ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
A PALAVRA É UMA SEQUÊNCIA DE SONS REPRESENTADOS POR UMA SEQUÊNCIA DE LETRAS QUE USAMOS PARA NOMEAR UM OBJETO, UM SENTIMENTO, UMA IDEIA…
ELAS PODEM SER FALADAS OU ESCRITAS E SÃO FUNDAMENTAIS EM NOSSO PROCESSO COMUNICATIVO.
CADA PALAVRA POSSUI UM NÚMERO ESPECÍFICO DE LETRAS, UM CONJUNTO PARTICULAR DE LETRAS E UMA ORDEM QUE AS ORGANIZA. ANALISE A TABELA.
COMPREENDER ESSA REGRA DA LÍNGUA PORTUGUESA É IMPORTANTE PARA QUE VOCÊ LEIA E ESCREVA DE FORMA ADEQUADA E SE COMUNIQUE CADA VEZ MELHOR.
QUESTÃO 1
AO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS PALAVRAS PODEMOS OBSERVAR QUE:
A) O NÚMERO ESPECÍFICO DE SÍLABAS EM CADA PALAVRA.
B) O REPERTÓRIO DE LETRAS PRESENTE EM CADA PALAVRA.
C) A ORDEM DAS LETRAS EM CADA PALAVRA.
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO 2
EMBARALHEI AS LETRAS DE ALGUMAS PALAVRAS DA TABELA ACIMA. DESCUBRA QUAIS SÃO E REESCREVA-AS EM SEU CADERNO.
GFTORAFAI
MIMÓRIAE
BTRAAOLH
MLHEUR
QUESTÃO 3
A HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL É UMA FOTOGRAFIA DE LUTA E PERSEVERANÇA DE HOMENS E MULHERES, QUE COMEÇOU EM 1720. DESDE O TRABALHO ÁRDUO NAS PLANTAÇÕES ATÉ A MEMÓRIA CONTIDA EM CADA XÍCARA, ESSA HISTÓRIA É TECIDA COM AS MÃOS E A PAIXÃO DE TANTOS. O CAFÉ UNE GERAÇÕES, MARCANDO A HISTÓRIA E RESSALTANDO A FORÇA DOS TRABALHADORES QUE DESEMPENHARAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NESSA TRAJETÓRIA FASCINANTE.
A HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL REPRESENTA:
A) A LUTA E PERSEVERANÇA DE HOMENS E MULHERES.
B) O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA FOTOGRÁFICA.
C) A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA COLETIVA.
D) O SURGIMENTO DA PAIXÃO PELO CAFÉ.
QUESTÃO 4
SE VOCÊ PUDESSE CRIAR UMA RECEITA DE CAFÉ ÚNICA E CRIATIVA, MISTURANDO SABORES E INGREDIENTES INCOMUNS, QUAL SERIA A SUA CRIAÇÃO? EM SEU CADERNO, DESCREVA OS PASSOS E OS INGREDIENTES NECESSÁRIOS PARA ESSA RECEITA DE CAFÉ.
QUESTÃO 5
A PALAVRA “MULHER” TEM 6 LETRAS, SENDO O REPERTÓRIO DE LETRAS “M, U, L, H, E, R”. A ORDEM DAS LETRAS É “M-U-L-H-E-R”.
AGORA É COM VOCÊ! ANALISE A PALAVRA RECEITA DA MESMA MANEIRA COMO FOI FEITO NO EXEMPLO.
AUTORIA: | ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ |
FORMAÇÃO: | PEDAGOGIA |
COMPONENTES CURRICULARES: | LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: | (EJALP0160) Perceber que as palavras possuem variedades quanto ao número, repertório e ordem de letras (EJAHI0118) Compreender que documentos históricos são fontes para a interpretação, explicação e escrita da história |
REFERÊNCIAS: | Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. Goiânia. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. https://www.museudocafe.org.br/ – acesso em 22/06/2023 |