Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
CAMADA DE OZÔNIO, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL
A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, localizada na estratosfera, rica em gás ozônio (O₃). Essa camada desempenha um papel fundamental na proteção da vida em nosso planeta. Ela filtra grande parte da radiação ultravioleta (UV) emitida pelo Sol que, se chegar em excesso à superfície da Terra, pode causar alterações no desenvolvimento de plantas e animais, catarata, queimaduras cutâneas, cânceres de pele, comprometimentos imunológicos, etc.
Infelizmente, ao longo do tempo, as substâncias artificiais chamadas de Clorofluorcarbonos (CFCs) danificaram a Camada de Ozônio. Os CFCs eram usados em produtos como aerossóis, sistemas de refrigeração e espumas. Liberados na atmosfera os CFCs, chegam à estratosfera e são decompostas pela radiação UV, liberando átomos de cloro. Estes reagem com moléculas de gás ozônio, convertendo-as em gás oxigênio (O2) e causando a sua destruição. Isso cria os chamados “buracos na camada de ozônio”, permitindo que mais radiação UV alcance a superfície da Terra.
Já o efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a manutenção da vida em nosso planeta. Gases presentes na atmosfera, como dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O), permitem que a radiação solar alcance a superfície da Terra. Porém, eles dificultam a saída do calor de volta para o espaço. Assim, esses gases atuam como um “cobertor” ao redor do planeta, mantendo uma temperatura adequada para a vida.
No entanto, as atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e o desmatamento, aumentaram significativamente a quantidade desses gases na atmosfera – especialmente a partir da Revolução Industrial. Isso intensifica o efeito estufa, causando o aquecimento global. O aumento da temperatura média da Terra traz consequências preocupantes, como o derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, mudanças climáticas extremas, extinção de espécies e impactos na agricultura e na saúde humana.
É importante lembrar que nós, seres humanos, somos os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. Por isso, é fundamental que cada um de nós adote atitudes para reduzir nossa pegada de carbono, como economizar energia, utilizar meios de transporte sustentáveis e evitar o desperdício.
Observe a imagem a seguir para responder às questões 1 e 2.
QUESTÃO 1
A imagem faz referência ao fenômeno atmosférico chamado
(A) chuva ácida.
(B) aquecimento global.
(C) efeito estufa.
(D) camada de ozônio.
QUESTÃO 2
Nomeie os eventos que ocorrem na etapa 1, 2 e 3 da imagem 2.
QUESTÃO 3
Renan e Ronan são irmãos gêmeos que estudam na mesma sala, estudantes da rede Municipal de Ensino de Goiânia. Estudando para a prova, afirmaram o seguinte:
I. A camada de ozônio é formada naturalmente.
II. O aquecimento global é um fenômeno natural.
III. As ações humanas interferem na integridade da camada de ozônio.
IV. Se intensificado, o aquecimento global pode desencadear no efeito estufa.
Sobre as afirmativas acima, podemos considerar como corretas somente as opções
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) IV e I.
QUESTÃO 4
Observe atentamente o desenho esquemático a seguir:
A) A imagem representa a fotossíntese. Além da glicose, que é uma fonte de energia, o que mais é produzido nesse processo realizado em especial pelas plantas e algas?
B) Para que ocorra a fotossíntese, quais “matérias-primas” são necessárias?
C) De acordo com o que estudou a respeito da atmosfera e da fotossíntese, responda: o gás carbônico (CO2) é benéfico ou maléfico à vida na Terra? Desenvolva argumentos para a sua resposta.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.), e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. |
Referências | ARAGUAIA, Mariana. Em defesa da Vida. Assembleia Legislativa de Goiás. Disponível em <https://portal.al.go.leg.br/noticias/119969/em-defesa-da-vida>. Acesso em 19/05/2023. BRASIL. Experimentos Astrominas: praticar, realizar, construior!! Coletivo Astrominas – USP. Pág. 7. Disponível em <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/climaozoniodesertificacao/camada-de-ozonio/acoes-brasileiras-para-protecao-da-camada-de-ozonio>. Acesso em 19/05/2023. ______. Mudanças Climáticas: o clima está diferente – o que muda nas nossas vidas. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em <https://issuu.com/magnostudio/docs/mudancas_climaticas>. Acesso em 19/05/2023. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em fev. 2022. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2> . Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. KHAN ACADEMY BRASIL. Composição da atmosfera terrestre e alterações inseridas por fenômenos naturais e antrópicos. YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gFOjsxL4qZQ>. Acesso em mai 2021. PROJETO TAMAR. Incubação. Disponível em <https://www.tamar.org.br/interna.php?cod=95>. Acesso em 19/05/2023. |