You are currently viewing Língua Portuguesa – Contos

Língua Portuguesa – Contos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23

Contos

Olá estudantes!

O que vocês sabem sobre contos?


Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-sentado-no-chao-e-lendo-um-livro_24467390.htm#query=crian%C3%A7a%20lendo%20desenho&position=1&from_view=search&track=ais>. Acesso em: 28, fev. 23

Eles são textos curtos, cheios de encanto, que têm um começo, meio e fim. Apresentam uma introdução para estabelecer o contexto, desenvolvem o enredo, o conflito no meio e chegam a um desfecho.

Os contos nos transportam para lugares diferentes, com florestas encantadas, castelos coloridos, animais falantes, entre outros. 

Conheça alguns tipos de conto:

✓ contos de fadas;

✓ contos de encantamento;

✓ contos maravilhosos;

✓ contos de enigmas e mistério;

✓ contos engraçados;

✓ contos acumulativos.

Veja agora um conto de assombração:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O conto de assombração é um texto que envolve fenômenos sobrenaturais, espíritos malignos, fantasmas e eventos inexplicáveis. 

E você sabe como escrever um conto?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-adesivo-com-uma-garota-escrevendo-sobre-o-personagem-de-desenho-animado-da-mesa-isolado_16267667.htm#query=crian%C3%A7as%20escrevendo%20desenho&position=35&from_view=search> Acesso em 18, abril. 2022.

Escolha um tema, crie personagens para o seu conto, planeje o enredo, imagine o ambiente em que o conto se passará, pense em um momento de grande tensão ou emoção na história, conclua e revise seu texto.

Atividades

1- Os contos são textos conhecidos que nos transportam para lugares imaginários. Marque sobre as  características dos contos:

(A) São textos longos e complexos.

(B) Apresentam começo, meio e fim.

(C) São textos que exploram fatos reais.

(D) Abordam sempre histórias em castelos.

(E) São textos que trazem mensagens românticas.


2- O que um autor deve considerar ao escrever um conto?

(A) Não é necessário planejar o enredo ou os personagens.

(B) Não é importante pensar em um momento de grande tensão ou emoção na história.

(C) O ambiente em que a história se passará não tem relevância.

(D) Escolher um tema, criar personagens, planejar o enredo, imaginar o ambiente, pensar em um momento de grande tensão ou emoção, e revisar o texto.

(E) A escrita é livre, não tem estrutura a seguir.


3- Leia o conto a seguir e separe os elementos pedidos:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

4- Agora é com você! Que tal produzir um conto?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/personagem-de-desenho-animado-de-homem-estressado_28814312.htm#query=crian%C3%A7a%20assustada%20desenho&position=13&from_view=search&track=ais>. Acesso em: 28, fev. 23

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem);
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.