Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
A acentuação gráfica serve para indicar a pronúncia correta das palavras e para diferenciar palavras que possuem grafia semelhante, mas que possuem significados distintos. Em português, existem três tipos de acentos gráficos: o acento agudo (´), o acento circunflexo (^) e o acento grave (`). O acento agudo e acento circunflexo são utilizados para indicar para indicar a sílaba tônica das palavras, enquanto o acento grave trata de casos específicos relacionados à crase. Existem diversas regras de acentuação que regem a utilização dos acentos gráficos na língua portuguesa, segue abaixo algumas delas, observe:
1. Acentuação das palavras oxítonas: todas as palavras oxítonas são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, seguidas ou não de “s”. Exemplos: sofá, café, paletó.
2. Acentuação das palavras paroxítonas: as palavras paroxítonas são acentuadas quando terminam em “i”,”is”,”u”,”us”, “l”, “n”, “r”, “x”, “ps” ou ditongo crescente, e não são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens” ou ditongo decrescente. Exemplos: amável, útil, fácil, tórax, tênis, amável.
3. Acentuação das palavras proparoxítonas: todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplos: música, lâmpada, ética.
4. Acentuação dos monossílabos tônicos: os monossílabos tônicos são acentuados quando terminam em “a”, “e”, “o”, seguidos ou não de “s”, exceto quando formam uma palavra com outra vogal. Exemplos: pé, pó, nó, crê.
5. Acentuação das palavras homógrafas: palavras homógrafas, isto é, que possuem a mesma grafia, mas têm significados diferentes, podem ser diferenciadas pela acentuação. Exemplo: por (preposição) e pôr (verbo).
Essas são apenas algumas das principais regras de acentuação. É importante lembrar que a acentuação pode variar de acordo com a posição da sílaba tônica e com as características específicas de cada palavra.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Sabemos que a acentuação gráfica apresenta regras específicas e em boa parte dos casos se faz necessário consultar um dicionário para sanar dúvidas. A partir destes conceitos, identifique a palavra que está acentuada de forma incorreta:
(A) júri
(B) tênis
(C) árvore
(D) urubú
QUESTÃO 2
Complete as frases com as palavras corretas, levando em consideração as regras de acentuação:
a) Eu sempre levo um ___ na minha bolsa. (lápis / lapís)
b) O _____ é uma bebida que eu gosto muito. (cafe / café)
c) Ele ____ morrendo de fome. (esta / está)
d) Ontem eu _____ muito durante a festa. (dancei / dâncei)
e) ___________ apareceu por aqui para reclamar este objeto. (ninguém / ninguem)
f) Volte a tarde e venha ver o ________ do sol. (por / pôr)
QUESTÃO 3
Lembrando que nem sempre a sílaba tônica será acentuada, analise as palavras abaixo e identifique qual é a sílaba tônica de cada uma:
a) sofá
b) fácil
c) canal
d) árvore
e) adorável
f) lâmpada
QUESTÃO 4
Observe a regra das palavras oxítonas e marque a alternativa correta.
(A) são acentuadas quando terminam em “i”, “u”, “l”, “n”, “r” e “x”
(B) são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, seguidas ou não de “s”.
(C) são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens”
(D) são acentuadas independentes da forma como são terminadas
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0534) Utilizar adequadamente os sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto (EJALP0535) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita |
Referências bibliográficas: | FARACO, Carlos Hemílio; MOURA, Francisco Marto. Língua e literatura. São Paulo: Ática, 1985. FAUSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e escrever um texto. Petrópolis: Vozes, 1987. RODRIGUES, Araci dos Reis. O pequeno guia prático da nova ortografia. Revista Época. São Paulo, n. 555, p. 80-88, jan de 2009. TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Português no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004. Referências bibliográficas 231 |