You are currently viewing Geografia – O extrativismo mineral no estado de Goiás

Geografia – O extrativismo mineral no estado de Goiás

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O extrativismo mineral

O extrativismo mineral se refere ao processo de retirar os minerais do solo e das camadas de rocha do planeta terra, são retirados minerais como ferro, ouro, prata, entre outros. Esses minérios são utilizados na indústria, na construção civil e na agropecuária.

O Brasil é um país que possui uma importante produção mineral, pois o território brasileiro é rico em diversos tipos de minérios. No país, os minérios mais explorados são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que representam a maior parte da produção mineral que o Brasil comercializa.

O extrativismo mineral no estado de Goiás

A extração mineral no estado de Goiás possui uma relevante importância na produção econômica do estado. Conforme os dados do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, dentre os minerais mais explorados pelo estado, os que se destacam são: ouro, níquel, nióbio, fosfato e cobre. Dentre as principais cidades produtoras os municípios de Crixás, Niquelândia e Catalão se destacam na produção mineral.

Os pontos positivos e negativos da extração mineral em uma região

A extração mineral provoca vários impactos nos municípios mineradores e na região. Esses impactos podem ser de cunho socioeconômico e ambiental. Sendo assim, é importante compreender que a produção mineral possui consequências positivas e negativas para população. Dentre os pontos positivos, podemos citar a geração de emprego, crescimento econômico da cidade, desenvolvimento social da população. Alguns pontos negativos se referem ao desmatamento, degradação do solo e nascentes, desigualdade social e de renda.alhos são oferecidos em sua maioria no setor de serviços que se refere às prestações de serviço e comércio. O ambiente da cidade também se destaca pelas áreas de trabalho no setor industrial.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Observe os minerais que tem na sua casa e faça uma lista com o nome de pelo menos cinco minerais que você tem em casa e explique como ele é utilizado.

QUESTÃO 02

Explique como a produção mineral pode afetar o meio ambiente.

QUESTÃO 03

O extrativismo mineral se refere ao processo de retirar os minerais do solo e das camadas de rocha do planeta terra, são exemplos de minerais extraídos do planeta:

(A) Ferro e Ouro.

(B) Soja e Arroz.

(C) Milho e Cana-de-açúcar.

(D) Café e Algodão.

QUESTÃO 04

(A) soja, café, arroz, álcool e algodão.

(B) areia, “brita”, cimento, álcool e algodão.

(C) areia, “brita”, soja, café e arroz.

(D) ouro, níquel, nióbio, fosfato e cobre.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF03GE05-A) Identificar a origem, os diversos tipos de matéria-prima e seus usos para a indústria, em diferentes lugares e sobretudo em Goiás.
(EF03GE05-B) Reconhecer as diversas atividades de trabalho no campo e na cidade, em diferentes lugares e sobretudo em Goiás.
Referências:Oliveira, Eder José de. Impacto socioeconômico da mineração em Goiás: estudo de caso do município de Niquelândia. Dissertação de mestrado. PUC – Goiânia, 2021. Disponível em: <https://tede2.pucgoias.edu.br/bitstream/tede/4703/2/%C3%89der%20Jos%C3%A9%20de%20Oliveira.pdf>. Acesso em 05 de jun. de 2023.