ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: INVERTENDO OPERAÇÕES
A OPERAÇÃO DE ADIÇÃO REPRESENTA JUNTAR, ACRESCENTAR. JÁ A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO REPRESENTA O CONTRÁRIO, RETIRAR, DIMINUIR. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO SÃO CONSIDERADAS OPERAÇÕES INVERSAS.
AS SITUAÇÕES A SEGUIR, MOSTRAM COMO PODEMOS USAR A INVERSÃO DAS OPERAÇÕES PARA ENCONTRARMOS VALORES DESCONHECIDOS.
SITUAÇÃO 1:
UMA LOJA DE SANDÁLIAS DE BORRACHA OFERECE DESCONTO DE R$12,00 NA COMPRA DE UM NOVO PAR PARA O CLIENTE QUE DEVOLVE O PAR VELHO PARA REUSO. UM CLIENTE COMPROU SANDÁLIAS NOVAS POR R$27,00, JÁ COM O DESCONTO. QUAL É O PREÇO DAS SANDÁLIAS SEM DESCONTO?
PREÇO SEM DESCONTO = ?
? – 12 = 27
? = 27 + 12
? = 39
O PREÇO DAS SANDÁLIAS DE BORRACHA, SEM DESCONTO, É DE R$39,00.
DESCONTO INDICA QUE O PREÇO DIMINUIU. PARA SABER O PREÇO REAL, BASTA SOMAR O QUE FOI DIMINUÍDO.
A ADIÇÃO É A OPERAÇÃO INVERSA DA SUBTRAÇÃO. PARA COMPROVAR UMA SUBTRAÇÃO UTILIZA-SE A ADIÇÃO. É O QUE CHAMAMOS DE PROVA REAL.
SITUAÇÃO 2:
A ÁGUA É USADA NA PRODUÇÃO DE VÁRIOS ALIMENTOS. PARA PRODUZIR UM QUILO DE CARNE BOVINA SÃO GASTOS 11.500 LITROS DE ÁGUA A MAIS DO QUE NA PRODUÇÃO DA MESMA QUANTIDADE DE CARNE DE FRANGO. SE PARA PRODUZIR UM QUILO DE CARNE BOVINA SÃO GASTOS 15.000 LITROS DE ÁGUA, QUANTOS LITROS DE ÁGUA SÃO NECESSÁRIOS PARA PRODUZIR A MESMA QUANTIDADE DE CARNE DE FRANGO?
QUANTIDADE DE ÁGUA = ?
? + 11.500 = 15.000
? = 15.000 – 11.500
? = 3.500
SÃO NECESSÁRIOS 3.500 LITROS DE ÁGUA PARA PRODUZIR UM QUILO DE CARNE DE FRANGO.
A PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA GASTA MAIS ÁGUA QUE A DE CARNE DE FRANGO. PARA SABER O GASTO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO DE CARNE DE FRANGO, BASTA RETIRAR O QUE É GASTO A MAIS.
A SUBTRAÇÃO É OPERAÇÃO INVERSA DA ADIÇÃO. PARA COMPROVAR UMA SOMA, UTILIZAMOS A SUBTRAÇÃO.
QUESTÃO 1
NA EMPRESA ONDE SOLANGE TRABALHA, FOI FEITA UMA CAMPANHA PARA REDUZIR O CONSUMO DE PAPEL COM IMPRESSÕES.
EM MARÇO, A EMPRESA CONSUMIU 12 RESMAS A MENOS QUE EM FEVEREIRO. SE EM MARÇO O GASTO TOTAL FOI DE 23 RESMAS, QUANTAS RESMAS FORAM GASTAS NO MÊS DE FEVEREIRO?
QUESTÃO 2
O CONSUMO DE ÁGUA NA CASA DE JOANA AUMENTOU EM 280 LITROS ESSE MÊS, SE COMPARADO COM O MÊS ANTERIOR. SE O CONSUMO DESSE MÊS FICOU EM 3.457 LITROS DE ÁGUA, QUAL VOLUME DE ÁGUA CONSUMIDO NO MÊS PASSADO?
QUESTÃO 3
UM CARTAZ NA ESCOLA INDICAVA COMPARAVA O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO COPO DESCARTÁVEL DE PLÁSTICO COM O COPO DESCARTÁVEL DE PAPEL.
SEGUNDO O CARTAZ, O COPO DESCARTÁVEL PAPEL SE DECOMPÕE EM
(A) 180 MESES.
(B) 108 MESES.
(C) 18 MESES.
(D) 10 MESES.
QUESTÃO 4
OBSERVE A IMAGEM
O VALOR QUE DEVE SUBSTITUIR O SÍMBOLO ?, É
(A) 556.
(B) 542.
(C) 316.
(D) 210.
AUTORIA: | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES: | MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: | (EJAMA0217) Reconhecer as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, na resolução de situações-problemas. (EJACI0209) Compreender a necessidade de uso sustentável da água, dos minerais, do plástico, do papel e da madeira no planeta. |
REFERÊNCIAS: | BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. O que é consumo consciente? URL https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/7591.html, consultado em 11/05/23. GARCIA, CÁSSIA de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. |