2 do volume de água da piscina, ainda restou

(A) 1/4 da capacidade.

(B) 1/2 da capacidade.

(C) 1/8 da capacidade.

(D) 1/3 da capacidade.

Saiba mais

Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para saber um pouco mais adição e subtração com frações.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0413) Resolver problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais na representação fracionária.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.