Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-e-pessoas-fazendo-diferentes-exercicios_1503031.htm#query=crian%C3%A7as%20na%20gin%C3%A1stica%20desenho&position=1&from_view=search&track=ais>. Acesso em 18 mai. 2023.
Descobrindo a Ginástica: Competição e diversão
Vamos explorar um mundo cheio de movimentos, força e diversão: a ginástica! Existem duas formas principais de praticar ginástica: a competitiva e a não competitiva. Vamos conhecer as diferenças entre elas e descobrir como cada uma pode ser incrível à sua maneira.
Na ginástica competitiva, os atletas treinam para se destacarem em competições. Eles são avaliados por juízes que observam sua técnica, habilidades e apresentação geral. Um exemplo de ginástica competitiva é a ginástica artística, onde os ginastas se esforçam para brilhar nos aparelhos, como a trave, as barras assimétricas, o solo e o salto.
Essa forma de ginástica requer muita disciplina, dedicação e persistência. Os atletas competem uns contra os outros, buscando pontuações altas e, claro, medalhas! Os ginastas aprendem a lidar com a pressão e a superar obstáculos, o que os ajuda a crescer como atletas e indivíduos.
Agora, vamos conhecer a ginástica não competitiva, também chamada de ginástica para todos, nela o foco principal é a diversão e o desenvolvimento pessoal. As crianças praticam movimentos básicos, aprendem acrobacias simples e se divertem explorando suas capacidades físicas. Exemplos de ginástica não competitiva são as aulas de ginástica oferecidas em academias ou escolas.
Diferentemente da ginástica competitiva, na ginástica não competitiva não há competições formais nem juízes avaliando os participantes. O objetivo é se divertir, melhorar a coordenação motora, a flexibilidade e a força, e adquirir confiança em si mesmo. É uma ótima forma de se exercitar, fazer amigos e experimentar diferentes movimentos.
Um aspecto interessante da ginástica não competitiva é que ela permite que cada um explore seu próprio ritmo e estilo. Não importa se você é um iniciante ou já tem experiência, todos podem participar e se divertir. Além disso, é uma oportunidade de aprender a trabalhar em equipe, ajudando e incentivando os colegas.
Que tal experimentar um pouco de cada tipo de ginástica? Vocês podem se divertir nas aulas recreativas e, se tiverem interesse, se dedicar a um treinamento mais intensivo no futuro. O importante é aproveitar ao máximo essa incrível modalidade esportiva!
QUESTÃO 1
Qual das opções a seguir descreve melhor a ginástica competitiva?
(A) É praticada apenas por atletas profissionais.
(B) O objetivo principal é se divertir e experimentar diferentes movimentos.
(C) Os ginastas são avaliados por juízes em competições.
(D) Não há competições formais nem busca por medalhas.
QUESTÃO 2
Qual das opções a seguir descreve melhor a ginástica não competitiva?
(A) Os ginastas treinam arduamente para competir em torneios.
(B) O objetivo principal é buscar pontuações altas e medalhas.
(C) É uma forma de se divertir, desenvolver habilidades físicas e melhorar a coordenação motora.
(D) Não é acessível a crianças e iniciantes.
QUESTÃO 3
Explique brevemente o que é a ginástica competitiva e como funciona o sistema de avaliação.
QUESTÃO 4
O foco principal da ginástica não competitiva é a diversão e o desenvolvimento pessoal. As crianças praticam movimentos básicos, aprendem acrobacias simples e se divertem explorando suas capacidades físicas. Cite três benefícios da prática da ginástica não competitiva.
Autoria | Livia Analy Rezende Amanacio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular | Educação física |
Habilidades | |
Referências | COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º, 4º e 5º ano: manual do professor. et al. 1 ed. – São Paulo:. Moderna, 2018. AYOUB, E. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, v.2, p.11-137, 2007. https://www.cbginastica.com.br/ |