You are currently viewing HISTÓRIA – A CONTAGEM DO TEMPO

HISTÓRIA – A CONTAGEM DO TEMPO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

DURANTE OS DIAS REALIZAMOS VÁRIAS ATIVIDADES QUE INTEGRAM A NOSSA ROTINA. PARA ISSO, CONTAMOS O TEMPO E UTILIZAMOS VÁRIOS INSTRUMENTOS COMO O CALENDÁRIO E O RELÓGIO.

A CONTAGEM DO TEMPO

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/rel%c3%b3gio-borda-desenho-esbo%c3%a7o-3026981/. Acesso em 26 abr. 2023

TIQUE-TAQUE: O TEMPO NÃO PARA. NA AULA DE HOJE ESTUDAREMOS SOBRE A CONTAGEM DO TEMPO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA EM SOCIEDADE. 

AS ATIVIDADES REALIZADAS PRECISAM DE ORGANIZAÇÃO E A CONTAGEM DO TEMPO É FUNDAMENTAL PARA QUE A TAREFAS POSSAM SER EXECUTADAS EM MOMENTOS ADEQUADOS.

IMAGINE NÃO EXISTIR RELÓGIOS OU CALENDÁRIOS. A NOSSA ROTINA SERIA UMA VERDADEIRA CONFUSÃO, NÃO É MESMO? 

PARA MEDIR O TEMPO, O SER HUMANO CRIOU VÁRIOS INSTRUMENTOS . 

CONTAR O TEMPO É TAMBÉM OBSERVAR OS MOVIMENTOS DA NATUREZA,

OS PRIMEIROS RELÓGIOS FORAM PROJETADOS COM BASE NA LUZ DA SOL E A SOMBRA CRIADA. POSTERIORMENTE, DESENVOLVERAM-SE BATERIAS E PILHAS PARA AUTONOMIA DOS RELÓGIOS.

PELA OBSERVAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ESTAÇÕES DO ANO É POSSÍVEL TAMBÉM MEDIR O TEMPO.

UM ANO POSSUI QUATRO ESTAÇÕES: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO. 

E VOCÊ, COMO ORGANIZA O SEU TEMPO?

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

DURANTE O ANO TEMOS QUATRO ESTAÇÕES: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO.

COM A OBSERVAÇÃO DAS ESTAÇÕES, O SER HUMANO TAMBÉM CONTROLA E CONTA O TEMPO. 

INDIQUE EM QUAL ESTAÇÃO DO ANO, NO BRASIL, OCORREM OS SEGUINTES ACONTECIMENTOS:

AS FÉRIAS DE JULHO OCORREM NA ESTAÇÃO ________________________.

O NATAL ACONTECE NA ESTAÇÃO __________________________.

O DIA DO TRABALHO OCORRE NA ESTAÇÃO ________________________.

QUESTÃO 2

A CONTAGEM DO TEMPO É FUNDAMENTAL PARA A SOCIEDADE E NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DIÁRIAS.

QUE TAL ELABORAR UMA AGENDA DE SUA ROTINA? 

PREENCHA O QUADRO INDICANDO O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NOS DIAS DA SEMANA:

QUESTÃO 3

OS RELÓGIOS SÃO INSTRUMENTOS QUE NOS AUXILIAM A ORGANIZAR AS ATIVIDADES COTIDIANAS E EXECUTAR AS FUNÇÕES DA ROTINA.

MARQUE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA CORRETAMENTE COMO ERAM OS PRIMEIROS RELÓGIOS CONSTRUÍDOS: 

A) OS PRIMEIROS RELÓGIOS CONSTRUÍDOS ERAM OS RELÓGIOS DE SOL.

B) OS PRIMEIROS RELÓGIOS CONSTRUÍDOS ERAM OS RELÓGIOS DE BATERIA.

C) OS PRIMEIROS RELÓGIOS CONSTRUÍDOS ERAM OS RELÓGIOS DE PILHA.

D) OS PRIMEIROS RELÓGIOS CONSTRUÍDOS ERAM OS RELÓGIOS DE PULSO.

QUESTÃO 4

O RELÓGIO ESTÁ EM MOVIMENTO PARA MARCAR AS HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS.

UMA HORA CORRESPONDE A:

A) SESSENTA SEGUNDOS.

B) SESSENTA MINUTOS.

C) TRINTA MINUTOS.

D) TRINTA SEGUNDOS.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF02HI06-B) Identificar e compreender os fatos da vida cotidiana, rotina diária e semanal, organizando-os temporalmente, usando material concreto, imagens, relacionando-as ao tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois.
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

KADUMAGO HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA. Serra da Capivara um dos lugares mais antigos do Brasil. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=tdoH_gEydWo. Acesso em  29 mar. 2023.

MUNDO EDUCAÇÃO. FONTES HISTÓRICAS. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/as-fontes-historicas.htm. Acesso em 29  mar. 2023.

MARQUES, A; BERUTTI, F; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001