O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A Guerra Fria
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A Guerra Fria
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos erro o líder do bloco capitalista e a associação Soviética geriu o bloco socialista.
Os chamados países de Terceiro Mundo (países em desenvolvimento da América Latina, Ásia e África, ou seja, mais de dois terços da população) foram os que mais sofreram com o conflito político e ideológico entre os dois blocos.
Os governantes americanos e soviéticos acusaram-se mutuamente de reivindicar a dominação mundial. Antecipando a possibilidade de confronto, os dois blocos buscaram se armar e formar alianças militares além de provocar uma corrida armamentista nuclear.
Entre 1945 e 1990, o mundo vivia a Guerra Fria, um conflito indireto entre os Estados Unidos e a União Soviética e os sistemas que representavam. No entanto, esse sistema bipolarizado entrou em crise e desapareceu espontaneamente devido aos esforços domésticos da União Soviética, que surpreenderam o mundo inteiro.
Também na América Latina, a Guerra Fria trouxe mudanças por meio da aproximação ou reação ao capitalismo. O termo Guerra Fria, aparentemente usado pela primeira vez por jornalistas americanos na década de 1950, refere-se ao confronto ideológico, político, econômico e militar entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Embora não houvesse conflito direto entre os dois países, a Guerra Fria criou tensões duradouras. Essa foi uma marca da época.
Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEE9Twg7WM/ > acesso em 30/05/2023
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Organize um debate sobre a Guerra Fria.
Passo 2 – O assunto a ser abordado será “O mundo capitalista x O mundo Socialista”. Mas antes lembre-se o que é e como se organiza um debate.
Passo 3 – O debate é um gênero oral de natureza argumentativa em que duas ou mais pessoas discutem suas ideias ou mesmo confrontam seus pontos de vista. O debate é um diálogo formal que possibilita a divergência de ideias, por isso o assunto debatido deve ser potencialmente polêmico, para que resulte em uma possível contestação de opiniões. E não se esqueçam de dar direito de fala a todos os participantes; não interferir quando um participante estiver falando suas opiniões; respeitar os participantes, falar sem ofensa ou xingamentos.
Passo 4 – Para organizar o debate divida os estudantes em 2 grupos: os debatedores (que são os participantes ativos, são aqueles que expõem suas ideias e tentam convencer os interlocutores, fazendo uso de argumentos e explicações) e o público (que são as pessoas que assistem ao debate) . O público irá fazer perguntas aos debatedores, a partir das ações do moderador, que será o professor.
Passo 5 – Depois da divisão dos grupos, pesquisem por uma semana e estudem as temáticas, os debatedores farão pesquisas sobre a temática e terão que organizar suas argumentações. O público estudará as duas temáticas e redigirá perguntas sobre elas, de forma que consiga instigar o debate.
Passo 6 – Depois dessa organização, o professor irá mediar as ações do público e debatedores.
Habilidades: | Componente: História (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa. Componente: Geografia (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania. Componente: Língua Portuguesa (EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles. (EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados). |