You are currently viewing Língua Portuguesa – Vozes verbais, conversão e inversão

Língua Portuguesa – Vozes verbais, conversão e inversão

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/m%c3%a3o-escrita-caneta-pessoas-autor-325321/. Acesso em 17/05/2023.

VOZES VERBAIS, CONVERSÃO E INVERSÃO

Vozes verbais são formas de se expressar a relação entre o sujeito de uma frase e a ação expressa pelo verbo. Existem três vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva. Observe de maneira detalhada como estas relações sintáticas ocorrem:

Na voz ativa, o sujeito é o agente da ação expressa pelo verbo, ou seja, ele executa a ação. Por exemplo: “O gato comeu o rato”. Nessa frase, “o gato” é o sujeito e “comeu” é o verbo que expressa a ação que ele realizou.

Na voz passiva, o sujeito é o receptor da ação expressa pelo verbo, ou seja, ele sofre a ação. Por exemplo: “O rato foi comido pelo gato”. Nessa frase, “o rato” é o sujeito e “foi comido” é a expressão verbal que indica que ele foi a vítima da ação realizada pelo agente “o gato”.

Na voz reflexiva, o sujeito é ao mesmo tempo agente e receptor da ação expressa pelo verbo. Por exemplo: “Eu me olhei no espelho”. Nessa frase, “eu” é o sujeito, “olhei” é o verbo que expressa a ação e “me” é o pronome reflexivo que indica que a ação é realizada pelo sujeito em si mesmo.

As vozes verbais podem sofrer inversões e conversões, pois a voz ativa pode ser invertida e convertida em voz passiva, para isso basta passar o sujeito para a posição de agente e o objeto para a posição de sujeito. As vozes verbais são importantes na construção de um texto, pois elas permitem que o escritor varie a forma como a ação é apresentada na frase, alterando o foco e a ênfase do texto. Ao escolher uma voz verbal específica, o escritor pode destacar o sujeito, a ação ou a vítima da ação, conforme a intenção comunicativa do texto.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Sabemos que a voz passiva coloca o sujeito em estado de conformidade com relação a ação verbal. Considerando esta afirmativa assinale a alternativa que apresenta a voz passiva:

(A) A estrada era longa demais.

(B) A moça fez todo o trabalho de casa.

(C) A carta foi escrita por mim com muito carinho.

(D) Ela se penteava com cuidado todas as manhãs.

QUESTÃO 2

Analisando cuidadosamente as relações sintáticas de cada voz verbal, reflita antes e responda. Qual é a voz verbal correta para a seguinte frase?

“O professor explicou a matéria com clareza.”

(A) voz passiva analítica

(B) voz passiva

(C) voz reflexiva

(D) voz ativa

QUESTÃO 3

Observe o processo de inversão da oração abaixo, e em seguida resolva as sentenças que se seguem:

O pedreiro construiu uma bela casa.

Uma bela casa foi construída pelo pedreiro.

a) O mecânico consertou o carro.

b) O carteiro fez a entrega das encomendas.

c) O cão perseguiu o gato.

d) A professora elogiou o aluno.

e) A empresa contratou o novo funcionário.

f) A dona de casa preparou uma refeição.

QUESTÃO 4

Indique a voz verbal das seguintes frases:

a) O menino quebrou o vaso.

b) O muro foi pichado pelos jovens.

c) Eu me cortei com a faca.

d) A proposta de atividade foi resolvida pelo aluno.

e) O comerciante preparou um belo anúncio.

f) Eles se abraçaram fortemente.

e) A empresa contratou o novo funcionário.

f) A dona de casa preparou uma refeição.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0639) Compreender os efeitos de sentido produzidos pelo uso de adjuntos adnominais e adverbiais, aposto, vocativo e voz ativa e passiva    
Referências bibliográficas:BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.    

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral. São Paulo: EDUSP, 1976.
BRASIL.  

CÂMARA JR. Joaquim Mattoso. Dicionário de lingüística e gramática. 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 1986.  

CEREJA, William R. e MAGALHÃES, Thereza C. Português: linguagens: literatura, produção de texto e gramática, vol. II. 3ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Atual, 1999.  

CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da língua portuguesa. 5ª ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1979.