You are currently viewing Educação Física: Danças Indígenas

Educação Física: Danças Indígenas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Danças Indígenas

No Brasil, existem diferentes etnias e povos indígenas, cada qual com sua cultura e costumes próprios. Contudo, essa diversidade de povos possuem algumas semelhanças, como a ligação com a natureza.

Assim, quando falamos em danças indígenas, não nos referimos a uma única etnia nem tão pouco a uma única forma de dança, mas sim, fazemos referência a um conjunto de danças com características semelhantes e praticadas por diferentes povos indígenas.

As danças indígenas são práticas corporais expressivas muito ligadas a diferentes cerimônias, como o casamento; a celebração por uma caça, pesca ou colheita; a confraternização entre tribos vizinhas; o luto ou o nascimento etc.

Nessas danças, os povos indígenas, além dos movimentos da dança, realizam outras manifestações como a pintura do corpo, fogueiras etc.

As danças e as cerimônias expressam as lendas e as histórias dos seus deuses, com movimentos que formam coreografias em forma de círculos ou filas, onde os passos são sincronizados, às vezes realizados de forma individual, outras vezes acompanhados.

Os povos indígenas usam diferentes instrumentos de percussão e de sopro e até a própria voz para marcar o ritmo e sincronizar os passos.

Entre as diversas danças indígenas praticadas no Brasil podemos destacar o toré, o kuarup e o cateretê. Além dessas, que são danças praticadas nas aldeias indígenas, existem outras danças que são praticadas em diferentes regiões do Brasil, e que surgiram da miscigenação entre os povos indígenas, negros e os europeus, como por exemplo a dança dos bois garantido e caprichoso praticadas na região norte do país.

Enfim, as danças indígenas expressam não apenas a religiosidade dos diferentes povos indígenas do Brasil, mas também diferentes aspectos do seu modo de vida e cultura. São manifestações culturais que devem ser valorizadas e fazem parte do nosso patrimônio histórico cultural.

Questão 1

Podemos afirmar que os povos indígenas do Brasil

(A) são todos de uma mesma etnia que se espalhou por todo território nacional.

(B) são etnias diferentes, porém com os mesmos costumes.

(C) são todos da mesma etnia, mas com modos de vida diferentes.

(D) são de etnias diferentes, cada qual com sua cultura.

Questão 2

Apesar de existirem diferentes culturas entre os povos indígenas do Brasil, existem também certas semelhanças quando observamos as danças praticadas por esses povos, como

(A) a ligação das danças com diferentes rituais que envolvem a pintura do corpo e o uso de diversos adereços.

(B) o uso de instrumentos musicais modernos e danças entre casais pelo salão.

(C) as coreografias complexas e passos de danças que exigem muito treino para serem realizados.

(D) os passos em grupo com movimentos de protesto pelas desigualdades sociais e os preconceitos.

Questão 3

As danças são práticas corporais expressivas que podem transmitir ideias, sentimentos e até mesmo contar histórias através dos movimentos do corpo organizados em passos e dentro de um ritmo. O que podemos dizer que as danças e cerimônias dos povos indígenas expressam?

Questão 4

Você acha que a cultura dos povos indígenas é valorizada atualmente em nossa sociedade? Como os povos indígenas deveriam ser tratados na sua opinião?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0424) Identificar, relacionar e discutir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistência.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022