Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A Esportivização
Existem várias práticas corporais, cada uma com características próprias que as diferenciam umas das outras. Assim, temos as danças, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, práticas de aventura e os esportes.
Muitas dessas práticas corporais surgiram ainda na antiguidade e até mesmo na pré-história. Mas, os esportes são práticas que surgiram no final da Idade Moderna em decorrência de transformações políticas e econômicas que ocorreram na Europa após a Revolução Industrial e Revolução Francesa.
Portanto, os esportes são as práticas corporais que mais e melhor reproduzem os principais valores e as características da sociedade e do mundo do trabalho atual, pois foi criado a partir desse contexto.
Assim, o esporte é também a principal prática corporal do nosso tempo. E existem centenas de esportes diferentes, que possuem diferentes lógicas internas para as ações, mas todos eles possuem 5 características principais comuns a todos os esportes: são práticas competitivas e com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, onde os movimentos são técnicos e as ações táticas.
A esportivização é o processo de transformação das outras práticas corporais segundo as características do esporte, e não as características próprias de cada prática.
A dança, por exemplo, é uma prática corporal que tem como característica a expressividade através dos movimentos conforme um ritmo. Consistindo-se, assim, em uma forma de linguagem. Contudo, é cada vez mais comum, especialmente na mídia, a prática da dança enquanto uma prática competitiva, onde o objetivo é executar da melhor forma os movimentos técnicos para avançar nas fases da competição até a vitória.
A esportivização da dança e de outras práticas corporais acontece porque são as características do esporte que melhor representam nossa sociedade e mais são valorizadas pelo mundo do trabalho, ou seja, a competitividade, a performance, a busca pela vitória, as técnicas e estratégias táticas compõem ao mesmo tempo o mundo do esporte e o mundo do trabalho.
Questão 1
Com relação às práticas corporais, podemos afirmar que
(A) são todas iguais e possuem as mesmas características.
(B) são diferentes, porém com as mesmas características.
(C) existem diferentes práticas corporais, cada uma com características que as diferenciam umas das outras.
(D) existem diferentes práticas corporais, cada uma com as mesmas características que as outras.
Questão 2
As principais características dos esportes são
(A) a expressividade e os movimentos organizados em passos e coreografias.
(B) a ludicidade e flexibilização das regras.
(C) as técnicas de ataque e defesa pessoal.
(D) a competitividade, as regras oficiais, a existência de uma federação esportiva, os movimentos técnicos e as ações táticas.
Questão 3
De acordo com o texto A Esportivização, existem diferentes práticas corporais. Quais são elas?
Questão 4
O que é esportivização das outras práticas corporais?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0615) Analisar e problematizar o fenômeno da esportivização das práticas corporais enquanto uma questão econômica, política e social |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |