ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O NASCENTE E O POENTE
ERA UMA VEZ UM SOL BRILHANTE E SORRIDENTE, QUE TODOS OS DIAS ACORDAVA BEM CEDINHO NO HORIZONTE. ELE ADORAVA SAIR DE TRÁS DAS MONTANHAS E MOSTRAR PARA TODO MUNDO QUE UM NOVO DIA ESTAVA COMEÇANDO. AS CRIANÇAS, CURIOSAS E CHEIAS DE IMAGINAÇÃO, OBSERVAVAM MARAVILHADAS ESSE ESPETÁCULO MATINAL.
MAS O SOL TAMBÉM TINHA UM SEGREDO, ALGO MÁGICO QUE ELE FAZIA QUANDO ESTAVA NA HORA DE IR EMBORA. NO FINAL DA TARDE, QUANDO O DIA ESTAVA CHEGANDO AO FIM, O SOL DESCIA DEVAGARINHO E DESAPARECIA ATRÁS DAS MONTANHAS. AS CRIANÇAS, ATENTAS, PERCEBIAM QUE O SOL ESTAVA INDO DESCANSAR DEPOIS DE UM DIA INTEIRO DE BRILHO E CALOR.
E FOI ASSIM QUE AS CRIANÇAS APRENDERAM A ASSOCIAR OS LUGARES ONDE O SOL APARECIA E DESAPARECIA COM DUAS PALAVRAS ESPECIAIS: NASCENTE E POENTE. NASCENTE ERA O NOME DADO AO LOCAL ONDE O SOL NASCIA, BEM CEDINHO, LÁ NO HORIZONTE. ERA COMO SE O SOL ESTIVESSE “NASCENDO” PARA UM NOVO DIA, ESPALHANDO LUZ E ALEGRIA POR TODO LUGAR.
JÁ O POENTE ERA O LUGAR ONDE O SOL SE ESCONDIA AO FINAL DO DIA. AS CRIANÇAS IMAGINAVAM QUE ELE ESTAVA “INDO PARA A CAMA”, DEPOIS DE TODO O TRABALHO QUE FEZ ILUMINANDO O MUNDO. ERA UM MOMENTO MÁGICO, CHEIO DE CORES NO CÉU, COMO UM ESPETÁCULO DE DESPEDIDA ANTES DE SE RECOLHER PARA DESCANSAR.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
DE ACORDO COM O TEXTO, O QUE AS CRIANÇAS OBSERVAVAM COM CURIOSIDADE? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
(A) O NASCER DO SOL.
(B) O PÔR DO SOL.
(C) AS MONTANHAS.
(D) O HORIZONTE.
QUESTÃO 2
SEGUNDO A AUTORA, QUAL PALAVRA É UTILIZADA PARA DESCREVER O LOCAL ONDE O SOL SE ESCONDE NO FINAL DO DIA? SUBLINHE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) NASCENTE.
B) POENTE.
C) HORIZONTE.
D) MONTANHAS.
QUESTÃO 3
RELEIA O TEXTO E APÓS INTERPRETE-O ATRAVÉS DE UMA LINDA ILUSTRAÇÃO.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini | |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação | |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
Habilidade (s): | (EF02CI07-B) Associar o local de visualização do Sol no amanhecer como nascente e no entardecer como poente. | |
Referência (s): | HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. JÚNIOR, César da Silva [et.al]. Eu gosto: Ciências: 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Práxis, 2021. | |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |